Há algum tempo, as mídias sociais deixaram de ser utilizadas apenas para distração e entretenimento. Tanto que muitas empresas já perceberam isso e as têm usado para atrair leads e compartilhar conteúdos atrativos e pontuais. No caso de uma empresa voltada à educação, é ali que podem ser encontrados futuros alunos ou fortalecido o vínculo com aqueles que já fazem parte do seu quadro de matriculados.

Tudo isso porque essas plataformas ajudam a construir um relacionamento com o público, tornando-se mais fácil encontrá-lo por lá, como mencionamos. E isso é confirmado por um estudo divulgado pela Cuponation. De acordo com o levantamento global, o brasileiro fica, em média, 5h por dia nas redes sociais, sendo que passa 30h mensais no WhatsApp e 15h/mês no Facebook. A mesma pesquisa aponta o crescimento de uso das mídias em 325% ano após ano em todo o mundo.

Esses dados enfatizam a importância de estar presente nas mídias sociais para atrair leads. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

Como atrair leads nas redes sociais

Atualmente, o objetivo da grande maioria das estratégias de marketing digital é gerar leads e qualificá-los. Ou seja, quando o usuário demonstra grande interesse em seu serviço. Dessa forma, muitos têm recorrido ao uso de materiais ricos e de blogposts para atrair leads. Porém, as redes sociais também podem ― e devem ― ser utilizadas para isso.

E o primeiro passo é fazer um planejamento de mídias sociais. Essa é uma etapa indispensável em qualquer estratégia de marketing digital. Então, antes de sair por aí postando, pare e planeje cada uma das suas ações nesses meios, antes de executá-las. Não se esqueça de estabelecer metas e objetivos de negócio para, depois, poder analisar se estão dando resultado.

Então, utilize como aliado o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing. Assim, você poderá nutrir o seu público com postagens relevantes e que gerem engajamento. Nesse estágio, preocupe-se em compartilhar publicações que resolverão o problema do consumidor. Assim, você vai conquistar sua confiança e atrair o lead.

Na sequência, mostraremos como atrair lead nas principais mídias sociais. Confira!

Atraindo leads no facebook

O Facebook é a segunda rede social mais popular no Brasil ― ficando atrás apenas do WhatsApp. Com 2,85 bilhões de usuários, estima-se que há 99 milhões de brasileiros nessa plataforma. Por isso, é imprescindível estar presente nela.

Então, para atrair leads, é preciso ter uma página. Esse é um erro que ainda é cometido por muitas empresas que, ao invés de terem uma fan page, possuem um perfil pessoal na rede. Nesse espaço, você pode compartilhar os conteúdos que planejou.

A dica é mesclar entre os formatos: vídeo, imagem e links. Também, use os recursos da própria rede, como as enquetes. O importante é mantê-la sempre atualizada. Isso, além de ofertar conteúdo, demonstrará para seu público ― e para o algoritmo ― que a sua instituição está, realmente, presente na rede.

Essas são formas orgânicas de atrair leads. Mas o ideal é que você utilize, junto a isso, os recursos do Facebook Ads. Os links patrocinados permitem a segmentação mais exata do público, sendo que é possível escolher o gênero, idade, ocupação, local, interesses e muito mais. Assim, terá mais chances de aparecer para as pessoas certas.

Atraindo leads no instagram

O Instagram possui cerca de 1,22 bilhões de usuários. Essa mídia social é empregada para divulgar fotos e vídeos, diferente do Facebook, não permite o compartilhamento de links no feed, apenas nos stories e se você tiver mais de 10 mil seguidores. Porém, pode ser utilizada para gerar resultados positivos para sua empresa.

Você pode criar carrossel de imagens, com dicas, curiosidades etc. Também, pode apostar em conteúdos compartilháveis, como frases. Outro instrumento muito em alta são os vídeos do Reels. Aproveitando todos os recursos da plataforma, você pode criar uma autoridade para seus seguidores e virar uma referência. Com certeza, essa é uma maneira de atrair leads e, até mesmo, qualificá-los.

Assim como outras redes sociais, o Instagram possui a ferramenta de links patrocinados. Nessa opção, sim, você pode gerar links que direcionem para seu site, tanto no feed quanto nos stories. Não se esqueça de usar Call-to-Actions (CTAs) para incentivar o usuário a clicar no link disponibilizado.

Atraindo leads no LinkedIn

O LinkedIn é um excelente canal para relacionamentos profissionais. Por isso, se a sua instituição de ensino oferece cursos voltados à qualificação profissional, você precisa estar nessa rede. O Brasil é o quarto país com maior número de usuários nessa plataforma, com mais de 30 milhões de internautas.

No LinkedIn, o ideal para sua empresa é ter uma página. O legal dessa rede é que, se você não tem um blog, por exemplo, pode criar artigos nela. Outros recursos indispensáveis são o compartilhamento de imagens, vídeos e de links. Ou seja, se sua empresa possui um site, é possível publicá-lo nessa rede social.

A rede também tem ferramentas de links patrocinados. Então, utilize uma estratégia que misture conteúdos orgânicos com os pagos. Assim, será possível ― igual ao Facebook ― atrair leads mais qualificados para o seu negócio.

Para isso, não se esqueça de que o ideal é estar presente em todas as redes sociais que o seu potencial cliente está. Dessa forma, há mais chances de atingir o público que seu negócio almeja e converter em matrículas. Agora que você entendeu um pouco mais sobre leads nas mídias sociais, leia também outro artigo que nós, da Agência Tsuru, preparamos para você: Marketing de conteúdo e Interação: por que eles são tão essenciais para instituições de ensino?