Há pouco tempo, mencionamos aqui no blog como o inbound marketing para indústrias vêm ganhando espaço. E, quando abordamos esse tema, falamos, também, nas particularidades dos negócios B2B que impactam diretamente na estratégia que será adotada. Como o cliente é outro, a comunicação deve ser diferente. O case que você verá hoje corrobora com tudo isso: mostra como a internet democratizou o acesso ao público e possibilita que pequenas empresas conquistem espaços que, antes, estavam restritos aos grandes players.

A Skop iniciou sua trajetória com a Agência Tsuru em 2014 e o desafio era posicionar uma companhia com mais de 40 anos de atuação e um público bastante nichado. Com expertise no mercado de sprinklers, o inbound marketing para indústria ainda era um mundo a ser desbravado. Mas continue a leitura que contaremos todos os detalhes!

Conheça um pouco da trajetória da Skop

Fundada em 1967 por Jayme Chepsel Roter, inicialmente, dedicava-se à instalação de sprinklers. Em paralelo, o engenheiro estudava os produtos ― até então importados ―  e buscava formas de aprimorá-los. Após uma década, passou a fabricar os próprios chuveiros automáticos. Produzidos entre 1977 e 1984, os modelos SK01 e SK02 foram os responsáveis por apresentar a Skop ao mercado nacional. Eles foram, então, substituídos pelo modelo RTR que, mesmo lançado em 1985, mantém a liderança em vendas.

Em 2012, quando lançou seu primeiro sprinkler com certificações internacionais ― o único no mundo com Certificação FM, ABNT e ULBR ―, a Skop já era reconhecida nacionalmente como uma empresa qualificada. Porém, cada vez mais, o digital entrava em cena e a inovação, agora, precisava ser aplicada no posicionamento da marca.

Como a Agência Tsuru posicionou a Skop como uma referência no mercado

Mesmo consolidada no seu mercado, a presença on-line da Skop era discreta e pouco atrativa. Não apenas isso, mas todos os canais estavam desconectados e informações importantes se perdiam, tornando-se irrelevantes para o negócio. Foi quando o diretor-executivo Felipe Decourt tomou a decisão de procurar ajuda para se ambientar no digital. “Entramos para o digital não porque tínhamos um problema; mas porque não sabíamos, ao menos, qual era o problema”, brinca Decourt. Foi quando começou a busca por informação a respeito de quais passos deveriam ser dados para tirar a empresa desse limbo virtual. “Não tínhamos interesse em ficar gerando material para quem não está interessado na minha solução. Nosso público sabe o que precisa, de sprinklers de qualidade, certificados. Acontece que nem quem sabia o que queria nos encontrava na internet”, completa.

O plano de ação inicial

O trabalho desenvolvido com a Skop antecede as ações digitais colocadas em prática. Antes de mais nada, era preciso identificar o que, de fato, seria relevante para a marca ou não. Uma das dores do cliente era a falta de profissionalismo do mercado: com tantas opções mais baratas e sem certificação, que pode colocar vidas em risco, se não for produzido dentro do mais rigoroso padrão de qualidade. Por desconhecimento e com base apenas no preço, muitos ainda escolhiam os “tampões”, ao invés do sprinklers.

Essa constatação veio ao encontro da necessidade de reformulação do site que, após as mudanças, teria, também, um blog. Na estratégia de inbound marketing para indústria, materiais informativos e que evidenciem a expertise da empresa são essenciais para a construção da autoridade. Depois disso, foi possível dar sequência aos demais serviços prestados pela Agência Tsuru:

  • gestão do Marketing de Conteúdo, com elaboração de pauta, produção e atualização de artigos no blog, otimização para os mecanismos de busca (SEO) e administração da Jornada de Compra das Personas;
  • gestão de e-mail marketing, fluxo de nutrição, automações via RD Station e gestão acerca de leads qualificados e oportunidades de negócio;
  • produção de materiais ricos com foco na educação do público e na importância de contar com produtos de qualidade;
  • criação de landing pages para escoar o conteúdo e captar leads;
  • gestão de Redes Sociais, especificamente Facebook e LinkedIn;
  • gestão de Google Ads e Facebook Ads.

