Sua empresa é daquelas que estão nas redes sociais, mas não se preocupam em pesquisar que tipo de comunicação devem estabelecer com o público nestes canais? É daquelas que optam por usar o humor para chamar a atenção mesmo sem saber se é isso que vai gerar conversões? Se sim, você está fazendo isso errado. Muito errado…

As redes sociais são, sem dúvidas, grandes parceiras das empresas no que diz respeito à divulgação de seus produtos ou serviços, no contato com o público e, entre outras coisas, no aumento das vendas. Mas para que isso aconteça, você precisa identificar a comunicação ideal a ser usada em tais perfis e páginas a fim de atingir o público-alvo. Encare-as como suas aliadas, mas saiba usá-las da forma certa para chegar onde pretende.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

O humor é sempre a melhor escolha?

Não. O humor é, sem dúvida, uma das mais poderosas ferramentas para chamar a atenção e conquistar pessoas na internet, mas, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda marca deve recorrer a isso. Não abra mão da naturalidade, do discurso espontâneo, mas veja se realmente vale a pena ser o “engraçadinho da vez” na internet. O humor, quando usado, precisa ser contextualizado, deve ter alguma relação com o universo da marca e, sobretudo, deve falar a língua do target.

Fale a língua do seu público

Dirija a sua comunicação àquelas pessoas já interessadas no que a sua empresa tem a dizer e que, por esta razão, estão mais inclinadas a consumir o que ela oferece. Não perca tempo se dispersando, falando com um público abrangente demais e que, no final das contas, não vai se fidelizar. Se o seu interesse é aumentar o faturamento e se destacar no mercado, não convém se iludir com a ideia de atingir todos os públicos. Fale com quem realmente interessa.

Planeje as postagens 

De que vale fazer inúmeras postagens se elas não têm compromisso algum com a sua linha de comunicação e nada têm a ver com o universo da sua marca? Lance posts regularmente, estabeleça uma periodicidade, mas seja cuidadoso. Fale o que as pessoas esperam ouvir e faça com que elas se identifiquem, mas não esqueça que, antes de tudo, a sua marca está ali para obter engajamento e, consequentemente, vender mais.

Vai um exemplo aí? Vamos imaginar a atuação de uma marca de calçados femininos para o público adulto no Facebook. O que ela conseguiria se postasse a imagem de um gatinho ou de um bebê? Talvez muitos likes, levando em consideração o grau de fofura deste tipo de conteúdo. Mas que tipo de benefício isso pode trazer? Difícil imaginar, não é? É claro que há casos e casos. A mesma marca de calçados pode sim, de alguma maneira muito original, relacionar a imagem do gatinho ou a do bebê ao seu produto e assim, atingir o seu público-alvo, mas, de um modo geral, não é isso o que acontece. O que não faltam são exemplos de marcas se valendo de recursos simples e capazes de aumentar tanto o número de likes quanto o de fãs/seguidores, sem que isso necessariamente faça diferença para o negócio. Você quer ter mais likes ou aumentar as suas vendas? Saiba bem qual é a sua prioridade e monte o plano de comunicação a partir disso.

Sua empresa já está nas redes sociais? Ótimo. Avalie o tipo de conteúdo que ela leva aos seus perfis e páginas e responda: ele ajuda a divulgá-la? Atrai potenciais consumidores? Se não, entre em contato conosco para que possamos identificar onde você está errando.