Quando falamos em anúncios digitais, é comum que a automação de marketing surja como um assunto. Mesmo para as EdTechs, que já nascem no digital, ainda existem alguns questionamentos sobre o uso dessa metodologia. Para esclarecê-las, reunimos aqui algumas informações importantes sobre como a automatização pode lhe ajudar a alcançar resultados. Boa leitura! 

O que é a automação de marketing? 

A automação de marketing se refere ao uso de tecnologias para automatizar ações. Ela tem como objetivo aumentar o rendimento e a escalabilidade de campanhas e manter o relacionamento com clientes mais personalizado. Logo, você não precisa se preocupar com a proximidade no atendimento. Essa técnica busca entender o interesse do público e seu estágio de compra para, após, fornecer as informações que ele precisa de forma automática. 

É interessante ressaltar que, aqui, não estamos falando de atividades pontuais. Para que a automação de marketing seja realmente produtiva é preciso aplicá-la em todo o processo de venda. Tal efeito é criado por meio de workflows que ativam uma tarefa após a outra, sem a necessidade de ações manuais. Disparos de e-mails, agendamentos de posts nas redes sociais e uso de chatbots são alguns bons exemplos.

Quais são os benefícios da automação de marketing para as EdTechs? 

Usar uma ferramenta de automação de marketing traz inúmeras vantagens para as EdTechs. Além de personalizar e otimizar campanhas, a equipe da instituição pode analisar relatórios e gerar leads mais qualificados e alinhados com as vendas. Por isso, essa é a escolha de, em média, 51% das empresas – segundo levantamento da Email Monday. Para ajudá-lo a mapear todos os benefícios que investir em ações automáticas gera, preparamos uma lista. Veja logo abaixo. 

1. Escalabilidade de negócio e produtividade na equipe 

Escalar um negócio significa melhorar as vendas e o número de clientes sem elevar os custos. Esse é um efeito totalmente plausível com a automatização de ações, já que os processos configurados são replicados para um número expressivo de contatos. Dessa forma, o seu negócio atinge mais pessoas com baixa necessidade de investimentos.

Com as etapas iniciais da venda conduzidas pela tecnologia, sua equipe consegue ser muito eficiente. A Pesquisa Núcleo mostrou que a automação de marketing leva a um aumento de 14% na produtividade e uma redução de 12% nas despesas. Dados assim exemplificam como a escalabilidade é de fato colocada em prática com o uso das ferramentas desse tipo. 

2. Leads qualificados

Escolher um curso ou instituição de ensino é uma decisão que demanda tempo. Logo, a qualificação de leads é importante para que a equipe de vendas invista seus esforços nos interessados que já estão no momento de compra. Com um sistema de automação, é possível qualificar personas por meio do acompanhamento das interações em canais. Ainda, seguir fazendo de forma automática a nutrição daqueles que não estavam prontos para fechar negócio com a sua empresa. 

Segundo o Relatório de Automatização de Marketing de 2021, estes são os principais índices dessa tecnologia em estratégias inbound

  • mais de 3/4 dos entrevistados elevaram suas conversões desde a implementação dessas ferramentas;
  • a quantidade de interessados cresceu cerca de 80% para empresas que utilizam a automação de marketing;
  • houve uma crescente de 451% de leads qualificados

3. Comunicação personalizada 

Mostrar que entende o cliente, personalizando sua comunicação, é indispensável para bons negócios. A partir das campanhas de automação de marketing, pode-se segmentar critérios como interesses, regiões, faixa etária, momento de compra, entre outros. Com isso, você personaliza a comunicação, fazendo com que diferentes personas percorram seus próprios trajetos e não um caminho genérico.

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4. Métricas e acompanhamentos 

Com um sistema de automação de marketing, acompanhar detalhadamente o desempenho das vendas fica fácil. Nele, o diretor pode verificar índices e agir rapidamente para corrigir falhas que estejam sendo executadas. Ainda, há a possibilidade da realização de testes A/B para constatar materiais que entregam resultados. 

Além disso, as métricas também trazem novos insights sobre o comportamento do público em relação às mensagens enviadas. Informações desse tipo otimizam a comunicação e se encaixam em abordagens de vendas como um diferencial da sua instituição.

5. Agilidade 

Assim que uma pessoa estiver pronta para o seu serviço, você deverá entrar em contato com ela o quanto antes. Afinal, quanto mais quente ela estiver, maior será a sua oportunidade. Um estudo realizado pelo MIT deixou clara a importância desse imediatismo. De acordo com a empresa, as chances de negócio aumentam cerca de 100 vezes nos primeiros 5 minutos, comparando com uma tentativa após meia hora. 

Porém, para conseguir categorizar todos os possíveis clientes com essa agilidade, somente confiando em um software. Com um parceiro desses, há a garantia de que nenhum de seus possíveis negócios ficará para trás, direcionando os esforços do time para ações certeiras. 

A automação de marketing é um processo que reflete em grandes ganhos para as empresas. Mas, para isso, ele deve andar alinhado às demais estratégias da comunicação. Já que está por aqui, que tal entender as vantagens de se investir em conteúdo nas vendas das EdTechs? No blog da Agência Tsuru, temos um artigo especial sobre o assunto. Aproveite!