Empresas com baixo faturamento, em queda e que não oferecem uma boa experiência aos seus clientes. O mercado brasileiro, de um modo geral, ainda engatinha no que se refere às suas relações comerciais e de marketing. O amadorismo ainda é predominante, especialmente pelo fato de essas empresas não terem à frente de suas equipes pessoas realmente qualificadas para assumi-las. Neste artigo, mostraremos em quais pontos o nosso mercado ainda precisa evoluir para se consolidar e dar a tão esperada guinada para cima.

Definição de orçamento

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários e pelos profissionais do comercial e do marketing diz respeito ao investimento feito tomando como base um período anterior. Há quem destine o mesmo valor, embora o resultado de outro ano não tenha sido satisfatório. Agora, analise e responda: faz sentido definir o orçamento do mês corrente considerando o investimento feito em outros anos cujos retornos foram aquém do esperado? Não faz sentido. É preciso haver coerência para considerar o faturamento e o valor investido numa agência de Inbound Marketing, por exemplo. Deve-se levar em consideração também uma série de fatores que irão ajudá-lo a definir o orçamento ideal, entre elas, as suas ambições comerciais para o seu negócio.

É preciso saber investir

Investir apenas não basta. É preciso entender o negócio, é preciso cercar-se de profissionais que entendem que tipo de investimento precisa ser feito para alcançar as metas desejadas. Se apenas investir, sem o suporte de uma empresa capacitada para tal, fosse fácil, bastaria destinar uma verba, colocar o comando dos canais digitais nas mãos de um profissional interno com um salário médio no mercado e esperar os resultados positivos aparecerem. Mas não é tão simples assim.

Analise empresas que não param de crescer

Aplicar a verba requer análise do cenário e requer, sobretudo, um estudo sobre as empresas que, apesar do momento de crise que vivemos, continuam crescendo. Procure saber quanto elas investem e como distribuem suas receitas. Tome conhecimento também do quanto elas destinam para o marketing, para as vendas e como administram e conduzem a experiência dos clientes. Tenha como referência os casos de sucesso e não se prenda a achismos e a investimentos baseados no que você julga ser necessário e suficiente, por maior que seja o seu conhecimento sobre o segmento em que atua. Pesquisar, entender como essas empresas conseguem se manter positivas é fundamental para não viver atirando no escuro. Mais vale focar em um investimento maior, mas com mais garantias de trazer um retorno positivo, do que poupar demais e viver à espera de um resultado que nunca virá.

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Onde essas empresas mais acertam?

Em muitos aspectos, mas merece destaque a ótima experiência que dão aos seus clientes. Estas empresas veem, constantemente, suas receitas crescerem a partir do momento em que os vendedores se dedicaram mais a essa relação e não tanto a questões administrativas, que pouco ou nada impactam em suas funções. Cabe a esses profissionais se dedicarem a atividades que, efetivamente, culminem em vendas.

Por fim, é importante se adaptar ao novo, às novas relações, às novas maneiras de fazer negócio. O mercado está em constante movimento. Ações que davam certo ontem não necessariamente darão amanhã. As empresas brasileiras precisam estar atentas a isso, precisam contar com profissionais verdadeiramente capacitados e não devem ter medo de investir. São atitudes assim que farão com que as empresas, enfim, saiam do amadorismo.

O mercado está em constante movimento. Ações que davam certo ontem não necessariamente darão amanhã.

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