Ter notoriedade no cenário digital, ser uma referência em seu segmento de atuação e conquistar uma boa base de fãs são alguns dos desafios de empresas que sabem da relevância de uma consistente ação online. Destacar-se em relação à concorrência e ver as vendas aumentarem consideravelmente também. O Inbound Marketing tem importante participação em tudo isso.

Para que uma empresa conquiste o seu espaço no mercado e efetivamente atraia a atenção do público, algumas estratégias precisam ser colocadas em prática. Para que o Inbound Marketing faça a diferença e traga resultados animadores, é fundamental inserir no planejamento medidas que contribuam para o bom desempenho da marca em seus canais digitais, de modo que o retorno seja o esperado ou que se conquiste, ao menos inicialmente, algo mais próximo possível dele.

Quais estratégias adotar?

Isso pode variar muito. Aspectos como porte, segmento, tipo de público, entre outros, ajudam a definir o perfil de uma empresa em seu ramo de atuação. Assim sendo, cada uma deve adotar as estratégias que melhor lhe convém e isso, não necessariamente, significa que haja um padrão a ser seguido. No entanto, alguns elementos são comuns a toda e qualquer empresa que visa crescer, fidelizar o público e aumentar as vendas. É exatamente sobre isso o que falaremos a seguir.

Produza conteúdo de qualidade

Nada melhor do que ser uma empresa cujo conteúdo é capaz não só de atrair público, como também de motivá-lo a voltar sempre aos seus canais digitais. Não despreze isso. Preocupe-se em produzir textos envolventes, que apresentam a marca de forma criativa e que convidam o público a um interessante bate-papo. Outra coisa que vale a pena é se certificar de que está cercado de profissionais que entendem muito bem de seu negócio, de modo que saibam falar com propriedade sobre ele no seu site, no Facebook, no Instagram e em quaisquer outros canais digitais.

Preocupe-se em produzir textos envolventes, que apresentam a marca de forma criativa e que convidam o público a um interessante bate-papo.

Infográficos são bem-vindos

Acima, falamos sobre o bom conteúdo como uma das mais poderosas estratégias do Inbound Marketing. Vale lembrar, no entanto, que infográficos também têm um importante papel em levar informação para o público e isto se deve ao fato de elas serem basicamente visuais, terem muita força e por serem de fácil assimilação. Além disso, convém destacar outra característica muito positiva deste tipo de conteúdo: ele é de fácil compartilhamento nas redes sociais, o que ajuda a propagar ainda mais os valores de uma empresa, seus conceitos, ideais e, entre outras coisas, o que ela vende.

Recorra à nutrição de leads para fidelizar

Manter o seu público sempre bem informado é vital para que ele continue interessado pela sua empresa. De que maneira fazer isso? Através da nutrição de leads, isto é, do envio regular de conteúdo a fim de atualizá-lo das novidades, das vantagens e de tudo o mais que você considera importante que seja do conhecimento de quem já é cliente ou está prestes a se tornar um. Quando usado de maneira prudente, isto é, sem ser invasivo, o e-mail marketing costuma ser muito eficaz nesse processo de manutenção e de fidelização do público.

Manter o seu público sempre bem informado é vital para que ele continue interessado pela sua empresa.

Remarketing: corra atrás de quem já o visitou

Em uma oportunidade anterior, falamos mais detalhadamente sobre o Remarketing. Vale a pena clicar e ler. Baseado nisso, considere adotar esta estratégia que consiste em aparecer no caminho de quem visitou o seu site, mas que por uma razão qualquer, o abandonou sem realizar alguma ação esperada. É a oportunidade que a sua marca tem de permanecer viva na memória de quem, em algum momento, demonstrou ter algum interesse por ela.

Gostou das estratégias apresentadas acima? Quer saber quais mais têm a ver com o seu negócio? Fale conosco!