Você já ouviu falar em blacklist? Trata-se de uma lista que reúne e-mails identificados como SPAM. Empresas que enviam e-mail marketing devem estar muito atentas a isso. Inicialmente, lembramos que é fundamental adotar boas práticas a fim de deixar bem longe o fantasma do conteúdo desagradável para a base de contatos. Agora, antes de nos aprofundarmos um pouco mais neste assunto, sugerimos a leitura do texto E-mail Marketing x SPAM: entenda a diferença.

O que faz com que um e-mail seja classificado como SPAM?

Diversos fatores. Entre eles, o envio aleatório de conteúdo, isto é, sem filtro que identifique quem, de fato, está interessado em receber esse material; base de contatos com muitos e-mails inválidos (basta que 10% sejam dessa natureza para serem classificados como tal); compra de lista de e-mails de um fornecedor desconhecido; e o frequente envio de conteúdo em que é completamente ignorado o retorno inexpressivo que a marca obteve em ações anteriores. Essas são algumas das práticas que mais fazem com que o seu negócio corra o risco de se queimar no mercado e ser tachado como SPAM.

O monitoramento é indispensável

Não abra mão do controle constante da sua lista de contatos. Alimente o relacionamento com quem interage, mas lembre-se de excluir aqueles que ignoram a ação de sua marca. Não, não pense que ao mantê-los lá você irá conquistá-los pela insistência. O tiro pode sair pela culatra e seus e-mails, fatalmente, cairão na temida blacklist.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Não subestime os sistemas antispam

Não pense que é capaz de driblar esses sistemas antispam, que estão cada vez mais inteligentes e intolerantes com quem insiste em disparar e-mails sem critérios definidos. O segredo é jogar o jogo deles, isto é, respeitar as suas regras a fim de evitar que a marca entre para uma lista que só a enfraquecerá. Ao invés de considerar isso um empecilho para um alcance maior do seu negócio, pense que essas exigências vêm para o bem de sua empresa. Graças a elas, a sua marca irá dialogar apenas com quem realmente importa e isso, muito provavelmente, irá ajudar a aumentar a sua receita. Pare e pense: de que vale perder tempo apresentando as suas campanhas e falando com quem não está nem aí para as vantagens do seu negócio? Converse com quem está interessado em ouvi-lo. Caso contrário, você só irá perder tempo com uma prática fadada ao fracasso.

Bom gerenciamento, filtro de contatos, uso de ferramentas confiáveis e envio planejado de e-mails. Em suma, é isso o que você tem de levar em consideração para não ser assombrado pelo fantasma do SPAM. Entre em contato conosco para falarmos mais detalhadamente sobre práticas ruins no envio de e-mail marketing, de modo que o seu negócio fique bem longe delas.