Investir em uma parceria externa com uma agência digital ou ter por perto um time de marketing? Essa é uma dúvida de muitos gestores e diretores de marketing que perceberam que investir no online é uma urgência para sobreviver em qualquer mercado.

Embora os custos sejam os primeiros dados que saltam aos olhos, nem sempre eles são o melhor indicativo de que uma das opções é a melhor para a sua empresa. Hoje, vamos fazer um apanhado geral que irá ajudar você a definir, de uma vez por todas, qual modelo é o mais adequado para o seu caso.

Então, vamos começar!

Por que investir em uma equipe de marketing?

Seja uma agência digital ou uma equipe in-house, você precisa de profissionais especializados cuidando do marketing da sua empresa. E, se você já deu os primeiros passos no Inbound Marketing, sabe que uma boa estratégia de conteúdo engloba muito mais que apenas blogposts e e-mail marketing.

Muitos ainda acreditam que um único profissional é capaz de planejar, escrever, nutrir, programar, analisar os dados, fazer compra de mídia e acompanhar de perto tudo que acontece nas campanhas, mas, só de ler, você já deve ter percebido que essa não é uma boa ideia, não é mesmo? Dentro de um time de marketing existem profissionais com diferentes atribuições e cada uma delas vital para o bom funcionamento de todos os processos.

Um profissional de planejamento, por exemplo, vai saber estipular ações que conduzem o prospect pela jornada de compra, enquanto um redator irá conseguir adequar a linguagem para atingir o cliente ideal e otimizar o conteúdo com técnicas de SEO e os profissionais de mídia é quem sabem mesmo a respeito de segmentação, performance e relatórios.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Juntar todas as funções em um único profissional, é a receita perfeita para que nenhuma das tarefas envolvidas no funcionamento da campanha sejam executadas com maestria. Então, é importante que você saiba que, independentemente do modelo escolhido, contar com uma equipe multidisciplinar é essencial.

Equipe interna: vantagens e desvantagens

Algumas empresas já contam com um setor de marketing dentro da estrutura, então, parece fácil a este setor o digital, certo? Errado! O marketing tradicional e o digital têm diferenças importantes, embora pareçam a mesma coisa: um profissional de mídia que atua com marketing tradicional pode não entender nada sobre negociações com plataformas e relatórios vindos do Google Analytics, por exemplo.

Mas, ter uma equipe interna pode ser vantajoso dependendo do seu tipo de negócio.

As vantagens de contar com uma equipe interna

  • Alinhamento: vocês estão todos no mesmo ambiente e isso melhora a comunicação, facilitando que o trabalho corresponda às expectativas;
  • integração: estar próximo de diferentes equipes torna trabalhos multidisciplinares mais fáceis de serem executados;
  • exclusividade: a equipe trabalha apenas para a sua empresa, não dividindo esforços com outros clientes.

Entretanto, o modelo também tem desvantagens

  • Qualificação: a área digital tem novidades todos os dias, por isso, os profissionais devem estar constantemente atualizados. E a empresa tem papel significativo nisso, devendo oferecer palestras, mentorias e treinamentos que mantenham os profissionais evoluindo;
  • composição da equipe: você deve conhecer os trâmites para a contratação de profissionais, certo? O tempo que compor uma equipe do zero pode levar impacta diretamente no orçamento, uma vez que o foco está no processo e não no corebusiness do negócio;
  • espaço físico: cada vez mais estamos tentando otimizar os espaços e reduzir custos. Ter uma equipe própria de marketing dentro da empresa demanda investimentos em estrutura e equipamentos.

Os prós e contras de contratar uma agência digital

Essa opção tem se tornado cada vez mais frequente por um motivo: tirar a equipe de marketing de dentro da empresa faz com que você se concentre no que o seu negócio precisa focar. Afinal, está na mão do outro time traçar as suas estratégias e emitir os relatórios que comprovem a eficácia das ações.

Os prós da agência digital

  • Padronização: uma equipe interna pode ter a vantagem de estar sempre perto da diretoria e dos grandes tomadores de decisão, mas isso normalmente se traduz em uma comunicação informal e nada padronizada. Com uma agência digital tudo é registrado e existe um checklist rigoroso a ser cumprido junto ao cliente;
  • escalabilidade: aumentar os investimentos em marketing conforme os resultados forem surgindo é muito mais fácil quando se conta com uma agência digital terceirizada. Como a estrutura já está pronta, os investimentos são muito mais viáveis do que se você precisasse atualizar todo o seu setor;
  • experiência: por atender outros clientes de diferentes segmentos, as agências digitais contam com muito mais expertise que um time interno recém-formado. Com tempo de atuação, reduzem-se os erros por torná-los previsíveis;
  • multidisciplinaridade: cada área tem um profissional responsável. Nas agências digitais, não há duas funções sendo exercidas pela mesma pessoa, deixando com que a equipe tenha foco total à sua demanda.

E agora, os contras

  • Proximidade com a marca: o alinhamento entre empresa e agência digital é fundamental para um bom relacionamento e, claro, resultados. Como a agência tem outros clientes na sua carteira, ela estará pensando apenas no marketing do seu negócio, não na sua marca como um todo. Isso tem tudo a ver com o alinhamento de expectativas e comunicação e pode ser facilmente contornado;
  • menos controle dos processos: afinal, eles estão na mão da agência. Claro que o cliente é informado de cada etapa e tem um checklist, como mencionamos acima, para ter uma visão do que foi e do que ainda precisa ser feito, mas o desenvolvimento dos processos fica a cargo da agência.

Neste post, tentamos mostrar a realidade das vantagens e desafios de cada modelo, então, lembre-se: não existe melhor ou pior, existe a solução mais adequada para o seu caso. O que importa é que, tanto equipe interna quanto agência digital, você precisa ter um time auxiliando o marketing online do seu negócio!

E aí, conseguiu ter uma visão mais clara do que é melhor para o seu negócio? Se a sua escolha for terceirizar com uma agência, que tal começar conversando conosco? É só clicar aqui e falar com um dos nossos especialis