Antes de qualquer coisa, segue um dado relevante e que tem tudo a ver com o que falaremos a seguir: segundo o IBGE, 45% da população brasileira, algo em torno de 92 milhões de pessoas, acessa, mensalmente, o Facebook. Desse total, 77 milhões usam os dispositivos móveis para acessar a rede social, muitas delas da Classe C. Este estudo é do último trimestre de 2014.

Lembrança, reconhecimento e motivação de compra

Segundo uma análise da Nielsen, que mediu o impacto que esse tipo de conteúdo tem em campanhas na rede de Mark Zuckerberg, a lembrança do anúncio, o reconhecimento da marca e a motivação para a compra foram os aspectos estudados e que mostram o bom desempenho dos vídeos. Foi considerado, portanto, o tempo de permanência no vídeo, isto é, a média de pessoas que o assistiram até o fim e a de pessoas que desistiram no meio do caminho. O resultado é interessante: independente de terem ou não assistido, os três aspectos citados anteriormente se fazem presentes e, devido à impressão causada, as pessoas são impactadas por ele. Vale ressaltar que lembrança, reconhecimento e motivação aumentam à medida que as pessoas vão além dos segundos iniciais de um vídeo.

Qual é a relação disso com vídeos no Facebook?

Se, no Facebook, um vídeo impacta as pessoas independente de elas terem assistido apenas dois segundos ou o conteúdo inteiro, por que não investir mais nisso? Por que não concentrar esforços e produzir vídeos com melhor qualidade e melhor apelo a fim de gerar curiosidade, de modo que isso se transforme em vendas lá na frente? Este é o papel e o desafio dos profissionais de marketing à frente de campanhas online. Cabe a eles aproveitar o crescente número de acessos ao Facebook, sem esquecer da força dos dispositivos móveis, e adotar práticas que façam com que as pessoas se aproximem  das marcas, desenvolvam algum tipo de identificação e passem a ter mais interesse em consumir o que elas comercializam.

[E-book Grátis]

12 estratégias de marketing digital para indústrias

Neste e-book, você vai entender quais caminhos seguir para tornar a sua indústria mais forte e manter-se sempre alguns passos à frente dos seus concorrentes.

Acesse aqui o e-book

Engana-se quem pensa que produzir um vídeo e lançá-lo na página do Facebook é perda de tempo e de dinheiro. Se poucos segundos bastam para que o público se recorde de sua marca, que tal analisar o comportamento dele, descobrir quais são os seus interesses e o que ele quer ver na Internet? Assim, quem sabe, ele pode se interessar em assistir não apenas o começo, mas todo o conteúdo. Daí para a etapa da compra é um pulo.

É claro que ninguém faz um vídeo para uma marca e espera que a sua exibição seja interrompida muito antes do segundo final, mas vale ter a certeza de uma coisa: com maior ou menor tempo de visualização, eles geram valor para uma campanha de qualquer maneira, sobretudo no Facebook, cujos acessos crescem a cada dia. O desafio é aumentar esse tempo de permanência. Quanto maior ele for, maior será a lembrança e o reconhecimento da marca e, consequentemente, a intenção de compra.

Se você quer produzir vídeos para a página da sua marca, no Facebook, a fim de aproveitar o potencial da rede, fale conosco! Você verá como este tipo de conteúdo fará de sua empresa mais conhecida e sentirá isso no consequente aumento de suas vendas online.