Toda e qualquer empresa que visa se comunicar com a sua audiência deve, antes de tudo, conhecê-la bem e adaptar o seu discurso a ela. Daí a importância do marketing de conteúdo, cujas estratégias têm como meta estabelecer uma comunicação precisa e eficaz com o público-alvo a fim de atender às suas necessidades e interesses.

Para elaborar a estratégia de comunicação ideal para a sua empresa, de modo que ela dialogue com as personas, é fundamental levar em consideração um importante aspecto: a relevância. É isso o que deve conduzir o seu trabalho de relacionamento com o seu público, uma vez que você deve levar aos seus canais um conteúdo extremamente interessante, que crie identificação, que seja capaz de fisgá-lo e, consequentemente, fidelizá-lo. Seu objetivo, portanto, deve ser o de criar buyer personas, isto é, pessoas que serão atraídas pelo conteúdo publicado pela sua empresa através dos canais digitais.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Buyer persona?

Isso mesmo. Buyer persona nada mais é do que o perfil do seu público-alvo traçado a partir de informações que correspondem às pessoas que, de fato, se interessam pela sua marca. O que é levado em conta na construção de tal perfil? O comportamento, os hábitos de consumo, os objetivos e tudo mais que caracteriza o seu público-alvo.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Para criar essas personagens que irão ajudá-lo a produzir um conteúdo cada vez mais relevante para o seu público-alvo, é preciso pôr em prática as ações a seguir:

Faça pesquisas

A pesquisa para a construção das personas deve ter o objetivo de mostrá-lo melhor quem são essas pessoas com quem a sua marca pretende se comunicar. Para isso, faça perguntas a fim de colher informações, saber de seus desejos, desafios, preferências (sobretudo as de compras), etc. Quem já é cliente do seu negócio pode ajudá-lo muito nesta etapa. Direcione, portanto, tais perguntas a alguns (não muitos, ok?), afinal de contas, eles funcionarão como personagens com informações reais e ricas para a sua pesquisa.

Identifique tendências

Feitas estas pesquisas, analise-as e identifique o que tem em comum nas respostas das suas personas. Se a maioria das pessoas pesquisadas disseram preferir um estilo ao outro ou o vermelho ao azul, por exemplo, isso indica que a sua empresa tem tendências que devem ser exploradas.

Crie histórias

Agora que você já criou a sua persona, tem as informações dela e identificou tendências, que tal começar a contar histórias? Você pode fazer isso inserindo dados a fim de finalizar a construção deste perfil. Nome, idade, hábitos, preferências, metas, estilo de vida e tudo mais que você achar interessante para criar, por completo, essa identidade. Acredite. Isso é extremamente útil para reconhecer o seu público, o real, saber como se comunicar com ele e prever o que ele pode querer no futuro.

Se você precisa de auxílio para criar o seu buyer persona e quais perguntas fazer a ele, não pense duas vezes: fale conosco. A Tsuru está disposta a ajudá-lo a identificar o seu público-alvo, a elaborar a sua estratégia de marketing de conteúdo e a fazer um trabalho relevante para seus potenciais clientes.