Desde 2016, a função Stories, lançada pelo Instagram, vem mostrando, relatório após relatório, que veio para ficar. A rede social “irmã” do Facebook, encontrou uma forma de reproduzir os formatos curtos de vídeo característicos do Snapchat após a tentativa, frustrada, de compra da empresa do fantasminha. Do negócio fracassado nasceu o Instagram Stories.

Se você acompanha o nosso blog ou lida diretamente com as estratégias de marketing digital da sua empresa, sabe que os números são fundamentais para qualquer tomada de decisão! Por isso, selecionamos alguns dos mais impressionantes para mostrar a você como é possível utilizar o Instagram no seu planejamento:

  • 70% das empresas têm perfil no Instagram, sendo que apenas 57% delas possui um perfil ativo no LinkedIn, a maior rede profissional do mundo. Mesmo que as pesquisas se refiram ao mercado estadunidense, são um poderoso indicativo que a tendência se reflita em outros países. Então, se o seu negócio é B2B, esse dado é valioso;
  • outro número interessante é: mais de um 1 milhão de usuários já acessaram algum site a partir do Instagram. Isso mostra como todas as estratégias de marketing, inclusive as de Inbound, podem e devem estar entrelaçadas.

Beleza, mas e o Instagram Stories? Ele é o foco do nosso artigo de hoje e, ao final dele, você vai entender melhor sobre como utilizar este recurso nas estratégias da sua empresa. E vamos começar com eles, claro, os números!

Os números do Instagram Stories

Você já conhece o Instagram Stories, certo? Aquelas bolinhas que ficam acima do feed e que possuem um conteúdo muito mais ágil que os da timeline, viraram febre e parte da rotina digital de muitos usuários.

As empresas se beneficiam muito desta rede social, uma vez que 83% dos usuários segue alguma marca em seu perfil e este é o cenário perfeito para investir no seu marketing de relacionamento. Os Stories não ficam de fora, uma vez que:

  • 86% dos usuários de Instagram afirmaram na pesquisa que gostam de stories, sendo que 61% gostam muito;
  • apenas 2% dos que responderam à pesquisa disseram não gostar da funcionalidade;
  • 73% dos usuários da rede assistem stories pelo menos uma vez por dia;
  • 44,% deles, várias vezes ao dia.

Os números são de uma pesquisa sobre o uso de Instagram no Brasil realizada pelo Opinion Box durante o mês de março de 2018 e foram coletadas 2538 entrevistas com internautas de todo o Brasil.

4 estratégias de Instagram Stories para a sua empresa

1. Direcione o usuário

Mas, antes disso é preciso que você saiba qual o objetivo da sua ação. O que você quer que o usuário faça? Que ele acesse o site e baixe um material? Que responda a uma enquete ou preencha algum formulário? Deixe isso claro no seu story por meio de uma CTA (“call to action”) clara.

2. Conecte-se com o público

O Instagram Stories não para de lançar novos recursos que permitem um story bem personalizado e com muito potencial criativo. Por ser uma forma de comunicação mais ágil, possibilita que você seja mais informal e converse de maneira mais próxima com o público.

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Mostrar os bastidores da sua empresa, por exemplo, humaniza e gera engajamento; lives que anunciam as novidades da sua empresa em primeira mão geram sensação de exclusividade e postar algo relacionado ao seu setor mostra ao público que você é uma referência no assunto e fonte de informação. Estude o que o seu público quer ver e ofereça isso nos seus stories.

3. Use as enquetes a seu favor

Um dos recursos mais interessantes para empresas no Instagram Stories é a possibilidade de criar enquetes. Nelas, o público sente que sua opinião é levada em conta, o que gera altos índices de engajamento.

Além dele, você pode extrair informações valiosas ao perguntar diretamente ao público qual tipo de conteúdo ele gostaria de ver com mais frequência, por exemplo. Faça perguntas estratégicas, que forneçam resultados relevantes para a sua empresa.

4. Anuncie nos stories

Os anúncios no Instagram Stories são bem interessantes e têm uma alta taxa de visualização. Isso porque eles são inseridos entre um perfil e outro durante a visualização dos stories.

Aqui, você tem dois motivos para criar um story impactante: você está se apresentando a alguém que não escolheu visualizar o seu conteúdo e precisa cativá-lo; e também porque os anúncios no Instagram Stories não podem ser revistos. Ou seja, passou por ele e não viu direito, não tem como voltar.

E aí, percebeu como inserir o Instagram Stories na sua estratégia de marketing digital pode ser uma proposta inteligente? Integrar e explorar as vantagens de cada rede social no seu planejamento pode ajudar você a construir autoridade, proximidade com o público e, claro, muito mais conversões.

Quer mais ideias de como utilizar ainda melhor o Instagram Stories e outras redes sociais para o seu negócio? Os especialistas da Agência Tsuru têm várias. Fale com a gente!

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