Atrair visitantes para o seu site através de um conteúdo relevante e capaz de envolver o público-alvo é uma tecla que sempre batemos aqui, no nosso blog. As etapas pelas quais essas pessoas passam e que as transformam em clientes do seu negócio compõem aquilo que o mercado conhece como jornada de compra do consumidor. É sobre isso que falaremos hoje, sobretudo sua importância para o marketing digital.

A jornada de compra é formada, basicamente, por 4 importantes etapas e você deve estar atento a cada uma delas a fim de aplicá-las na sua empresa e obter êxito com suas ações online. São elas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra.

4 etapas da jornada de compra do consumidor

Aprendizado e descoberta

É nesta primeira etapa que fica claro que o consumidor tem uma necessidade ou um problema e precisa de um empurrãozinho para ter consciência disso. Neste período de dúvidas e indecisões, ele não tem ainda muita ideia do quanto um produto ou serviço pode ser útil e indispensável para solucionar um problema, por exemplo.

Produzir um conteúdo completo sobre determinado assunto que atraia esse público e apresente o seu negócio como sendo uma referência é um bom primeiro passo para despertar nele o interesse de conhecer mais a fundo a sua empresa, de modo que, num futuro próximo, ela apareça como primeira opção.

Reconhecimento do problema

O reconhecimento é uma consequência natural da etapa anterior, assim como as seguintes, uma vez que após fazer a leitura do conteúdo de uma empresa – empresa esta preocupada em mostrar ao seu cliente em potencial que há um problema ou uma necessidade –, esse público conclui que tem, sim, algo a ser resolvido. É esse conteúdo que o fará enxergar isso. É a partir desta consciência que ele considera válido buscar, de fato, uma solução.

E-BOOK

Aprenda a investir em Marketing Digital sem medo de errar!

Um guia básico com o passo a passo para pequenas e médias empresas atingirem e conquistarem clientes na internet.

Baixe aqui o e-book "Os primeiros passos para PMEs no Marketing Digital"

Consideração da solução

Já ciente de que tem um problema ou uma necessidade, o futuro consumidor parte para uma etapa seguinte: a da solução. É aí, portanto, que ele aprofunda ainda mais as leituras para atingir esse objetivo. Para isso, corre atrás do que o mercado tem a lhe oferecer, sem se comprometer com orçamentos e tudo mais. O que ele mais quer agora é descobrir quais opções têm ao alcance da mão para solucionar o que se faz necessário. Eis aqui a oportunidade que o seu negócio tem de se mostrar como a melhor delas.

Se o conteúdo é importante nas etapas anteriores, nesta, ele é decisivo para que esse público resolva partir para a mais esperada etapa: a da decisão de compra.

Decisão de compra

O consumidor já identificou sua necessidade ou problema, entendeu que precisa ir atrás de uma solução e envolveu-se com o seu conteúdo. E agora? Cabe à sua empresa provar que é mesmo o melhor caminho, a melhor escolha. De que maneira? Mostrando vantagens, de preferência só dela, de modo que o consumidor conclua que a solução que tanto busca só pode ser obtida através do seu negócio. Promoções e ações gratuitas (como oferecer um ebook, por exemplo) são muito bem-vindos e podem ser determinantes para que o consumidor decida-se pelo seu produto ou serviço e não pelo da concorrência.

Quer aplicar as 4 etapas acima apresentadas em seu negócio? Quer explorar isso de forma eficaz a fim de atrair mais consumidores e aumentar efetivamente as suas vendas? Então entre em contato agora mesmo com a Tsuru!

Campanha Renove-se 2019