É cada vez maior o número de pessoas dispostas a viver uma experiência de turismo de aventura ou de ecoturismo. Tanto aqui, no Brasil, quanto em outros países do mundo, as práticas do gênero têm atraído a atenção dos essencialmente aventureiros. Isso, sem dúvida, turbina o segmento e indica ações que visam atender às expectativas tanto das empresas que promovem experiências do tipo quanto dos potenciais clientes.

É por isso que trouxemos, hoje, o assunto para o debate, para que possamos apresentar as estratégias de marketing digital que se fazem necessárias. Pronto para embarcar nessa viagem com a gente? Então, vamos nessa!

O que é considerado turismo de aventura?

Algumas atividades, muitas delas já consolidadas em várias partes do mundo, entram nessa categoria. Mergulho com tubarões, voo de asa-delta, voo de balão e trekking são quatro exemplos; são práticas que oferecem a dose de adrenalina exata para atender às expectativas de um público ávido por fortes e marcantes emoções.

Quem é esse público?

Se antes o perfil público interessado por aventuras era basicamente jovem e masculino, hoje, isso mudou um pouco. Não é mais tão limitado. É cada vez maior o número de pessoas de meia idade querendo viver experiências como essas. É preciso estar atento a este novo rumo do mercado a fim de atender esse novo público.

Como o Brasil aparece neste mercado?

Apesar de ter um cenário favorável ao ecoturismo e ao turismo de aventura, o Brasil ainda caminha timidamente. O que pode mudar isso? Bons investimentos de marketing digital, que ajudarão as empresas do segmento a explorar nossa paisagem natural para o bom aproveitamento de tais práticas e para atender esse público que não para de crescer. Para que esse mercado, por aqui, se torne verdadeiramente lucrativo, estratégias de marketing devem ser adotadas.

Por falar em estratégias…

O objetivo maior das estratégias de marketing é mostrar para o mundo – e para nós também – que o Brasil tem muito a ser explorado nesse sentido. No entanto, faltam investimentos. Empresas que atuam nesse segmento precisam acreditar, de verdade, no potencial que o País tem e explorar tudo o que conta ao nosso favor, que vai desde o cenário propício a isso – Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE) e Lençóis Maranhenses (MA), por exemplo, não nos deixam mentir – até ao crescente interesse de um público cada vez mais diversificado.

Abaixo, apresentaremos algumas das principais estratégias que você deve adotar para melhorar os resultados do seu negócio voltado à prática de ecoturismo e/ou turismo de aventura.

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Foco no conteúdo

Como toda empresa que se preze e enxerga longe, investir em marketing de conteúdo é uma das mais importantes decisões. Textos, e-books, imagens atraentes e vídeos são sempre muito bem-vindos. Acredite. Seu público quer ver, sobretudo nas redes sociais que ajudam a disseminar na rede esse conteúdo, o que o seu negócio tem a oferecer. E conteúdo é o que não falta para alimentar todos os canais digitais: alertas de segurança para tais práticas, dicas diversas, informações sobre equipamentos e tudo mais que faz parte deste universo.

Envie e-mail marketing, mas com cautela

A partir do momento em que uma pessoa deixa seu e-mail no site de uma empresa, esta sente-se autorizada a fazer contato quando surge uma oportunidade. Ao fazer isso espontaneamente, ela sinaliza positivamente para o recebimento de mensagens da empresa cujo canal visitou, embora não o tenha feito exatamente com essa finalidade. Apesar dessa “autorização”, é importante ser cuidadoso para não extrapolar o número de envios.

O conteúdo do e-mail marketing também deve ser muito pensado. Engana-se quem acredita que ele se restringe a uma mera divulgação de promoções e anúncios. Não é. É importante levar conteúdo de qualidade, isto é, que verdadeiramente desperte o interesse do público-alvo. Caso contrário, seu e-mail irá gerar irritação e estará fadado a parar na caixa de SPAM. Uma dica: analise suas redes sociais e identifique as publicações que mais tiveram interações. O conteúdo do e-mail marketing de sucesso pode ser tirado daí.

A hora e a vez da geração de leads

É importante investir em relacionamento, de modo que os visitantes da sua página fiquem muito envolvidos com a sua empresa e queiram fazer negócio com ela. Vale lembrar que esse processo de conquista de público tem início lá no marketing de conteúdo. A geração de leads é consequência disso. Convém produzir um conteúdo especial para esse público em troca de um e-mail que seja um elo entre ele e a sua empresa. A ideia é oferecer a essas pessoas um conteúdo mais completo para, de posse de seus e-mails fornecidos por livre e espontânea vontade, ter a oportunidade de estreitar ainda mais essa relação.

Não deixe de mensurar os resultados

De que adianta fazer tudo isso acima e não acompanhar os resultados? A mensuração é parte importantíssima de todo o processo. Além de confirmar o sucesso de cada etapa, ela ajuda a identificar o que não deu certo, o que permite que mudanças sejam feitas tão logo os problemas forem identificados.

Quer colocar essas estratégias de marketing digital em prática no seu negócio? A Tsuru coloca-se à disposição para ajudá-lo no que for preciso. Quando quiser, já sabe o que fazer, não é? Fale conosco!