Você já viu aqui, nesta publicação, a importância do engajamento para turbinar as ações da sua empresa. Hoje, voltaremos ao assunto, mas falaremos especificamente sobre as maneiras possíveis de conquistar o público e motivar as pessoas a interagirem com uma marca, especialmente na rede de Mark Zuckerberg, que ainda figura em primeiro lugar no que diz respeito à adesão de novos usuários. Não restam dúvidas: o Facebook é ainda a maior rede social da atualidade. E não para de crescer.

Quando falamos em engajamento, estamos nos referindo diretamente às formas de interação e, mais do que isso, aos ganhos que este tipo de relacionamento com o público pode trazer de positivo para um negócio. No meio digital, nada mais é do que a capacidade que uma publicação tem de estimular nos usuários a vontade de comentar, curtir, compartilhar o que é lançado por alguém ou por uma marca. Explorar isso no Facebook é ainda mais importante dada a visibilidade da rede, o seu alcance e as possibilidades de negócio que isso pode proporcionar.

Engajamento é a capacidade que uma publicação tem de estimular nos usuários a vontade de comentar, curtir, compartilhar o que é lançado por alguém ou por uma marca.

Engajar é preciso. Há maneiras eficazes de pôr isso em prática de maneira inteligente e, com isso, ver o desempenho de uma empresa melhorar consideravelmente. A seguir, listamos 9 dicas de posts que podem gerar mais engajamento e que você deve incluir o quanto antes  na sua programação.

1 – Faça citações


Quando se fala em engajamento, um dos recursos que primeiro vêm à mente são as citações. Frases de efeito notoriamente conhecidas de personalidades, trechos de livros ou de músicas, por exemplo, são comumente usados pela força que têm com o público, especialmente quando não se trata de uma escolha aleatória. Se fizer sentido com o propósito da empresa, maior será a identificação do público impactado por aquela publicação.

2 – Lance perguntas


Perguntas são um convite à conversa. Ao lançá-las, as pessoas sentem-se motivadas a manter um contato e isso se dá de forma bem simples: respondendo-as. Perguntas costumam funcionar justamente por isso. Vale dizer também que quanto mais sucintas elas forem, melhor. As chances de serem lidas (e respondidas) são maiores.

3 – Apresente dicas


Se há um tipo de publicação que tem a capacidade de fisgar a atenção do público, podemos fizer que as dicas cumprem muito bem esse papel É praticamente impossível passar por uma publicação que promete listá-las e não ter a curiosidade de conhecer o que ela traz de tão interessante. Dicas são sempre bem-vindas. Vale muito a pena apostar nesse tipo de conteúdo.

4 – Recorra aos memes


Quando se trata de oportunidade, os memes são os recursos mais certeiros. É preciso, portanto, estar ligado no que está bombando, é preciso saber quais são os memes da vez e, sobretudo, conhecer bem o seu público para tentar prever se a receptividade e compreensão serão as esperadas.

5 – Use e abuse de imagens


Imagens são sedutoras. Se forem bem produzidas, então, maiores as chances de a sua publicação fisgar o público na primeira olhada. Não que publicações que se resumam a texto não tenham o seu valor, mas se elas estiverem atreladas a uma imagem, o desempenho será muito melhor.

6 – Explore o alcance dos vídeos


Se boas imagens têm muito apelo com o público, bons vídeos tem mais ainda, uma vez que são eles os responsáveis pelo maior alcance orgânico dentro do Facebook. Vai lançar alguns na página da sua empresa? Então siga esta dica: para garantir uma melhor performance, convém upar direto na rede social para que a reprodução se dê lá mesmo.

7 – Invista em call to actions


Os CTAs são ótimos aliados, uma vez que ajudam a aumentar a taxa de conversão de sites. No Facebook eles são tão eficazes quanto, pois motivam os usuários a executarem algum tipo de ação, seja um comentário, seja um clique num link, só para citar dois exemplos.

8 – Publique links

Uma das maiores vantagens de publicar links no Facebook é o fato de isso gerar um aumento de tráfego para o site da empresa. Lance-os em sua página atrelados a boas imagens a fim de atrair a atenção dos usuários e estimular neles a vontade de clicar.

9 – Conte histórias


Apresente a sua empresa ao seu público. De que modo? Através de histórias. No marketing online, a maneira mais certa de gerar engajamento assim é por meio de storytelling, que ajuda a mostrar quem faz o seu negócio acontecer, os cases e tudo mais que você considera interessante passar para as pessoas que o acompanham.

Oito dos nove casos que exemplificam as dicas acima são de clientes atendidos pela equipe da Tsuru Agência Digital. Eles mostram como é possível colocá-las em prática a fim de turbinar as ações de uma empresa no ambiente digital. Assim, a presença delas se torna mais marcante, mais relevante, o que faz com que atinjam de forma mais direta e mais eficaz o público-alvo.

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