Ingressar no cenário digital requer algumas ações que levem a um resultado verdadeiramente relevante para o negócio. Estar nas redes sociais, há tempos, deixou de ser apenas um luxo dispensável para ser uma necessidade. Desenvolver ações dentro desses canais passou a ser o desafio de quem enxerga o potencial de tais ferramentas. Um desafio talvez ainda maior é o de gerir com eficácia tudo isso, de modo que tal presença digital se justifique e, de fato, tenha uma razão de ser.

Já havíamos apresentado este assunto aqui, numa outra oportunidade, mas, hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais para que você entenda por que o gerenciamento de mídias sociais é indispensável e por que cada passo neste cenário deve ser cuidadosamente estudado. Por conta disso, destacaremos 5 dos principais aspectos fundamentais para conduzir um trabalho nas mídias sociais de forma precisa e absolutamente capaz de trazer excelentes retornos para a sua marca, sobretudo para o seu bolso.

Antes de tudo, planeje-se

O planejamento é a primeira etapa de tudo o que você pensa em fazer com a sua empresa no marketing digital. Analisar o público (quem são essas pessoas, o que fazem, o que curtem, etc), determinar como será a abordagem, o tipo de linguagem, a persona adotada (leia mais sobre Buyer Persona), e que rumo seguir, levando em consideração também o que a concorrência já faz, caracterizam esse primeiro passo. Portanto, antes de qualquer decisão, defina de que maneira a sua marca irá encarar a concorrência e conquistar clientes neste espaço. Por mais que você acredite ter ideias incríveis, antes de pô-las em prática, planeje-se.

Por mais que você acredite ter ideias incríveis, antes de pô-las em prática, planeje-se.

Seu conteúdo deve dialogar com o público

Acima, destacamos a importância de analisar o público e, aqui, temos um dos mais importantes motivos para isso. Ao produzir conteúdo para as pessoas que acompanham a sua marca, é preciso conhecer, e muito, quem ele é. Não pense que basta publicar o que você julga ser interessante se o público não pensa da mesma forma. É preciso estudar o comportamento, os hábitos, os desejos dessas pessoas, de modo que elas se identifiquem com o seu conteúdo e queiram conhecer melhor o seu negócio.

Monitoramento e mensuração: indispensáveis

Você já sabe por que é importante fazer um planejamento e elaborar um conteúdo específico que o aproxime do seu público, certo? Feito isso, você deve se dedicar também a outras duas ações igualmente necessárias: o monitoramento e a mensuração. Monitoramento nada mais é do que ficar de olho em tudo o que tem sido dito sobre a sua marca nas redes sociais. Este acompanhamento o auxilia em diversas situações, entre elas, na de se antecipar a uma crise e impedir que ela tenha grandes proporções; saber, em primeira mão, o que é tendência e aplicá-la ao seu negócio; ficar de olho no que a concorrência tem feito de certo ou de errado.

Tão importante quanto o monitoramento, a mensuração de resultados também ajuda a definir qual caminho seguir, uma vez que mostra os pontos fracos das ações já executadas e permite que alterações sejam feitas antes que seja tarde demais. Você não quer botar todo o seu empenho e dinheiro a perder, não é? Então insira esses dois conceitos no dia a dia da sua empresa.

Design e engajamento caminham juntos

Isso mesmo. O aspecto visual ajuda e muito a atrair mais pessoas para os seus canais digitais, principalmente às redes sociais, uma vez que elas têm características que permitem uma interação maior com o público. Um bom design ajuda a explorar isso e contribui para que as pessoas se identifiquem com a sua marca e a guardem, com mais facilidade, na memória. Se o seu objetivo é aumentar o engajamento da sua empresa, não pense duas vezes: trabalhe bem o aspecto visual dela no cenário online.

A força da mídia

Anunciar nas redes sociais nunca foi tão necessário quanto agora. Isso se deve muito ao fato de as pessoas estarem o tempo todo conectadas nestes canais, o que faz deste tipo de estratégia indispensável. A forte presença de público nas redes sociais bem como o trabalho de mídia aumentam consideravelmente o alcance de tais ações, uma vez que aumentam o tráfego dos sites, ajudam a transformar mais visitantes em leads e, entre outras coisas, aumentam as vendas. Invista menos e fature mais. Se isso está nos seus planos, é bom começar a considerar as ações de mídia.

Profissional contratado ou serviço terceirizado?

Dito tudo isto, você agora deve estar se perguntando: para gerir as redes sociais da minha empresa, é mais importante contar com profissionais contratados ou basta terceirizar este serviço? Isso depende do quanto a sua empresa está disposta a destinar para este fim. No entanto, vale lembrar que contratar um profissional competente e que lide com todos os pontos da sua estratégia é um bom negócio, mas tal escolha pode encontrar obstáculos no que diz à eficiência de tudo feito ao mesmo tempo. Sendo assim, terceirizar o gerenciamento pode ser uma escolha mais acertada, visto que em uma agência, há toda uma equipe formada por pessoas com competências muito bem definidas e que são capazes de suprir as necessidades do seu negócio como um todo. Por que então contratar um profissional e fazê-lo abraçar todas as etapas da ação, por mais competente que ele seja, se você pode terceirizar isso tudo e contar com várias pessoas, porém habilidades mais plurais? Pense nisso.

Na Tsuru Agência Digital, você encontra exatamente este tipo de serviço. Atendemos empresas que visam potencializar suas ações e gerir suas redes sociais de forma precisa, de modo que, de fato, tragam resultados muito positivos. Nossos profissionais estão aptos a ajudá-lo em todas as etapas acima descritas e no que mais for necessário. Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas e para que possamos apresentar melhor o nosso trabalho.