Atrair visitantes para o seu site através de um conteúdo relevante e capaz de envolver o público-alvo é uma tecla que sempre batemos aqui, no nosso blog. As etapas pelas quais essas pessoas passam e que as transformam em clientes do seu negócio compõem aquilo que o mercado conhece como jornada de compra do consumidor. É sobre isso que falaremos hoje, sobretudo sua importância para o marketing digital.

A jornada de compra é formada, basicamente, por 4 importantes etapas e você deve estar atento a cada uma delas a fim de aplicá-las na sua empresa e obter êxito com suas ações online. São elas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra.

4 etapas da jornada de compra do consumidor

Aprendizado e descoberta

É nesta primeira etapa que fica claro que o consumidor tem uma necessidade ou um problema e precisa de um empurrãozinho para ter consciência disso. Neste período de dúvidas e indecisões, ele não tem ainda muita ideia do quanto um produto ou serviço pode ser útil e indispensável para solucionar um problema, por exemplo.

Produzir um conteúdo completo sobre determinado assunto que atraia esse público e apresente o seu negócio como sendo uma referência é um bom primeiro passo para despertar nele o interesse de conhecer mais a fundo a sua empresa, de modo que, num futuro próximo, ela apareça como primeira opção.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Reconhecimento do problema

O reconhecimento é uma consequência natural da etapa anterior, assim como as seguintes, uma vez que após fazer a leitura do conteúdo de uma empresa – empresa esta preocupada em mostrar ao seu cliente em potencial que há um problema ou uma necessidade –, esse público conclui que tem, sim, algo a ser resolvido. É esse conteúdo que o fará enxergar isso. É a partir desta consciência que ele considera válido buscar, de fato, uma solução.

Consideração da solução

Já ciente de que tem um problema ou uma necessidade, o futuro consumidor parte para uma etapa seguinte: a da solução. É aí, portanto, que ele aprofunda ainda mais as leituras para atingir esse objetivo. Para isso, corre atrás do que o mercado tem a lhe oferecer, sem se comprometer com orçamentos e tudo mais. O que ele mais quer agora é descobrir quais opções têm ao alcance da mão para solucionar o que se faz necessário. Eis aqui a oportunidade que o seu negócio tem de se mostrar como a melhor delas.

Se o conteúdo é importante nas etapas anteriores, nesta, ele é decisivo para que esse público resolva partir para a mais esperada etapa: a da decisão de compra.

Decisão de compra

O consumidor já identificou sua necessidade ou problema, entendeu que precisa ir atrás de uma solução e envolveu-se com o seu conteúdo. E agora? Cabe à sua empresa provar que é mesmo o melhor caminho, a melhor escolha. De que maneira? Mostrando vantagens, de preferência só dela, de modo que o consumidor conclua que a solução que tanto busca só pode ser obtida através do seu negócio. Promoções e ações gratuitas (como oferecer um ebook, por exemplo) são muito bem-vindos e podem ser determinantes para que o consumidor decida-se pelo seu produto ou serviço e não pelo da concorrência.

Quer aplicar as 4 etapas acima apresentadas em seu negócio? Quer explorar isso de forma eficaz a fim de atrair mais consumidores e aumentar efetivamente as suas vendas? Então entre em contato agora mesmo com a Tsuru!