Não restam dúvidas de que o Marketing Digital se consolidou e, hoje, é o mais produtivo meio para marcas se relacionarem com seus públicos e darem mais notoriedade para os seus serviços e produtos. Ficar de fora é um erro. Um grande erro. É dizer não para o crescimento, para os bons negócios, para estratégias que visam colocar um empreendimento em posição privilegiada, sobretudo em relação à concorrência.

Apesar de o Marketing Digital já ter mostrado a sua força e importância, algumas empresas ainda apresentam resistência e não realizam ações focadas no online, onde tudo acontece e de uma maneira mais rápida, mais econômica e mais democrática. Só para você ter uma ideia, menos de 1% das empresas investem verdadeiramente em campanhas digitais, um número irrisório perto da importância para um negócio que visa expandir suas ações, aumentar seu alcance e estabelecer uma conexão mais direta com o seu público. Não faça parte dessa estatística.

Hoje, traremos aqui 6 motivos que justificam a permanência no Marketing Digital, de modo que você sequer considere a equivocada ideia de ficar de fora disso.

1. Marque presença na Internet e seja relevante

Antes de tudo, é importante ter canais digitais sempre abastecidos com informações sobre o seu negócio e sempre prontos para responder às perguntas daqueles que procuram a sua empresa. Justifique a presença digital do seu empreendimento fazendo isso de maneira completa, isto é, produzindo um bom conteúdo e distribuindo no site, no blog, nas demais redes sociais, enfim, em todos os seus canais. O segredo é este: estar sempre no caminho do seu potencial público. Lembre-se que, atualmente, recorrer à Internet para conhecer melhor uma marca e saber o que ela tem a oferecer é um hábito absolutamente comum. É importante, portanto, ter uma presença relevante no cenário online.

Lembre-se que, atualmente, recorrer à Internet para conhecer melhor uma marca e saber o que ela tem a oferecer é um hábito absolutamente comum. É importante, portanto, ter uma presença relevante no cenário online.

Isso vale tanto para pessoas que fazem buscas sobre a sua empresa quanto para aquelas atrás de informações sobre o seu segmento, sem necessariamente especificar uma marca. Para um caso ou para o outro, estar na Internet é vital para quem deseja crescer no mercado.

2. Identifique o seu público

Outro motivo que justifica a importância do Marketing Digital é a possibilidade de estabelecer um diálogo com o seu próprio público, evitando, assim, uma conversa com pessoas que não se transformarão em leads. Identificar o público certo é um primeiro passo. O seguinte é saber a hora de falar, de abordar e de se apresentar como solução. Sim, saber a hora certa para falar com o público-alvo é tão importante quanto identificá-lo como tal.

 Identificar o público certo é um primeiro passo. O seguinte é saber a hora de falar, de abordar e de se apresentar como solução.

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Ao identificar o público e o melhor momento de começar uma conversa com ele, ponha em prática as estratégias previamente pensadas, de modo que a sua campanha ganhe forma e, efetivamente, cumpra o seu papel de encantar essas pessoas.

3. Deixe a concorrência para trás

Use ao seu favor o fato de muitas empresas não investirem fortemente no digital. Esta é a sua oportunidade de potencializar as suas ações, sair na frente e chamar a atenção do seu público-alvo. Aposte no bom conteúdo, no relacionamento, na sua relevância online e construa uma boa imagem para os seus potenciais clientes. Desta maneira, o seu negócio se destaca em relação à concorrência e, naturalmente, ganha muito com isso.

4. A importância de ter uma audiência qualificada

Um passo seguinte ao de identificar o público-alvo é transformá-lo em uma audiência qualificada, isto é, em leads qualificados. Para isso, é importante conhecer os hábitos dessas pessoas, seus interesses, o que buscam, com o que trabalham, enfim, tudo que o ajude a montar o perfil dessa audiência e que facilitará o diálogo com ela. A construir uma audiência qualificada e conhecê-la mais a fundo, sua marca está mais pronta para entrar em cena para apresentar a solução.

5. De olho nos resultados!

Uma das vantagens do Marketing Digital em relação ao tradicional é a possibilidade de fazer ajustes numa campanha tão logo ela vá para o ar. Se uma ação não gerar o retorno esperado, por exemplo, é simples promover as mudanças necessárias, de modo que atinjam as pessoas certas e passem a mensagem correta. Para isso, é fundamental ficar de olho nos resultados. Acompanhe o que as pessoas fazem quando são impactadas pelo seu conteúdo. Quantas abrem o seu e-mail marketing? Quantas clicam nos links enviados? De que maneira recebem o seu conteúdo? Das pessoas que seguiram para o carrinho de compras, quantas concluíram, de fato? As respostas para estas e outras perguntas o Marketing Digital dá a você e, com elas, você monta o perfil do seu público, o que facilita e muito o relacionamento.

6. Baixo custo

Outra interessante vantagem do Marketing Digital diz respeito ao seu baixo custo, principalmente quando comparado aos altos custos do tradicional. Isto fica ainda mais evidente quando lembramos que investir em publicidade para televisão, rádio, jornais, revistas e no mobiliário urbano (outdoor, entre outros), por exemplo, o gasto é muito maior. Vale lembrar que o retorno, nestes casos, nem sempre é proporcional ao que foi investido.

Além de muito mais eficaz, o Marketing Digital oferece muitas vantagens para o seu negócio. Os 6 motivos acima são os principais deles. Quer conhecer os outros? Entre em contato com a Tsuru Agência Digital.