Atrair público para os canais digitais requer empenho, ações oportunas e, entre outros elementos, boas estratégias. É aí que entra em jogo o Inbound Marketing, modelo adotado por empresas que entendem a importância do relacionamento não apenas para trazer pessoas para esses canais, mas também para mantê-los por perto, motivá-los a fazer conversões e, por fim, fidelizá-los.

O papel do Inbound Marketing

Inbound Marketing, que por definição quer dizer marketing de atração, segue no caminho oposto do modelo tradicional, este ainda adotado, ainda com o seu valor, mas que vem se tornando cada vez mais ultrapassado. O propósito do Inbound é fazer com que as pessoas, envolvidas pelo conteúdo produzido pensando nelas, resolvam ir atrás das empresas, não mais o contrário. Assim, as chances de conversões aumentam significativamente, uma vez que já foi trabalhado nelas o interesse em conhecer mais detalhadamente o produto ou o serviço comercializado. Assim, com a ajuda de alguns empurrõezinhos oportunos sob a forma de um bom conteúdo, elas efetuam suas compras.

O propósito do Inbound é fazer com que as pessoas, envolvidas pelo conteúdo produzido pensando nelas, resolvam ir atrás das empresas, não mais o contrário.

Em suma, o propósito do Inbound é justamente identificar os potenciais clientes, trazê-los para os canais digitais, que pode ser um blog, as redes sociais ou o próprio site da empresa e lá investir fortemente no relacionamento. Uma vez atraídos, esses clientes são acompanhados em sua jornada rumo à efetivação da compra. Ao longo desse caminho, ele é abastecido com conteúdo que, pouco a pouco, e respeitando o seu grau de interesse, amadurece a sua vontade de adquirir o produto ou serviço oferecido.

Audiência mais bem informada

Além de atrair essas pessoas, o Inbound tem também o papel de educá-las, isto é, apresentar a empresa como um todo, suas soluções e o que pode fazer para elas. É a oportunidade de mostrar a relevância da empresa no mercado, o que ela tem como diferencial em relação à concorrência e, deste modo, estabelecer com esse público uma relação próxima e de absoluta confiança.

Toda empresa pode adotar o Inbound?

Sim, toda empresa, independente do segmento. Antes de qualquer coisa, vamos partir do princípio de que todo mundo está na internet. Levando isso em consideração, é fácil concluir que há público para empresas de todas as áreas de atuação, logo é preciso adotar as estratégias de atração independente do tipo de atividade desenvolvido por um negócio. Sendo assim, podemos afirmar que o Inbound é democrático, uma vez que não há restrições. Para se comunicar com o público e estabelecer com ele um relacionamento, é preciso estar na internet e adotar a estratégia mais eficaz: o Inbound.

Por que a estratégia é tão eficaz?

A resposta é simples e muito animadora: porque a mensuração de dados, importante para toda e qualquer ação de marketing, encontra no Inbound muitas facilidades. É possível, por exemplo, acompanhar o desempenho de uma campanha e alterá-la quando e como bem entender. Algo vai mal? O público não está dando um retorno satisfatório? Então mudanças são bem-vindas. Além disso, o Inbound permite que seja feito um acompanhamento do número de visualizações, de conversões e de compras, que torna as campanhas muito mais otimizadas, uma vez que se tem, com precisão, o retorno sobre o investimento (ROI).

Novos hábitos de consumo

Um dado que vale a pena ser citado diz respeito ao hábitos de consumo do público em geral. Não é novidade dizer que as pessoas, cada vez mais, recorrem à internet quando desejam obter algum tipo de solução. Sua empresa deve estar no caminho delas. Não perca espaço nem a atenção do seu target para a concorrência. Adote a estratégia, alimente com bom conteúdo a sua audiência e veja como isso impactará positivamente nos resultados da sua empresa.

Quer saber melhor o que o Inbound Marketing pode fazer pelo seu negócio? Entre em contato com a Tsuru Agência Digital!