Que o Marketing Digital é indispensável para o sucesso de um negócio na era em que vivemos, você, certamente, já sabe. Mas você sabe dizer qual é o verdadeiro papel dele na sua empresa? De que maneira ações digitais fazem a diferença? É essa questão que levantaremos aqui, neste artigo. Nosso objetivo é fazer com que você tenha total compreensão da importância do planejamento, da geração de leads, da automação de marketing, das ferramentas digitais disponíveis e de tudo mais que ajuda a fazer um empreendimento uma referência em seu segmento, sobretudo ao público que visa atingir.

Foco na geração de leads

Este é um primeiro e importante passo dentro do marketing digital. A geração de leads nada mais é do que a identificação e a captação de potenciais futuros clientes. Antes de tudo, você precisa focar nos visitantes que se encontram no começo do funil de vendas. Este grupo é formado basicamente por pessoas que, motivadas por algum interesse, ainda que superficial, pelo seu negócio, acessaram o seu site em busca de mais informações.

Nesta primeira etapa, é preciso entender quem são elas, o que as levou ao seu canal, o que querem e, principalmente, o que fazer para preservar o interesse delas pelo seu negócio. Em suma, o objetivo aqui é transformá-las em leads. A partir do momento em que você já conhece essas pessoas e sabe de suas preferências, já é possível desenvolver um conteúdo pensando nelas, no que elas querem ver, conhecer e, a médio ou longo prazo, adquirir.

A partir do momento em que você já conhece essas pessoas e sabe de suas preferências, já é possível desenvolver um conteúdo pensando nelas, no que elas querem ver, conhecer e, a médio ou longo prazo, no que elas vão querer adquirir.

Saiba onde o seu público-alvo está

O foco da geração de leads é atrair o maior número de pessoas que se encaixam naquilo que você tem como perfil de cliente ideal. Para que mais e mais conversões aconteçam, você precisa saber quais canais o seu público-alvo utiliza. Você precisa também entender que tipo de conteúdo o torna mais engajado.

Uma maneira muito eficaz de gerar tráfego para o seu site é levando conteúdo para onde o seu público está. Ao apresentar nesses espaços um conteúdo que, de alguma maneira, desperte o seu interesse sobre um segmento ou especificamente sobre um produto ou serviço oferecido pela sua empresa, você conseguirá atrair essas pessoas para o seu canal. Isso servirá de isca para que esse público, interessado em mais conteúdo, vá direto até a fonte nas vezes seguintes, seja esta fonte o seu site, o blog, as mídias sociais ou a Landing Page.

Otimização dos mecanismos de busca

O SEO é outra parte importante que leva ao sucesso das ações de marketing digital. É preciso ter total domínio do segmento de atuação bem como ter pleno conhecimento sobre as pessoas que se pretende atingir. Tudo isso contribui para que a seleção de palavras-chave usadas para que o Google direcione as buscas ao seu site seja a mais acertada possível.

Engajar para gerar valor

Fazer com que os leads fiquem cada vez mais envolvidos com uma marca, de modo que se tornem engajados e reconheçam o seu valor é vital para a conduzi-los ao extremo oposto do funil de vendas. Levá-los ao site e fazer com que sinta-se suficientemente motivados a voltar em oportunidades futuras é o desafio de quem tem como meta aumentar as vendas e a receita de uma empresa. Invista no relacionamento para ir, pouco a pouco, conquistando a confiança dessas pessoas.

Quando o e-mail marketing entra em cena?

O e-mail marketing ajuda a segmentar a base de leads já conquistada. A partir do momento em que uma empresa identifica um grupo de pessoas com interesses e/ou características afins e envia um conteúdo cada vez mais personalizado, ela o educa e mostra que tem muito conhecimento sobre o mercado. Tudo isso ajuda a fazer esses potenciais clientes a avançarem mais no funil de vendas.

E se a base de leads crescer muito? Como administrá-la? 

Quando a base de leads cresce muito e fica complicado personalizar o conteúdo para nichos distintos, o ideal é recorrer à automação de marketing. É preciso acompanhar e entender a evolução do interesse desses potenciais clientes e ir alimentando essa base com informações que o façam caminhar ainda mais pelo funil. Outra dica é identificar o estágio em que esses leads se encontram e gerar um conteúdo que o motive a avançar ainda mais. O segredo é não permitir que esse público fique estagnado e acabe perdendo o interesse pela sua empresa.  

A preparação para a venda

Nesta etapa, você terá de identificar os leads já prontos para partirem para a compra e encaminhá-los à equipe de vendas. Um sinal de que isso está em vias de acontecer é quando o lead, que já está muito informado sobre o seu negócio, entra em contato para esclarecer uma dúvida. Aproveite esse momento para encaminhá-lo para o carrinho de vendas. Tudo indica que ele está a poucos passos de efetuar uma compra. Só precisa de um empurrãozinho. 

Entende agora por que o Marketing Digital é tão útil para o seu negócio? Coloque-o em prática! E se precisar de consultoria para fazer isso de forma correta, já sabe, não é? Fale conosco.