Já pensou em usar o Pinterest para aumentar o alcance da sua empresa na web? Ótimo. Segundo um estudo realizado pela ShareThis referente ao terceiro trimestre deste ano, o compartilhamento de fotos e vídeos na rede social registrou um crescimento significativo: de 19,2%, seguido pelo LinkedIn com 15,1%. Tal crescimento tem sido mais rápido, inclusive, que o do Facebook, do Twitter e também do e-mail.

Antes de qualquer coisa, vamos definir o Pinterest. Assim como a maioria das redes sociais, esta também promove o compartilhamento de conteúdo. É possível reunir fotos e vídeos da Internet em grupos específicos de acordo com um tema, marcá-los com pins (tais como aqueles alfinetes de mural de fotos)  e compartilhá-los com os amigos. O usuário também pode subir imagens do próprio computador ou então marcar, através do botão Pin it, aquelas que ele viu na Internet e achou mais interessantes. Este último tem função semelhante ao “curtir” do Facebook.

Minha empresa deve apostar no Pinterest?

Esta é uma pergunta que você deve se fazer antes de criar uma página no site. Se a sua marca tem forte apelo visual, vale a pena. Se além disso o seu público-alvo for basicamente formado por jovens (eles são maioria lá), mais um bom motivo para investir. Agora se a imagem não influenciar tanto nos seus negócios, talvez seja mais interessante focar em outras redes sociais.

Chegou à conclusão de que realmente vale a pena marcar presença neste território? Então siga as dicas abaixo para aproveitar o melhor da rede e realizar um ótimo trabalho:

1 – Antes de tudo, defina quais serão os boards da sua empresa no Pinterest. Para isso, liste os assuntos mais relevantes e que fazem parte do seu universo e mantenha-os separados em grupos.

2 – Classifique cada board com categorias de modo que a página da sua empresa seja facilmente achada numa busca por palavras-chave. Quanto mais palavras relacionadas, melhor.

3 – Como já havíamos dito, o aspecto visual é extremamente valorizado no site. A imagem acima não deixa dúvida. Aproveite-se disso para evidenciar seus produtos. Aproveite também para explorar a força das imagens em diversas situações, sobretudo em datas comemorativas.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

4 – Mantê-la sempre atualizada é importantíssimo. Assim como nas demais redes sociais, páginas sem conteúdo ou pouco atualizadas não despertam o interesse do público. Conquiste-o com belas imagens e não abra mão de fazer isso frequentemente.

5 – Outra maneira de também ter uma página atraente é através de uma bela imagem de capa. Não resta dúvida de que no Facebook, por exemplo, elas são fundamentais para chamar a atenção do público. No Pinterest, obviamente, isso não seria diferente.

6 – Em muitos casos, convém trazer conteúdo da web para alguns dos seus boards. No entanto, produzir imagens próprias e que por si só vendam bem o seu negócio é muito mais vantajoso. Faça isso e estimule nos usuários o interesse em repinar suas imagens. Lembre-se que assim, o seu negócio terá mais visibilidade.

7 – Quer um canal para apresentar a equipe que está por trás de todo o trabalho realizado pela sua marca? O Pinterest é uma boa opção. Crie um board para isso e mostre quem ajuda a fazer o seu negócio acontecer. Humanizar a ferramenta através de fotos do seu time é uma excelente maneira de fidelizar e de também chamar mais atenção para a sua empresa.

8 – Não é só de fotos que vive o Pinterest. Os vídeos também têm vez por lá. Produza alguns que falem sobre o seu produto de forma criativa e original e aguarde os pins que certamente virão. Tutoriais, por exemplo, também são muito bem-vindos.

As dicas para incrementar a página da sua marca no Pinterest não param por aí. Para ficar por dentro de outras, entre em contato conosco!