Aumentar as vendas e trazer resultados mais expressivos para um negócio. Assim é o Inbound Marketing, uma estratégia mais focada no público-alvo, mais voltada para o relacionamento, para o desenvolvimento de um conteúdo inteligente e também para o acompanhamento dos leads naquilo que chamamos de processo de decisão de compras. Estas são apenas algumas razões que fazem do modelo muito mais atual, muito mais vantajoso, sobretudo em relação àquela estratégia de marketing mais tradicional, mais dispersa, voltada para o público em geral.

Assim é o Inbound Marketing, uma estratégia mais focada no público-alvo, mais voltada para o relacionamento, para o desenvolvimento de um conteúdo inteligente e também para o acompanhamento dos leads naquilo que chamamos de processo de decisão de compras.

Não é à toa que mais e mais empresas têm adotado o método a fim de atingir resultados cada vez mais animadores. A Tsuru Agência Digital selecionou 10 delas, 10 empresas que entenderam a importância do relacionamento, do conteúdo focado em um público mais restrito, mas mais interessado em converter e se fidelizar. Se você não quiser deixar o seu negócio para trás, não hesite em conhecer esses exemplos inspiradores.

1. Coca-Cola

Site de conteúdo da Coca-Cola

A estratégia da marca é a seguinte: manter o público conectado a ela 24h por dia. Como fazer isso e se manter engajado? Produzindo conteúdo relevante non stop, o tempo todo, para que assim consiga alavancar, a médio prazo, a base de comercialização que alimentará o seu projeto Content 2020.

2. Kraft

Blog da marca Kraft

Por meio de seu site, a Kraft saiu na frente no que se refere à adoção de estratégias de Inbound Marketing antes mesmo de elas nortearem as ações de muitas outras empresas. Com conteúdo relevante e sempre estimulando a interação entre seus seguidores na comunidade Kraft, ela agrega valor ao próprio negócio e atrai mais pessoas para o seu canal.

3. VivaReal

Blog da VivaReal

O Viva Corretor, canal criado pela VivaReal, esta uma plataforma de venda e aluguel de imóveis, conecta, como bem sugere o nome, uma categoria profissional: corretores. Ao compartilhar ali informações sobre o mercado imobiliário em geral, a empresa concentra o seu público-alvo em um espaço próprio, propõe um debate sobre os temas de seu universo e faz de si mesma uma referência em seu segmento. A mesma coisa acontece com o seu blog, este alimentado com informações referentes a aluguéis, manutenção e reparo, condomínio e tudo mais.

4. Moip

Blog da Moip

A empresa de solução de pagamentos online explora o Inbound Marketing especialmente em seu blog. É lá que ela apresenta suas vantagens em relação a lojas próprias, orienta para que os seus e-commerces evitem perdas e usem o seu sistema corretamente, explica por que o SAC é tão importante e oferece outros tipos de ajuda para um melhor aproveitamento de sua solução. Assim, ela se relaciona melhor com o seu público e o mantém cada vez mais próximo.  

5. Colgate

Blog da Colgate

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

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A empresa lança em seu canal online vídeos, guias interativos e uma vasta gama de artigos com informações que são do interesse do nicho disposto a obter informações sobre higiene e saúde bucal. Trata-se de um ótimo exemplo de empreendimento que verdadeiramente assume o compromisso de levar ao seu público o máximo de dados sobre o seu segmento de atuação.

6. The Dollar Shave Club


Fruto da parceria entre o comediante Michael Dubin e o investidor Mark Levine, a empresa de lâminas de barbear acertou em cheio ao lançar um vídeo, com boa dose de humor, para falar do preço menor de seu produto em comparação com Gillete e Schick, seus principais concorrentes. Em somente 2 dias, o vídeo já tinha sido responsável por atrair mais de 12 mil novos clientes. Alcançado esse número, o que eles fizeram? Alimentaram o blog da marca com conteúdo voltado para essas pessoas, além de também terem produzido conteúdo para outros canais digitais, como o YouTube, por exemplo. Em resumo: investiram em Inbound Marketing.

7. Hospital Samaritano

Blog e site do Hospital Samaritano

O hospital disponibiliza em seu próprio site aquele tipo de conteúdo capaz de fidelizar o público e que tão bem caracteriza o Inbound. As publicações abordam desde assuntos mais simples, como sucos detox, até outros mais complexos, como a apresentação de um novo procedimento cirúrgico, por exemplo. Levar conhecimento se valendo da propriedade e da autoridade que o segmento em que está inserido lhe confere ajuda a atrair leitores e, consequentemente, clientes/pacientes.  

8. ContaAzul

Blog da ContaAzul

A startup B2B de Joinville, que oferece soluções de gestão financeira por meio de uma plataforma online, é outro exemplo de negócio que enveredou pelo Inbound. É em seu blog que o público recebe dicas de empreendedorismo, de gestão estratégica e toma conhecimento de casos de empresas que chegaram lá. Eis aí a sua fórmula de sucesso.

9. Dell

Blog da Dell

Quando o assunto é tecnologia e computadores, a Dell, sem dúvida, se destaca. A empresa, cuja fundação data de 1984, desponta como uma das principais a investir em Inbound Marketing a fim de potencializar as ações de engajamento de clientes. E isso se dá em seu blog e em sua página oficial no Facebook, canais onde a empresa aposta numa massiva interação com o seu público, oferecendo a ele um espaço democrático, onde perguntas são bem-vindas – e devidamente respondidas – e onde são disponibilizados conteúdos relevantes para os seus potenciais clientes. Reviews, vídeos e artigos sobre os produtos e serviços estão entre esses conteúdos, que são oferecidos pela empresa e que contribuem fortemente para atrair e fidelizar esse público nos canais online em questão.

10. Oracle

Site da Oracle

A captação de leads para a sua plataforma foi o que motivou a multinacional de software a investir em Inbound Marketing. Ao adotar tais estratégias, a empresa conseguiu identificar influenciadores da indústria e estabelecer contato com eles. Desta maneira, a Oracle trouxe muitos leads qualificados para o seu funil de vendas, o que, naturalmente, alavancou os seus negócios.

Os 10 casos acima são motivadores. São 10 ótimos exemplos que comprovam a eficácia e a importância dessas estratégias. Quer que a sua empresa também seja um case? Invista em Inbound Marketing e, para obter mais esclarecimentos e orientações, fale conosco.