Na semana passada, nós apresentamos aqui, no blog, 5 bons motivos para sua empresa investir em redes sociais. Mostramos que, independente do porte, vale muito a pena marcar presença nesses canais online. Qual é a importância disso para quem está à frente de uma pequena empresa? Acertou quem disse que é fundamental.

Se para grandes empresas ter perfis digitais é sinônimo de expansão do negócio, para as pequenas isso fica ainda mais evidente. Sabe por quê? Porque usar a Internet como meio para divulgar um empreendimento e dialogar com o público é, sobretudo, uma opção mais barata, fácil de usar, que agiliza o contato com os clientes e que, por fim, otimiza o tempo. Podemos afirmar também que elas são peças indispensáveis tanto para fidelizar clientes antigos quanto para atrair novos.

 A imagem acima traz dados que são frutos de uma análise do Intuit Websites, que preparou um infográfico com dicas para empresas de pequeno porte aproveitarem todo o potencial dessas ferramentas de marketing. Para ver o infográfico completo (em inglês), clique aqui.

As vantagens que as ações online podem proporcionar ao seu negócio são inúmeras. Dentre elas, está o fato de a Internet não exigir um alto investimento para um retorno satisfatório. Além da interação e do contato com o público já citados anteriormente, podemos destacar também o acesso da marca a uma audiência global, a possibilidade de ela construir uma imagem mais consistente e de se estabelecer no mercado.

O papel dos canais online

De todas as vantagens, qual se mostra mais importante para a sua marca em grandes redes sociais? A resposta é simples: a de atuar como um braço das operações de atendimento ao cliente. Se antes eram apenas a extensão do contato offline, agora elas têm papel de destaque nessa relação dada à grande e crescente presença do público em tais canais.

Em quais redes sociais vale mais a pena focar essas ações?

Isso varia. Depende muito do tipo de negócio, mas, de um modo geral, algumas delas mostram-se indispensáveis para pelo menos 9 em cada 10 tipos de empresa.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

FACEBOOK: seja lá qual for o seu ramo de atuação, não descarte uma presença na rede social de Mark Zuckerberg, que conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários. Ter uma página lá é, talvez, o passo mais vital para pequenas empresas que pretendem começar a investir em presença online.

TWITTER: com um número um pouco menor de usuários (cerca de 200 milhões), mas não menos importante, o microblog também figura entre as principais redes sociais a investir. É um canal perfeito principalmente para filtrar reclamações.

LINKEDIN: engana-se quem pensa que a rede social é exclusivamente para pessoas em busca de emprego. Entre outras coisas, ela é excelente para o pequeno empresário fazer network (rede de contatos) e para  compartilhar informações sobre o seu negócio.

INSTAGRAM: o serviço de compartilhamento de imagens, por sua vez, mostra-se mais eficaz com empresas que trabalham com elementos visuais, como é o caso de uma loja de roupas. Com a  rede social, o empresário tem a oportunidade de postar fotos de seus últimos modelos e vê-los se espalhando através de compartilhamentos no Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr, Flickr ou por e-mail.

Estas são apenas algumas das redes sociais com potencial para alavancar as vendas de um pequeno negócio. Outras, cada uma com sua peculiaridade, também dão a essas pequenas empresas a possibilidade de conquistar um espaço jamais imaginado quando suas ações se limitavam às estratégias offline.

Uma das nossas funções é a de orientar pequenos empresários cientes da força das redes sociais, mas sem saber como e por onde começar. Se você se encaixa nesse perfil, fale com a Tsuru. Nós estamos aqui para fazer com que o seu negócio ganhe o destaque e o valor que merece.