Que os chatbots são o futuro do atendimento ao cliente, você já sabe. O RD Summit 2017 levantou a bola e nós falamos mais sobre o assunto aqui. Agora fica a pergunta: de que maneira usar essa ferramenta a favor da sua empresa? O artigo de hoje tem o objetivo de trazer respostas para essa pergunta.

Antes de tudo, duas informações importantes sobre a ferramenta que justificam o seu uso: ela reduz significativamente o abandono do visitante, uma vez que aposta numa abordagem inteligente que privilegia a interação; ela permite que as soluções sejam dadas com mais agilidade, uma vez que o atendimento humano passa a ser focado em casos mais complexos.

Dito isso, vamos aos principais usos dos chatbots a fim de agilizar a interação da sua empresa e garantir a satisfação do seu cliente:

1. Conversas que se transformam em ações de marketing

Ao realizar uma conversa mais leve, em que a sua marca compartilha imagens e tudo mais que irá transformar o seu potencial cliente em leads engajados, os chatbots dão margem à realização de campanhas de marketing mais precisas, uma vez que são baseadas nos feedbacks obtidos nessas conversas.

2. Importante para a geração de leads

Ao atender um lead e sanar as suas necessidades, os chatbots dão à sua marca a oportunidade de prolongar o relacionamento com seus potenciais clientes. Isso pode se dar por meio de e-mail marketing e de SMS, por exemplo. Além disso, ao estabelecer diálogo com um lead e obter informações sobre ele (necessidades, relação com sua marca, etc), sua equipe comercial torna-se mais capacitada para entrar em cena e encaminhá-lo para o funil de vendas.

3. Atendimento ao cliente

Eis aqui o principal uso de um chat automático. Seu propósito maior é de reduzir as filas de atendimento online, o tempo de espera e, consequentemente, eliminar as dúvidas mais comuns de forma mais prática e rápida.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

4. Realizar pesquisas de opinião

Os chatbots também possibilitam a realização de pesquisas que, ao contrário das que estamos acostumados a ver, não repelem o público. Pelo contrário! A conversa amistosa, objetiva e nada invasiva, o aproxima ainda mais de sua marca.

5. Base de dados e CRM qualificados

O que se ganha, de fato, com tal qualificação? Ao classificar e ter acesso à base de dados e realizar a integração com o sistema CRM, o chat automático entrega informações do contato que irão sugerir qual é a melhor maneira de estabelecer com ele uma conversa. Qualificá-lo após esse diálogo também irá ajudar a sua empresa em abordagens futuras a esse mesmo lead.

6. Agendamento de forma mais simples

Outra facilidade dos chatbots é a rapidez com que reservas e agendamentos são feitos. Por que não adotá-lo? Resolva essa questão com mais simplicidade e com mais praticidade.

7. Suporte no ensino

Os chats automáticos têm também importante usabilidade em processos de ensino e aprendizado, visto que, de posse do conteúdo das aulas, pode manter conversas com alunos a respeito de um assunto específico abordado em sala sobre qualquer uma das matérias do curso em questão.

Como você pode ver, o chatbot é a evolução do atendimento ao cliente, mas não se limita a esta tarefa. Os 7 usos acima não deixam dúvidas de que a ferramenta é indispensável para o sucesso do seu negócio. Implemente em sua empresa! Em caso de dúvida, fale conosco.