Que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para empresas que têm como objetivo maior realizar conversões, todo mundo já sabe. Com um bom planejamento e ações bem executadas, os resultados tendem a ser os melhores possíveis. No entanto, as empresas têm também que lidar com algo que, a princípio, não representa uma ameaça, mas que merece especial atenção: os leads que não convertem.

O desafio é o seguinte: o que fazer com aqueles contatos que, passado um tempo, parecem desinteressados? Sim, há possibilidade de voltar a eles, de motivá-los e obter bons resultados.

Não é novidade dizer que para atingir esses leads, a criatividade é um elemento fundamental. Existem também algumas dicas simples que o farão conhecer mais essas pessoas a ponto de transformá-las novamente em algo, de fato, interessante para o seu negócio. Vamos a elas?

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Livre-se da audiência comprada

É comum, para muita gente, pensar que comprar contatos pode ajudar a alavancar uma empresa. O efeito pode ser justamente contrário! O ideal é aumentar a base de leads através do conteúdo, isto é, atraindo essas pessoas de forma envolvente, original e que faça com que elas, de alguma maneira, se identifiquem com o seu negócio. As chances de leads comprados trazerem algum resultado verdadeiramente significativo é praticamente nula. Sendo assim, livre-se deles.

O ideal é aumentar a base de leads através do conteúdo, isto é, atraindo essas pessoas de forma envolvente, original e que faça com que elas, de alguma maneira, se identifiquem com o seu negócio.

Reenvie suas melhores publicações

Sabe aqueles e-mails que mais fizeram sucesso? Isso mesmo, aqueles que tiveram alta taxa de cliques e que trouxeram resultados interessantes? Reenvie-os. Esta ação irá ajudá-lo a classificar essa base de leads como forte ou fraca, isto é, se vale a pena continuar investindo nela ou não. E o que o ajudará a classificá-la de uma maneira ou de outra? Se a resposta para esta ação for um grande número de marcações como SPAM, de pedidos para deixar a lista ou se tais e-mails sequer forem abertos (saiba como aumentar a sua taxa de abertura), isso significa que essa base é ruim para o seu negócio. Agora para aqueles que responderem positivamente a esta ação, vale a pena aproveitar a oportunidade e reaquecê-los a fim de despertar novamente o interesse pela sua empresa.

Reconquiste os leads

Após atrair novamente a atenção desses contatos, o ideal, a partir de agora, é recuperar a confiança deles. De que maneira? Retomando o contato, mostrando-se mais presente na vida dessas pessoas. É recomendado, por exemplo, fazer uma pesquisa de mercado com o intuito de saber quais são os interesses delas e elaborar um e-mail baseado em seus gostos e capaz de arrebatá-las de algum modo. Ao levar às pessoas a informação que elas tanto buscam, você estará atingindo o seu objetivo de reconquistar quem realmente interessa e que, por alguma razão, esteve distante.

Tipos de e-mails para a retomada do contato

Aqui, daremos três dicas de tipos de e-mails que você pode enviar nessa nova abordagem. Cabe a você escolher qual deles melhor lhe convém: promocional (e-mails que oferecem algum tipo de vantagem, como um desconto, costumam ter uma resposta positiva); emocional (lembrar do longo período ausente e da falta que o contato faz também é interessante); pedir um feedback (aqui, cabe perguntar de que maneira você pode melhorar o relacionamento ou o serviço).

Há outras formas de abordar esse público. Há também outras dicas de como aquecer novamente esses leads que não realizaram conversão. Quer saber como? Entre em contato conosco!