Depois de tanto investir nas suas estratégias digitais, os resultados apareceram e os primeiros negócios foram fechados. Mas, por que todo esse investimento tem que ir embora assim que a compra é finalizada? Bom, não tem. Fidelizar clientes é uma forma inteligente de otimizar seus investimentos, uma vez que mantê-los é muito mais barato que conquistar novos.

Ao trabalhar com pessoas que já conhecem a sua empresa, voltar a fechar negócio é muito mais fácil ― isso se o seu produto ou serviço atender às expectativas, claro! ―, uma vez que a “fase de convencimento” já passou e o cliente já o conhece. Além de ser mais barato, fidelizar clientes não deixa de ser uma forma de conquistar também novos negócios por meio de indicações.

Ok, você já entendeu a importância de fidelizar clientes, mas, e como fazer isso? Muitos diretores de marketing ainda têm dúvidas sobre quais estratégias digitais utilizar para isso, se esse é o seu caso, a gente tem certeza que esse artigo vai te ajudar!

6 estratégias digitais para fidelizar clientes

Separamos aqui 6 estratégias que a sua empresa pode adotar se está preocupada em reter clientes tanto quanto conquistá-los. Aqui, você vai encontrar dicas de atuação desde o conteúdo que pode ser explorado, canais de distribuição e atitudes da equipe que, em conjunto, podem gerar excelentes resultados.

Vamos começar falando dele, o bom e velho e-mail. Acompanhe!

1. Explore sua lista de contatos via e-mail

Ele foi uma das primeiras ações adotadas em estratégias digitais e segue em alta: segundo dados da Pew Research, 92% dos adultos que utilizam a internet possuem uma conta de e-mail ativa, desses, 61% verificam a caixa de entrada diariamente. Outro número interessante vem da McKinset & Company, que mostra que funcionários de empresas passam até 13h semanais verificando e-mails.

Se a sua empresa atua B2B, esses são ótimos números para ter em mente na hora de planejar como fidelizar clientes.

É importante que você segmente a lista de e-mails podendo enviar para cada destinatário um conteúdo condizente com a sua necessidade. Você pode saber melhor como fazer essa segmentação ao verificar o comportamento de navegação e histórico de compras, por exemplo.

Neste tópico também cabe uma dica muito importante: nunca compre listas de e-mails! Você estará disparando material para quem nunca ouviu falar da sua empresa e pode nem ser o seu público, de fato. Trabalhe com os contatos que você já tem!

2. Tenha conteúdo específico para o seu cliente

Não é a primeira vez que falamos aqui sobre a importância de conhecer a fundo o seu cliente. E isso pode se refletir no conteúdo que você produz. Foque também em conteúdos que falem sobre o mercado dele, assim, você mostra que não apenas presta um serviço ou vende um produto, mas que entende as necessidades do cliente e do mercado em que ele atua.

3. Invista em suporte técnico de qualidade

Imagine que você tem um problema e precisa resolvê-lo com a empresa. Já dá até um desânimo de pensar em ter que explicar a mesma coisa para vários atendentes, ficar horas à disposição do atendimento e confirmar seus dados mil vezes, certo? Aposto que se você já precisou cancelar algum serviço, já passou por isso.

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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

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Então, é natural que o cliente já chegue ao seu atendimento um pouco desconfiado. E é aí que você tem a chance perfeita de encantá-lo. E não tem segredo: basta ser eficiente, resolver com agilidade e melhor ainda se você se antecipar aos problemas dele, dando dicas extras de como otimizar os processos.

4. Ofereça materiais ricos

E se a dúvida que surgiu no consumidor foi, justamente, em um sábado à noite, quando você não pode atendê-lo? Esperar para resolver na segunda-feira não é uma opção, afinal, ele precisa de uma resposta e irá encontrá-la, com você ou com seu concorrente.

A utilização de materiais, sejam e-books ou vídeos, por exemplo, que respondam às principais dúvidas pode ser uma ótima escolha que, além de ajudar o consumidor a não ficar sem resposta, agregam valor ao seu serviço.

Eles também agilizam o trabalho do setor de atendimento que, ao invés de responder às mesmas perguntas muitas vezes, podem apenas mandar um link onde a dúvida é solucionada.

5. Explore as redes sociais

Elas são fundamentais para quem quer gerar leads (já mostramos aqui como fazer isso para indústrias e para empresas de tecnologia) e têm papel fundamental na hora de fidelizar clientes. Uma boa comunicação nas redes sociais aproxima o público e aumenta a percepção de valor da marca, mas, para que isso aconteça, existe um detalhe muito importante: a comunicação utilizada em cada plataforma.

Ainda que o seu público seja o mesmo em todas elas, o tom adotado deve ser diferente. Cada rede tem seu objetivo, portanto, não dá para postar no Instagram o conteúdo gerado para o LinkedIn, certo? Entenda melhor o comportamento do cliente em cada uma das plataformas e adeque sua linguagem a ela.

6. Mantenha o cliente informado sobre a sua empresa

Além de manter contato com ele e se fazer presente na caixa de entrada, você mostra que a sua empresa está em constante evolução e buscando sempre as melhores soluções para o cliente. Enviar releases institucionais, por exemplo, é uma boa forma de manter a proximidade e ter um canal de comunicação direto.

Essas estratégias digitais também têm outra função interessante além de fidelizar clientes: elas são um bom termômetro de como anda a qualidade do seu produto ou serviço e, ao monitorá-las, você consegue ver como anda a percepção da sua marca junto ao público.

Percebeu que a sua empresa está precisando investir em estratégias digitais? A Tsuru está pronta para te ajudar! Fale com um de nossos especialistas e saiba outras formas de reter clientes e potencializar seus resultados!