O marketing digital é um terreno bem fértil para empresas e indústrias de todos os segmentos. Afinal, se todo mundo está online, o seu negócio também deve estar. As estratégias digitais podem ser adaptadas a todos os públicos e canais mas, para surtirem o efeito esperado, que é aumentar as vendas, elas precisam de dedicação, estudo e muita análise!

Falando assim parece que é um trabalho hercúleo, não é mesmo? Mas, nada disso. Você vai ver que o que vai ditar as regras da sua estratégia digital é o seu conhecimento a respeito do seu negócio e dos seus clientes ━ falando neles, é bom que você tenha bem definido qual o seu perfil de cliente ideal antes de traçar as estratégias, isso vai fazer com que elas sejam bem mais assertivas.

No artigo de hoje, trouxemos 3 estratégias digitais que podem ser utilizadas em qualquer empresa, desde as de tecnologia até as indústrias. Mas, antes de falarmos sobre elas, é importante que você tenha atenção a dois conceitos superimportantes do marketing digital:

Funil e pipeline de vendas: qual a importância deles na sua estratégia digital?

É bem comum ainda toparmos com diretores que acreditam que para vender mais, basta oferecer mais. Se você ainda pensa assim, lamentamos desapontá-lo, mas as coisas mudaram! Com a chegada do Inbound Marketing, construir uma relação com o público, educá-lo através de um conteúdo relevante e informativo para que ele chegue qualificado ao time de vendas se tornou muito mais importante que apenas fechar uma venda.

E uma das primeiras coisas que você deve ter em mente é que investir na construção de uma relação leva tempo mas, como tudo no marketing digital pode ser medido e previsto, é possível desenhar a jornada que o seu prospect vai percorrer desde o primeiro contato com o nome da sua empresa até o momento em que ele está pronto para ir para o time de vendas fazer o que sabe de melhor. Para que você consiga esse feito, você precisa conhecer o funil de vendas.

Composto por topo, meio e fundo, essa é uma ferramenta que pode auxiliar você a ver onde estão os gargalos no processo e a definir a sua estratégia de conteúdo. Como nem todo lead está pronto para a compra, o funil de vendas é o seu guia de ações para fazer com que ele se eduque o suficiente sobre as suas soluções, oferecendo conteúdo e mostrando o valor da sua marca.

Um problema muito comum que também ocorre é a empresa desenhar com perfeição o funil de vendas, planejar ações impecáveis para cada etapa, conseguir fazer o prospect caminhar até o fundo e…. perder a venda. Isso acontece porque o time de vendas não está afinado com o de marketing e nem sempre sabe como atender os leads qualificados gerados por ele.

A solução está em montar um pipeline de vendas. Ele é o ‘funil do time de vendas” e é onde constam as etapas da negociação com cada prospect, podendo, inclusive, devolver leads para que o marketing o eduque um pouco mais antes de ter o contato comercial. O pipeline ajuda a gastar energia com os leads mais quentes, não perdendo tempo ― e dinheiro! ―  com aqueles que estavam só “dando uma olhadinha” no seu site.

3 maneiras de aumentar as vendas com o marketing digital

Dito isso, agora sim podemos nos concentrar em estratégias digitais para aumentar as suas vendas. Como falamos no início deste artigo, essas estratégias são apenas algumas dicas que podem, e devem, ser alteradas de acordo com o que você conhece sobre o seu negócio e seu público.

Redes sociais

Não fique restrito apenas ao Facebook! Outras redes sociais são imprescindíveis para quem quer aumentar as vendas com marketing digital. Uma delas é o LinkedIn, que tem papel importante, especialmente, para empresas B2B.

VÍDEO

4 passos para contornar a crise e aumentar suas vendas

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Elas devem ser tratadas como prioridade, com direito a calendário editorial e comprometimento com as postagens. Tem gente que lida com elas “postando quando dá” e, pode ter certeza que essas são as pessoas que dizem que marketing digital não dá resultados.

Mantê-las atualizadas cria vínculos com o público e mostra para os algoritmos das redes que a sua página é relevante.

Landing pages

Elas são poderosas quando o assunto é captação de leads. Mas, eles só irão te dar os dados de contato se você oferecer algo de valor em troca ― e nós já vamos falar melhor sobre isso. O foco da sua landing page deve ser o formulário que o visitante preencherá para receber a oferta, então, evite qualquer elemento que possa distraí-lo do objetivo que o levou até ali.

Marketing de Conteúdo

Se você já conhece um pouquinho sobre Inbound Marketing, deve saber que o Marketing de Conteúdo é um dos pilares desse novo modelo. Se você ainda não entende o conceito, precisa conhecer a prática: em algum momento você já precisou procurar uma informação de como fazer algo na internet, “como aumentar as vendas com estratégias digitais”, talvez? Se você encontrou resposta em um blog, tenha sido ela em vídeo, texto ou imagem, você teve contato direto com o marketing de conteúdo.

Com essa estratégia, você vai fornecer materiais adequados a cada etapa do funil de vendas, educando o prospect sobre o seu produto ou serviço e isso vai ter uma grande vantagem: quando ele passar a ser uma oportunidade e for para o time de vendas, ele já estará familiarizado com a sua empresa, já entendeu o que você faz e escolheu pela sua solução. Isso diminui o ciclo de vendas o que, claro, dá a chance de concretizá-las!

Essas são apenas 3 das muitas estratégias digitais possíveis para o seu negócio aumentar as vendas e decolar de vez! E, como falamos lá no início, elas podem ser aplicadas a qualquer negócio, então, agora é só meter a mão na massa.

Agora, se você quer extrair o melhor que uma estratégia digital bem pensada para o seu negócio pode oferecer, entre em contato com a gente! O nosso time de especialistas está pronto para ajudar a aumentar as suas vendas.

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