Uma maneira de as indústrias se reposicionarem no mercado e de apostarem em novos meios para alavancarem suas vendas é investindo em Inbound Marketing. A estratégia mostra a sua eficácia em diversos segmentos. Isso não é diferente com as indústrias, ramo que, apesar de ainda muito ligado ao modelo de marketing tradicional, entende quão melhor para o seu posicionamento é investir em estratégias mais atuais.

É preciso, antes de tudo, focar no poder de vendas de associados e revendedores. Este é o ponto de partida para um novo modelo de negócio focado em uma estratégia de conteúdo dirigida, pensada cuidadosamente e direcionada para o público-alvo. Ao apostar nisso, isto é, ao investir fortemente tanto em associados quanto em revendedores, as vendas do próprio fabricante são impactadas positivamente.

Recorra às estratégias do Inbound Marketing

Se você tem o aumento das vendas e da receita como metas para a sua indústria, é bom considerar as ações do Inbound para o seu negócio. Cresça no segmento e aumente o alcance, de modo que a sua indústria encontre no cenário digital o espaço que ela precisa ter para conquistar a relevância que merece.

Foco no marketing de conteúdo

Para conquistar esse relevância no mercado que você tanto busca para o seu negócio, dê o devido valor ao marketing de conteúdo. Antes de, efetivamente, começar a escrever sobre o seu segmento de atuação, faça pesquisas na Internet. Saiba quem é o seu público, conheça as necessidades dessas pessoas e o que elas têm comentado nas redes sociais a respeito da sua indústria ou do seu ramo de atuação. Isso irá ajudá-lo a produzir um conteúdo específico, que esteja de acordo com o que elas tanto esperam encontrar em suas pesquisas. Para saber o que falam sobre o seu negócio especificamente, faça buscas no Google. Para facilitar ainda mais, crie Google Alerts com o nome da indústria.

Saiba quem é o seu público, conheça as necessidades dessas pessoas e o que elas têm comentado nas redes sociais a respeito da sua indústria ou do seu ramo de atuação.

Ao focar no marketing de conteúdo, dê destaque ao diferencial do seu negócio em relação à concorrência. Fale de seus principais pontos fortes, apresente suas soluções e explique por que os produtos produzidos por ela são as melhores opções do mercado. Além de levar ao público as vantagens do seu negócio, um bom conteúdo prepara o time de marketing, uma vez que o deixa apto a responder todas as perguntas dos potenciais clientes.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

A geração de leads

Indústrias devem focar em dois tipos de público no processo de geração de leads: um, formado por revendedores e distribuidores, e outro, formado pelo consumidor final. Para cada um, seu negócio deve produzir um conteúdo específico. Neste segmento, o Inboud é aplicado de uma maneira diferente do de outros segmentos, cuja geração de leads visa atingir somente a última ponta dessa relação empresa x público, isto é, o consumidor final.

O conteúdo voltado para clientes revendedores e distribuidores deve ter como foco o treinamento de vendas. Já o direcionado para o consumidor final deve ter o objetivo de expôr a marca e promover o seu reconhecimento.

Próximo passo: automação de marketing

Nesta etapa, os leads identificados como consumidores são direcionados para os revendedores que se encontram na mesma região. A equipe responsável pela parte comercial da indústria recebe os leads que representam oportunidades de vendas. Assim, ambos grupos de leads são abastecidos de conteúdo ainda mais específico, o que fará com que eles avancem no funil de vendas.

Esse processo também é útil quando a indústria participa de eventos do seu setor. Neste caso, ela pode criar uma Landing Page e nutrir o público participante com conteúdo específico, isto é, com o que foi apresentado na ocasião.  

Todas essas ações ajudarão a sua indústria a construir uma marca forte, relevante e a se posicionar melhor no mercado. Invista nisso! Em caso de dúvida, fale com a Tsuru Digital.