Antes de qualquer coisa, a definição: o que exatamente significa Fluxo de Nutrição? Damos esse nome àquela estratégia que visa trabalhar o relacionamento com os leads, por meio de uma sequência de e-mails pré-programados, a fim de fazê-los se identificarem e se interessarem cada vez mais – e naturalmente – por um negócio, seja ele marca, serviço, produto ou profissional. Em suma, trata-se da alimentação de potenciais clientes com informações e com conteúdo relevante que os tragam mais para perto e, com isso, aumentem as chances de conversões.

Essa sequência de e-mails que caracteriza o Fluxo de Nutrição abrange as seguintes etapas da Jornada de Compra: Descoberta, Reconhecimento, Consideração e Decisão de Compra. Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

Fluxo de Nutrição

Descoberta: a primeira etapa

A etapa da descoberta consiste, basicamente, em apresentar o seu negócio ao lead. Cabe aqui apresentar as vantagens, o diferencial em relação à concorrência, de modo que desperte nele o interesse em saber mais sobre o seu empreendimento. O primeiro e-mail do Fluxo de Nutrição consiste, portanto, em dizer quem é você no mercado e o que de tão vantajoso pode oferecer.

Rumo ao passo seguinte: o do Reconhecimento

Feitas as apresentações, agora é a hora de o lead começar a enxergar que precisa de ajuda, que precisa de um suporte qualificado e capaz de atender às suas necessidades. Esta etapa, portanto, baseia-se no reconhecimento de problemas.

É chegada a hora de se apresentar como a Solução

Esta etapa está diretamente ligada à anterior. Não que as demais não estejam também. Sim, elas se comunicam entre si, até por que uma depende da outra para que as coisas caminhem, mas do aprendizado para a busca por uma solução isso fica ainda mais evidente.

É meio que senso comum que os problemas, sejam lá da natureza que forem, sejam resolvidos tão logo forem identificados. Assim sendo, a busca por soluções acaba sendo algo imediato. Pelo menos é isso o que a maioria das pessoas espera conseguir. A partir do momento em que você se mantém ciente dessas necessidades e faz um trabalho de aumentar gradualmente o interesse dos leads isso com a ajuda de uma sequência de e-mails bem pontuais , as coisas passam a ficar ainda mais favoráveis para a sua empresa. É aí que ela se coloca como uma solução. Como os leads, a esta altura, já foram preparados para conhecer quão útil é o seu negócio, naturalmente eles irão considerar procurá-lo quando precisarem.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Etapa final: a Decisão de Compra

Todo o trabalho feito ao longo do processo tem um objetivo final: fazer com que as pessoas decidam pela compra. Se a sua sequência lógica de e-mail cumprir o papel de seduzir esses leads pouco a pouco, a fim de fazê-los enxergar a sua empresa como a mais qualificada para atender às suas necessidades, a conversão será uma consequência natural.

Organize a sua distribuição de e-mails!

Em suma, podemos afirmar que o processo de conquista de leads via e-mails sequenciais visa apresentar a empresa, as vantagens e tudo mais que é do interesse de futuros clientes. Tudo deve ser muito bem pensado; os e-mails devem conversar entre si, de modo que eles contem uma história de forma lógica para que o receptor vá construindo uma sequência de informações que lá na frente irão embasar a escolha por uma empresa qualificada.

Os e-mails devem conversar entre si, de modo que eles contem uma história de forma lógica para que o receptor vá construindo uma sequência de informações que lá na frente irão embasar a escolha por uma empresa qualificada.

É importante definir essa sequência e distribuir o conteúdo sempre respeitando a etapa em que os leads se encontram. Não adianta lançar tudo de uma vez. Analise aos poucos como os leads reagem aos e-mails enviados e aborde-os quando sentir que é o momento certo. Identifique o real interesse deles pelo seu negócio e faça-os ter a certeza de que o seu é a melhor opção.

O segredo, portanto, é saber direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas e respeitando o momento delas. Estratégias de Inbound Marketing são válidas para atrair leads para o funil de vendas, mas mantê-los até a etapa final, que culmina na conversão, vai depender do quanto você está disposto a fidelizar esse contato. As dicas para conquistar isso estão logo acima. Basta entender esse processo e colocá-las em prática.

Topa conversar mais sobre Fluxo de Nutrição? A Agência Tsuru tem soluções que se adaptam a todo tipo de empresa e quer apresentar para você, mais detalhadamente, esta estratégia. Fale conosco para que possamos continuar esse papo!