Página inicial, página “Sobre”, blog e página de contato. Concentre as suas ações nestas 4 páginas do seu site. São elas as mais importantes e as principais responsáveis por aumentar o seu número de conversões. Investir na otimização destes canais é o que você mais precisa para melhorar o desempenho da sua marca no universo online, atrair novos visitantes, transformá-los em leads e converter, de fato.

A importância da otimização

Oferecer uma melhor experiência para os seus usuários deve ser prioridade para a sua empresa. Para isso, é fundamental saber quem são essas pessoas, o que elas buscam, de onde vêm e tudo mais que você considerar necessário para traçar o perfil desses usuários. A partir daí, a sua empresa se conecta mais ao seu público, uma vez que passa a produzir conteúdo mais relevante para ele.

Para entender por que essas pessoas estão visitando essas 4 principais páginas do seu site, faça as seguintes perguntas a si mesmo: qual é a origem delas? Que tipo de informação elas devem receber?

A origem a que nos referimos diz respeito ao canal que as levou ao site da sua empresa: um e-mail? Um mecanismo de busca? Um menu de navegação? A partir do momento em que tem esses dados, você passa a entender quais meios mais têm levado novos visitantes e, consequentemente, mais leads para o seu site.

O tipo de informação que essas pessoas devem receber e, mais do que isso, o seu volume é que vai determinar a permanência delas em seu site. De nada adianta encher esses canais principais com muitos dados sobre o seu negócio na esperança de mantê-las completamente informadas e conectadas. O ideal é apresentar a sua empresa aos poucos, com informações moderadas. Não compensa sobrecarregar essas 4 páginas com absolutamente tudo. Faça melhor: desenvolva nessas pessoas o interesse em buscar mais notícias sobre o seu negócio ao invés de disponibilizá-las de uma só vez. Educar o seu público é de sua total responsabilidade.

Explore todas as maneiras possíveis de levar informações que você puder, sobretudo as visuais. A ideia aqui é não se limitar aos textos, mas também investir na divulgação desse conteúdo de uma maneira mais dinâmica e atraente. Vídeos, fotos e diagramas costumam cumprir muito bem esse papel.

Faça perguntas aos usuários

Para isso, lance mão dos CTAs (call to actions) em cada uma dessas 4 principais páginas a fim de manter o diálogo com o público e de fazê-lo percorrer pelos outros canais de seu site. Faça-o explorar as páginas, uma a uma, de modo que vá absorvendo todos os conteúdos, cada informação que releve um pouco mais o seu negócio. Assim, você se colocará mais em contato com essas pessoas. Os CTAs são muito eficazes nisso, visto que, à medida que o seu público é abastecido com mais conteúdo acerca de sua atividade, ele precisa de respostas para as novas perguntas que passa a fazer.

O interesse pela sua empresa cresce proporcionalmente ao volume de conteúdo que você dá. Moderadamente, claro, respeitando o ritmo desses usuários, mas mantendo a permanência do envio de dados. Quanto mais conhecimento o público receber ao longo do tempo, mais perguntas ele terá e, consequentemente, mais respostas buscará.  

Quanto mais conhecimento o público receber ao longo do tempo, mais perguntas ele terá e, consequentemente, mais respostas buscará.  

A página inicial

Vamos partir do princípio de que um usuário chega ao site da sua empresa em busca de respostas para algumas perguntas, conforme dissemos anteriormente. Em alguns casos, ele sequer tem noção disso ainda. Descobrirá à medida que for navegando pelo seu site e assim, for desenvolvendo mais interesse pela sua atividade. O que deve conter na sua página inicial? Informações que o motivem a seguir a navegação e não desistir nos primeiros minutos.

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Um layout bonito e convidativo aliado a um CTA que o puxe pela mão e o atice a ir atrás de mais informações é um excelente ótimo passo. Já ouviu aquela máxima de que a primeira impressão é a que fica? Pois então a faça valer já em sua página inicial.

  • O que não pode faltar?

Ttítulos grandes, conteúdos que conectem cada vez mais os usuários com a sua empresa e botões de CTAs, que sirvam como guias dentro do site.

A página “Sobre”

Você já atraiu usuários para o seu site e eles permanecem nele além da página inicial. Ótimo. O próximo passo agora é mostrar a que a sua empresa veio. E é na página “Sobre” que esses usuários tentam descobrir isso. São 5 as informações mais comuns que as pessoas buscam nela: detalhamento sobre a área de atuação da empresa; dados que confirmem a sua legitimidade; interesse em integrar a equipe; repercussão e sucesso em seu ramo; localidade e nicho que tem como público-alvo.  

Quanto mais interessante for o conteúdo disponibilizado em cada um desses canais, melhor, porque os CTAs aparecerão pontualmente para levar esses usuários a outros campos. Estes, por sua vez, também levarão a outros, e a outros, aumentando, desse jeito, o grau de envolvimento desses visitantes com a sua marca.

  • O que não pode faltar?

Informações importantes na parte superior da página e que, de alguma maneira, já esclareçam as principais dúvidas dos usuários. CTAs também são muito bem-vindos, já que eles atuam diretamente no envolvimento dessas pessoas com a sua marca.

O Blog

A Tsuru Agência Digital sempre fala aqui da importância de ter um blog corporativo e de mantê-lo sempre atualizado. Um meio de tornar o canal ainda mais atraente é categorizando as publicações a fim de facilitar as buscas daqueles que desejam se aprofundar mais nas leituras sobre a atividade da empresa. Você pode, por exemplo, exibir os artigos mais recentes. Pode também separá-los por popularidade. Desta maneira, é dado destaque aos conteúdos mais relevantes e com maior potencial de engajamento.

  • O que não pode faltar?

CTAs, claro. Aqui, eles têm a função de motivar os usuários a assinar o blog, a baixar um conteúdo mais completo (um e-book, por exemplo) acerca de um assunto mais específico, enfim, a de gerar cada vez mais envolvimento. Quanto mais CTAs o seu blog tiver espalhados, melhor.

A página de contato

Assim como as informações mais importantes sobre a sua empresa, os dados de contato também devem ganhar destaque. Endereço físico, endereço de e-mail, telefone, só para citar alguns, devem estar bem posicionados e visíveis para que o cliente saiba a que recorrer quando quiser estabelecer contato com a sua empresa. Não permita, de jeito algum, que ele desista de uma conversa devido à dificuldade de encontrar um canal de comunicação. Esse tipo de erro é imperdoável e pode pesar no seu bolso mais para frente.

  • O que não pode faltar?

Os CTAs têm também nesta página a sua importância, visto que aqui eles facilitam a comunicação. Um botão de “Fale conosco agora” empurra o usuário para essa conversa com a sua empresa.  

Esteja sempre à disposição dos usuários para responder as perguntas que eles desejam fazer. Para isso, prepare o seu site, sobretudo essas 4 principais páginas, de modo que elas aumentem o envolvimento, o engajamento e, por fim,ajudem a aumentar as suas conversões. Quer falar mais a respeito? Fale com a Tsuru Digital!