Nossos artigos anteriores mostraram para você a importância do Inbound Marketing para potencializar as ações da sua empresa e, sobretudo, o relacionamento dela com o seu público. Agora chegou a hora de conhecer os 5 pilares do inbound marketing. Antes disso, porém, cabe trazer uma informação extra: o Inbound e o Marketing de Conteúdo se ajudam mutuamente. Um depende do outro. Enquanto o Inbound precisa de conteúdo para disseminar os serviços ou produtos de uma marca, este conteúdo precisa de meios para alcançar o público-alvo.

1. O conteúdo de qualidade

Esteja sempre a postos para esclarecer dúvidas e dê especial atenção ao conteúdo da sua marca em seus canais digitais. Este conteúdo, não necessariamente focado em vendas, deve passar a imagem da empresa, seus valores e em que ela pode ser útil para seu público, não se limitando apenas ao propósito final de fazer com que as pessoas comprem. Trabalhe o envolvimento delas com a sua marca e, para isso, produza e compartilhe um conteúdo de qualidade, que agregue valor e que o aproxime de seu público-alvo. O marketing de conteúdo é vital para manter o seu negócio sempre em contato com o seu target.

2. Atendimento personalizado

A abordagem deve ser de acordo com cada grupo de pessoas e com o momento em que elas se encontram na jornada de compra. O ideal é a sua empresa interagir levando em consideração as etapas em que elas se encontram, oferecendo um conteúdo que acompanhe o grau de interesse dessas pessoas. É isso que as levará à etapa final, que é onde as conversões acontecem. Em suma, entenda que a pessoa que visita a sua página pela primeira vez e a que já criou um hábito de voltar a ela em outras ocasiões devem ser impactadas de maneiras diferentes. O processo de fidelização depende disso para, de fato, acontecer.

A pessoa que visita a sua página pela primeira vez e a que já criou um hábito de voltar a ela em outras ocasiões devem ser impactadas de maneiras diferentes. O processo de fidelização depende disso para, de fato, acontecer.

3. De olho na própria experiência

Para conhecer melhor a própria empresa e de que maneira deve se relacionar com seu público, é importante voltar o olhar para dentro, isto é, para as próprias ações. Assim, você vai conhecer melhor o seu negócio, as pessoas que, de alguma maneira, se interessam por ele, e o que pode ser feito para melhorar ainda mais essa comunicação. Ao voltar esse olhar para si, na figura da sua empresa, você observa melhor o que funciona e o que não traz resultados tão animadores. Além disso, conhece melhor o seu público e o mercado que faz parte. Faça essa análise e use isso a favor do seu negócio em ações futuras.

Saber a hora de compartilhar um tipo de conteúdo tem também muito a ver com isso. Ao fazer uma análise de seu negócio, você passa a entender o que é melhor para ele, a valorizar melhor publicações e lançamentos. Ter esse tipo de segurança é algo que você pode desenvolver. Basta ter esse olhar atento para o conteúdo que produz e a receptividade que ele tem.

4. Ampla atuação digital

Quantos mais canais digitais a sua empresa tiver, melhor. Explore o potencial de cada ferramenta para fazer o Inbound Marketing acontecer. Facebook, Twitter, Instagram, blog, site, Google, YouTube, enfim, esteja presente, ao menos, nos principais canais para levar a sua comunicação mais longe. Esteja onde o público está. Entenda as especificidades de cada ferramenta e crie uma identidade para a sua marca em todas elas.

5. Acompanhamento de métricas

O quinto e último pilar diz respeito ao acompanhamento dos resultados das ações. O Inbound é eficaz justamente por proporcionar isso, ou seja, por permitir o monitoramento, em tempo real de toda campanha previamente pensada e colocada em prática. Seus bons resultados dependem das métricas para se tornarem uma realidade. Sendo assim, fique de olho e promova as mudanças que se fizerem necessárias.

A Tsuru Agência Digital coloca-se à disposição para conversar com você sobre o Inbound Marketing e seus 5 pilares. Entre em contato conosco para se informar mais a respeito.