Qual é a sua intenção ao criar páginas e perfis da sua empresa nas mídias sociais: estar na moda ou aumentar as vendas? Se você ficou com a segunda opção, ou seja, se você tem como objetivo melhorar o desempenho do seu negócio e conquistar tanto o público quanto relevância no mercado, vale a pena ficar ligado nas dicas abaixo.

Não abra mão de um bom planejamento

Diariamente, o público é bombardeado por novidades, lançamentos, promoções de empresas dos mais diversos segmentos. A Internet, como já dissemos algumas vezes aqui, democratizou o acesso à informação. Perde quem abre mão de aproveitar isso ou não o faz de maneira organizada. Antes de pôr em prática qualquer ação, elabore um planejamento estratégico, considerando todas as metas da sua empresa, a fim de fazer dela atraente aos olhos do público. Um planejamento para ações online prevê riscos e indica o que vale a pena fazer para que objetivo, isto é, o aumento das vendas, seja possível.

Produza um conteúdo de qualidade

De que adianta estar presente nas mídias sociais se não há uma dedicação em produzir um conteúdo envolvente, capaz de reter o público e de torná-lo consumidor fiel ao seu negócio? A qualidade do que você leva aos perfis da sua empresa em tais canais é fundamental. Seja original, criativo, fale do universo do seu produto ou serviço e claro, divulgue-o de forma natural, mas com cuidado para não parecer invasivo ou comercial demais. Pense no tipo de conteúdo que o agradaria, o que faria com que você se encantasse por uma marca das mídias sociais. Este é um bom exercício que irá ajudá-lo a definir o que dizer e como fazer isso na Internet.

[Webinar]

Não deixe o seu marketing em quarentena. Saiba o que fazer!

Webinar sobre os desafios da quarentena para o mercado e ações práticas de marketing que você pode executar para diminuir os impactos da crise e te ajudar a passar por este momento.

Acesse aqui e assista agora

Esteja pronto para esclarecer dúvidas

Ter uma equipe de SAC é também muito importante para esclarecer as dúvidas de quem recorre às marcas nas mídias sociais ou simplesmente faz menções soltas, sem marcá-las. É sempre bom ter à disposição pessoas treinadas, que dominem muito bem o que a sua empresa oferece, para apresentar soluções e fazer com o público fique sempre com uma impressão positiva do seu negócio. Ignorar ou demorar para responder aos questionamentos, de uma maneira ou de outra, irá impactar negativamente nas suas vendas.

E-BOOK

Aprenda a investir em Marketing Digital sem medo de errar!

Um guia básico com o passo a passo para pequenas e médias empresas atingirem e conquistarem clientes na internet.

Baixe aqui o e-book "Os primeiros passos para PMEs no Marketing Digital"

Por falar em equipe…

equipe de mídias sociais

Esteja cercado de pessoas que vestem a camisa da sua empresa e que tenham como propósito fazê-la crescer nas mídias sociais. Um grupo unido e motivado por um mesmo ideal tem mais chances de gerar resultados positivos. Faça reuniões frequentes para analisar o andamento das ações planejadas e o papel de cada um no processo. Aproveite que a equipe está unida para promover mudanças que visam melhorar o desempenho e que levem ao sucesso de todo trabalho realizado por uma soma de esforços.

Esteja onde seu público está

Outra coisa que também conta muito para o aumento das vendas é saber identificar em quais dos diversos canais online o seu público está. Pesquise grupos, comunidades, redes sociais específicas que concentrem um grande número de potenciais consumidores do seu negócio. As chances de você converter essas conversas em vendas são maiores, uma vez que tais pessoas já estão naturalmente inclinadas a consumir o que a sua empresa comercializa.

Acompanhe os resultados

De que adianta pôr em prática as ações que você pensou lá na etapa de planejamento se você não sabe se elas deram o retorno esperado? Mensurar os resultados é importantíssimo! É isso o que vai mostrar se o que você planejou deu certo ou se o ideal é sentar novamente com a equipe, identificar os erros e seguir um novo caminho.

As 6 dicas acima não podem ser desprezadas se o seu objetivo é aumentar significativamente o volume de vendas através das mídias sociais. Se estiver interessado em saber mais detalhadamente sobre cada uma delas e quiser outros conselhos, fale conosco!

E-book: Facebook para negócios locais