Os resultados obtidos com o inbound marketing para indústria

Nestes anos de trabalho, muita coisa tem sido adaptada e reformulada. O foco, sempre, é o resultado. E com os dados obtidos, fica fácil redirecionar os esforços e encontrar os pontos de melhoria. Acompanhe os números, ano a ano, da Skop e entenda por que a parceria com a Agência Tsuru continua até hoje!

2017/2018

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Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

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  • De um ano a outro, houve 184% de aumento no número de visitantes mensais do site. Antes, eram 2.757 e, ao fim desse período, alcançou a marca de 7.826.
  • As visitas orgânicascresceram 215%, saindo de 1.602 para 5.053/mês.
  • No Facebook, o engajamento aumentou 286% e o alcance, 350%.
  • Em relação aos leads, o número cresceu 12x, sendo que os leads orgânicos foram 6x maiores.

2018/2019

Com o projeto rodando, foi dada sequência às ações que posicionaram a Skop como uma referência do mercado de chuveiros automáticos e prevenção a incêndios. Nesse ano, nossa estratégia de inbound marketing para indústria teve como foco a construção da autoridade e da visibilidade digital que o cliente almejava. Desses esforços, vieram os seguintes resultados:

  • o número de visitantes únicos do site alcançou a marca de 104.807 usuários em 2019;
  • 552.830 de exibições nos resultados de pesquisa e 80.424 cliques no Google, em 2019;
  • 983 palavras-chave indexadas, sendo 584 palavras na primeira página e 204 nas 3 primeiras posições do Google;
  • as vendas geradas pelo projeto aumentaram 89%;
  • 389 páginas foram indexadas ao Google;
  • as visitas orgânicas do site subiram 54%.

2020

Esse foi um ano marcado pelos desafios impostos pela pandemia. Entretanto, o projeto de inbound marketing para indústria desenvolvido para a Skop, manteve os bons resultados. Confira abaixo!

  • Aumento de 26% no tráfego orgânico do site, chegando a um total de 88.656 de visitas/ano;
  • mais de 1.000 palavras-chaveforam indexadas no Google;
  • 691 delas ranqueadas na primeira página e 306 ocupando as 3 primeiras posições nos resultados de pesquisa;
  • no mês de junho, no meio da pandemia, batemos o recorde de oportunidades de negócio geradas.

Durante todo o projeto, acumulamos 18.142 leads. Na parte de conteúdo, totalizamos 248 artigos publicados. Para 2021, as expectativas são ainda melhores! O trabalho continua e muitas novidades ainda estão por vir para fortalecer, ainda mais, a parceria entre a Skop e a Agência Tsuru.

Segundo Decourt, “todo esse conhecimento produzido, o foco em oferecer um suporte de qualidade, realmente, fez com que a estratégia traçada pela Agência Tsuru levasse a Skop mais longe. O digital nos ajudou a romper as barreiras físicas entre a empresa e os clientes e nos levou a lugares que, antes, não poderíamos chegar. Inclusive, até mesmo em termos hierárquicos, já que conseguimos chegar mais próximo do decisor de compra. Os materiais têm contribuído muito para a área de prevenção a incêndios, nossos conteúdos são reconhecidos pela área técnica. Recebo esse feedback de pessoas da área. Além dos números, esse reconhecimento reforça o quanto a estratégia deu certo”.

Confira o depoimento completo do diretor-executivo da Skop, Felipe Decourt, no vídeo abaixo.

Quer alcançar resultados como esses por meio do inbound marketing para indústrias e se posicionar como referência no seu mercado? Entre em contato com um de nossos especialistas!