Engajamento e interação. Qual empresa não deseja atingir estes objetivos quando resolve investir em ações online para se promover? Se a sua é uma das que visam ganhar notoriedade e, com isso, ver o faturamento aumentar, vale a pena elaborar um plano de ação muito específico para o Instagram, rede social que não para de conquistar novos usuários e que cada vez mais se consolida no mercado.

O poder da imagem se confirma e isso fica muito evidente também graças à plataforma. Cientes da força que o Instagram tem, os mais atentos empresários saíram na frente e trataram de imediatamente marcar território por lá a fim de contar com mais esta poderosa ferramenta de divulgação de marca e de relacionamento com o público.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Seu inegável potencial tem trazido a muitas empresas muitos frutos. Enquanto outras redes sociais começam a mostrar alguns sinais de cansaço, a plataforma de compartilhamento de imagens ainda mostra muito fôlego. Foi pensando em toda esta força que decidimos trazer aqui, para o blog, 5 dicas para você promover a sua marca no Instagram. Vamos a elas?

1 – Seja original e criativo

Tanto originalidade quanto criatividade são fundamentais quando o assunto é conquistar (novos) fãs. No Instagram, sobretudo, esses são elementos que fazem a diferença, isto é, que põem uma marca em destaque em relação à outra e, consequentemente, ajudam a atrair mais pessoas. Como na plataforma a imagem é o principal material que você tem em mãos (transmita a sua mensagem através dela), use-a para envolver o seu público a fim de que ele não se limite a curtir uma ou outra foto, mas sim sinta-se estimulado a acompanhar todos os passos da sua marca por lá.

2 – Use hashtags

Assim como no Twitter, as hashtags têm também importante papel no Instagram. Identifique quais têm relação com a sua marca e comece a usá-las em suas publicações. Para isso, basta fazer uma busca dentro da própria plataforma. Outra dica ainda mais interessante é criar a sua própria hashtag e usá-la sempre que for conveniente. Promoções e campanhas são excelentes oportunidades para recorrer a isso. Além de deixar as ações mais sob o seu controle, tal recurso irá ajudá-lo a perceber como está a aceitação do público. Mas não esqueça: não exagere no número de hashtags. O excesso pode tornar tudo muito confuso e pouco eficaz.

3 – Lance campanhas

Que tal pensar numa ação específica para a rede social? Muitas marcas têm tido excelentes retornos quando resolvem lançar por lá determinadas ações. Uma boa maneira de explorar isso é elaborar promoções que estimulem o público a compartilhar as suas imagens, de preferências atreladas a uma hashtag previamente criada. Os filtros disponíveis na ferramenta permitem que os usuários deem um tratamento todo especial às suas imagens e isso serve de estímulo para que eles caprichem nas suas participações.

4 – Por falar em qualidade de imagem…

Mais até do que no Facebook ou no Twitter, a qualidade das suas imagens deve estar em primeiro lugar no Instagram. Destaca-se por lá quem é capaz de produzir, com alguma regularidade, fotos que encham os olhos e que transmitam o espírito da empresa. Aproveite para promover a sua marca da forma mais descontraída e natural possível (nada de fazer da plataforma um mero canal de vendas, ok?), de modo que as pessoas se envolvam com ela. Seja cauteloso ao alimentar o perfil com imagens. Estabeleça um limite diário.

5 – Mostre quem está por trás da sua marca

Outra forma de mostrar o astral da sua marca é apresentar quem são as pessoas que fazem o negócio acontecer. Geralmente fotos descontraídas da equipe atraem a atenção das pessoas, uma vez que, de um modo geral, elas se mostram interessadas em saber quem está por trás das ações realizadas. Uma equipe motivada e comprometida em um ambiente inspirador consegue transmitir a energia positiva para o público, que acaba se interessando ainda mais pela empresa. Sendo assim, sempre que possível compartilhe os momentos de descontração da equipe com o seu público. Funciona.

Tudo isso vai ajudar a tornar a sua marca cada vez mais engajada. O Instagram é bem mais do que apenas mais uma rede social. É um excelente canal que, se bem explorado, irá fazer da sua empresa, entre outras coisas, uma referência no que diz respeito ao relacionamento com o público.
Está interessado em receber outras dicas? Então entre em contato conosco.