O Inbound Marketing trouxe, para os negócios B2B, a chance de se posicionarem digitalmente, alcançar o seu público e, claro, fechar mais vendas. Os materiais ricos, parte importante dessa metodologia, têm um papel especial quando falamos na geração de leads para a indústria. Mas não são todos que trazem bons resultados! Especialmente quando falamos de indústrias.

Isso porque a exigência do público acaba sendo maior, afinal você está se posicionando como um especialista em determinado tema. Por isso, saber qual o melhor tipo de material rico para cada momento é essencial para gerar leads.

Neste artigo, você conhecerá 7 tipos que costumam fazer sucesso nas estratégias digitais do mercado B2B. Acompanhe!

Material rico: 7 formatos que ajudam a gerar leads para a indústria

O número de visitantes do seu site não é ruim, mas a sua base de oportunidades de negócio insiste em ficar estagnada? Então, está na hora de começar a pensar em aumentar a taxa de conversão dos usuários para leads. A resposta está na oferta de um material rico.

Como o nome sugere, ele precisa ser rico em informações e agregar valor real para o usuário. Felizmente, são muitas as formas que você pode explorar para atrair a atenção com sua proposta e conseguir os contatos que tanto deseja. Confira na sequência os principais.

1. E-books

Não dá para começar a falar em material rico sem citar os e-books. Isso porque eles refletem exatamente o que essa tática propõe: entregar valor ao usuário. Por isso, é tão recomendado para a captação de leads para a indústria. Nos livros digitais, você tem a chance de aprofundar um assunto e trazer detalhes sobre uma solução. São oferecidos por meio de landing pages, onde o visitante preenche alguns dados para, então, ter acesso à oferta.

2. White paper

Muitos ainda os confundem com os e-books, mas o white papers são outro tipo de material rico que ajuda a gerar leads para a indústria. Na verdade, podem até ser definidos como um passo além ao livro digital, que é mais focado em conceitos. Aqui, o tom é mais formal, quase acadêmico e as informações são bastante técnicas. O conteúdo aborda um tema que será explorado com base em referências relevantes, que visam a propor uma análise mais apurada sobre o assunto.

3. Webinars

Este material rico é em formato de vídeo e costuma performar muito bem quando o objetivo é converter leads para a indústria. Aqui, você disponibilizará um seminário, uma palestra ou uma conferência, 100% on-line, com um de seus especialistas. Os webinars podem ser ao vivo e ficarem salvos para que os usuários possam assisti-los depois.

4. Infográficos

Por terem menos textos, muitos acreditam que esse seja um material rico mais simples. Entretanto essa percepção está bem equivocada! De fato, infográficos têm um apelo mais visual que textual, mas isso não quer dizer que eles tenham menos conteúdo. Até porque eles são altamente recomendados para assuntos que têm uma boa quantidade de dados a serem expostos e referências que os corroborem.

5. Ferramentas on-line

Estas têm como foco simplificar a vida do usuário oferecendo a ele um modelo pronto ou template que simplifique seu trabalho. Planilhas e checklists são bons exemplos. Esse costuma ser um dos materiais ricos que mais convertem leads para a indústria justamente por conta da sua aplicabilidade no dia a dia do usuário.

6. Kits

São verdadeiros “pacotes de soluções”. Neles, você oferece uma série de materiais de diferentes formatos, todos com foco em um tema. Ao montar um kit com seus materiais ricos, a proposta de valor se torna muito maior do que quando oferecidos individualmente.

7. Estudos de caso

Para a indústria, esse tipo é bem valioso, pois é onde sua empresa poderá explorar os seus cases de sucesso. O material precisa expor o problema, a solução e os resultados que o seu produto levou para algum dos seus clientes.

Como você pôde ver, existem diversos modelos de materiais ricos e cada um deles atua de uma forma distinta. Portanto, não existe melhor ou pior, mas sim aquele mais adequado ao momento do usuário na jornada de compra e o que se quer transmitir por meio dele.

Mas lembre-se: para que seu material rico faça sucesso, é preciso atrair as pessoas certas para acessá-lo! No artigo “Como atrair compradores qualificados para a indústria B2B”, a gente te ajuda a entender como conseguir isso. Boa leitura!