Conquistar novos clientes não é uma tarefa fácil. Requer empenho, boas estratégias, além de um profundo conhecimento sobre o público que se pretende atingir. Reter clientes é outra tarefa que exige semelhante dedicação, embora o custo nesta etapa seja um pouco menor. O importante é ter em mente que não basta trazer novas pessoas para um negócio; é preciso criar ótimas razões que façam com que elas queiram continuar consumindo um produto ou serviço.

O importante é ter em mente que não basta trazer novas pessoas para um negócio; é preciso criar ótimas razões que façam com que elas queiram continuar consumindo um produto ou serviço.

Melhorar a retenção de clientes, sejam eles atuais ou futuros, é o assunto abordado neste artigo. Fazer com que as pessoas permaneçam fiéis a uma marca por um longo período é o desafio de quem não poupa esforços para zelar pela satisfação do público e, consequentemente, faz questão de mantê-lo sempre por perto.

Entenda o porquê da perda de clientes

Um diagnóstico importante a fazer antes de tudo diz respeito a uma possível perda de clientes. Sua empresa está passando por isso? Se sim, o primeiro passo que você deve dar tem de ser com o intuito de investigar e entender por que isso está acontecendo. Só a partir do momento em que você tem consciência do que provocou essa perda é que poderá caminhar para resolver isso.

O que fazer, então, para saber o motivo que levou a isso? Simples, perguntando às pessoas que abandonaram o seu negócio por que fizeram tal opção. Correr atrás de um feedback é a melhor coisa que você pode fazer para detectar problemas, alguns até recorrentes e comuns para a maioria das pessoas, e, com isso, resolvê-los para frear essa perda de clientes. De que maneira? Enviando um e-mail para essas pessoas. Nem todas as pessoas o responderão, ok, mas as que isso fizerem, merecem sua total atenção. Provavelmente muitas delas terão coisas importantes para lhe dizer e que contribuirão para promover melhorias e evitar perdas futuras. Pesquisas durante o processo de cancelamento de um cliente da sua conta também são bem-vindas.

Recebeu os feedbacks? Mão na massa!

A partir do momento em que os ex-clientes dizem os motivos que os levaram a abandonar a sua empresa, dedique-se a promover essas melhorias a fim de evitar perdas futuras. Se um problema é comum em muitos desses retornos, é sinal de que algo está errado. O jeito, portanto, é se adequar, de modo que a satisfação do público seja garantida.

Identifique as dificuldades dos seus clientes

Uma maneira de se antecipar e impedir a perda de clientes é estabelecer um diálogo com eles a fim de oferecer ajuda para uma possível dificuldade que eles estejam tendo em seu negócio. Muitas vezes a insatisfação do público, que leva ao desinteresse pela marca e que motiva o seu desligamento se deve também à pouca atenção que essas pessoas recebem. Que tal procurar saber se os seus clientes têm algum tipo de dificuldade em relação ao seu produto ou serviço? Antecipe-se. Identifique o quanto antes um problema para ter tempo de resolvê-lo, resgatar a confiança de seus clientes e, com isso, preservá-los por um longo período.

O atendimento ao consumidor não deve ser negligenciado. Dê total atenção a quem está vinculado ao seu negócio, isto é, a quem consome o que ele produz e que, por isso, tem com a sua empresa uma relação de fidelidade. Saber ouvir e lidar com críticas ou dúvidas é fundamental. Ter um canal de fácil acesso dentro do seu site, por exemplo, é uma ótima opção. Com um chat ao vivo ou mesmo um canal de esclarecimento de dúvidas de fácil localização dentro do site, a sua empresa coloca-se à disposição dos clientes e evita ações mais radicais, como o cancelamento da conta.

Nunca é demais lembrar: quanto mais rápida vier a solução para o problema do cliente, melhor. Cliente satisfeito é cliente prontamente atendido.

Trabalhe a manutenção de seus clientes

Uma dica válida de como preservar clientes já conquistados é investir no relacionamento. Não basta conquistar; é preciso saber mantê-los. Clientes que se mantêm fiéis há muito tempo merecem algumas condições especiais. Ofereça algo vantajoso para eles! Desta forma, ganham seus clientes e ganha a sua empresa, uma vez que, com atitudes como essa, a aliança do seu negócio com o seu público é preservada e renovada. Dito isto, não hesite em agradar o seu público mais fiel.

Queremos continuar esse papo e apresentar para você mais práticas de como reter clientes na sua marca. Escreva para a Tsuru! Fale conosco!