A partir do momento em que se opta por criar um site para uma marca a fim de ampliar as suas ações e alimentar um canal digital com informações sobre o negócio, é fundamental estar atento a vários detalhes. Na etapa inicial, especificamente, dois deles merecem destaque: a checagem do desempenho que têm outros sites construídos pela agência que ficará responsável pela sua criação e a elaboração de uma lista com tudo o que você deseja que seu site apresente aos visitantes.

Quais são as vantagens de ter um site?

Sabemos que ter uma forte presença online é importante para todo e qualquer empreendimento. Um site, por sua vez, ajuda a fortalecer uma marca, a manter o público sempre atualizado das novidades, estabelece um canal para esclarecimento de dúvidas (o Fale Conosco) e, entre outras vantagens, ajuda a aumentar as vendas, que é, sem dúvida, a maior delas.

De que maneira o aumento das vendas acontece?

Para chegar às conversões, uma empresa precisa realizar um trabalho que visa não só atrair público para o site, mas também gerar nele um encantamento capaz de fazê-lo querer voltar mais vezes ao canal. A conversão depende do objetivo da empresa. Ela não se restringe às vendas. Pode ser, por exemplo, um e-mail fornecido pelo visitante, que irá compôr a lista de contatos da empresa e que será útil em ações futuras.

A conversão depende do objetivo da empresa. Ela não se restringe às vendas. Pode ser, por exemplo, um e-mail fornecido pelo visitante, que irá compôr a lista de contatos da empresa e que será útil em ações futuras.

Batalhe por uma boa classificação do Google

A maneira como o seu site é visto pelo Google, ou melhor, como ele é classificado pelo buscador é o que também vai determinar o sucesso do canal, isto é, os resultados que ele gerará. Para aumentar as chances de obter uma boa classificação, o site deve produzir um conteúdo relevante, com palavras-chaves cuidadosamente selecionadas; deve dar especial atenção a aspectos técnicos que também contribuem diretamente para a melhora do desempenho; ter um carregamento eficaz para uma navegação ágil e dinâmica; pôr em prática ações que ajudem aumentar o tráfego; deve também contar com o suporte de um blog constantemente alimentado com um conteúdo original sobre a marca ou seu universo.

Na etapa do encantamento, vale considerar os aspectos visuais. Aqui, convém investir num design bonito, convidativo e responsivo. No que diz respeito à conversão, por sua vez, vale a pena investir em elementos que levem as pessoas a se aproximarem cada vez mais de seu negócio. De que maneira isso pode acontecer? Através de formulário de cadastro, de botões call to action e de assinatura de newsletter, por exemplo.  

Qual é a média de custo de um site no RJ e em SP?

Se considerarmos a média de custo de uma agência comprometida em realizar um trabalho verdadeiramente profissional e que entregue um site competitivo no mercado, o valor pode variar de R$10 a R$60 mil. O que fará o custo de uma página variar de uma margem à outra serão os custos adicionais, como é o caso de sites em mais de um idioma e sites com números de acessos mensais maiores que 100 mil, só para citar dois exemplos.

Imagine que você está disposto a fechar um pacote internacional para um destino paradisíaco e fica em dúvida entre duas agências de viagem: a agência A, que oferece um valor X e a agência B, que oferece metade do da concorrente. O que você tem de fazer numa situação dessas? Checar se ambas oferecem os mesmos serviços, as mesmas vantagens, a mesma comodidade. De nada adianta pagar menos por um serviço se a qualidade for inferior a que você busca. Não se deixe seduzir por valores que não pesam tanto no seu bolso, mas que não o deixam plenamente satisfeito. Isso só lhe trará dor de cabeça.  O valor agregado é muito importante e deve ser considerado. Empresas que prometem entregar o mesmo serviço, mas cobram valores muito diferentes entre si devem ser cuidadosamente analisadas. Uma viagem planejada não pode virar um pesadelo devido a essa falta de cuidado. Pense assim quando for escolher a agência que criará o site da sua empresa. A relação é a mesma.

Sendo assim, atenção!

Não se iluda com agências que prometem entregar um site competitivo e eficaz a um valor menor dos apresentados acima. É inviável pôr no ar um site desenvolvido a um custo menor do que esses, uma vez que todo o processo requer a participação de profissionais com habilidades muito específicas e com dedicação exclusiva (e que demandam muito tempo) em suas respectivas funções. Considerando a complexidade de todo o processo, não há possibilidade de esse custo ser baixo e, ao mesmo tempo, satisfatório. Sendo assim, fique de olhos bem abertos. Não vale a pena se iludir com custos muito abaixo da média. Já ouviu aquele papo do barato que sai caro? Não queira viver isso na prática.

Vamos trocar mais algumas ideias sobre os custos que envolvem a criação de um site? Ou melhor, você está precisando de um site profissional? Então não pense duas vezes e fale conosco!