Atrair clientes no ambiente digital deve ser o foco de toda empresa que visa crescer no seu mercado e aumentar as suas vendas. A justificativa para isso é simples: 61% das pessoas usam a Internet para fazer buscas sobre o produto ou serviço do seu interesse. Esse número não deve ser desprezado. Pelo contrário! Deve ser lembrado sempre antes de planejar e pôr em prática todas as estratégias de marketing pensadas para um negócio.

Inbound: a estratégia da vez

Das estratégias mais eficazes, uma se destaca: o Inbound Marketing. O conceito que tem como premissa trabalhar com um conteúdo de qualidade para atrair visitantes a um site ou às redes sociais de uma marca, transformá-los em leads, conduzi-los, passo a passo, dentro do funil de vendas até que esses potenciais clientes realizem conversões traz resultados muito positivos. Nunca é demais lembrar que, no Inbound, antes de vender produto ou serviço, o que se vende, ou melhor, o que se oferece à audiência é conhecimento. Nesta estratégia, a comunicação tem um peso maior, uma vez que é através dela que uma empresa conquista leads, educa-os, torna-os qualificados e estabelece com eles uma relação mais próxima, em que o engajamento tem o seu devido valor.

A força do conteúdo

O conteúdo produzido seguindo os preceitos do Inbound pode ser explorado de diversas formas: e-books, vídeos, artigos, podcasts, e-mail marketing, entre outros. Assim, se adaptando às particularidades de cada ferramenta e respeitando o momento do potencial cliente, é possível abastecê-lo com informações que o tornarão cada vez mais engajado. Assim, sem pressa e sem pressão, o lead se envolve mais com a marca e, naturalmente, realiza a compra. E não é só isso! Ele também se torna o advogado dela, uma vez que a defende e a recomenda para os seus contatos. Boas experiências sempre rendem bons frutos. Quem as viveu, compartilha na Internet e quem é impactado por um bom feedback disponível no ambiente online sente-se motivado a dar um voto de confiança à empresa.

Boas experiências sempre rendem bons frutos. Quem as viveu, compartilha na Internet e quem é impactado por um bom feedback disponível no ambiente online sente-se motivado a dar um voto de confiança à empresa.

A jornada de compras

Um ponto muito importante diz respeito à maneira com que uma marca deve oferecer conteúdo para um lead. Vale dizer que abarrotá-lo, de uma só vez, com vídeos, artigos e outros tipos de material não é o mais adequado. Dessa maneira, ao invés de aproximá-lo, você irá afastá-lo. É preciso, portanto, fazer isso de forma prudente, respeitando o grau de interesse desse lead e, mais do que isso, acompanhando a sua evolução. Para isso, é fundamental conhecê-lo muito bem, saber de suas necessidades, de modo que ele tenha cada vez mais vontade de descobrir que solução a sua empresa é capaz de oferecer.

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Produção de conteúdo

Conforme dissemos, há diversos meios de educar o lead com um bom conteúdo. Isso pode se dar através de artigos, que abastecerão o blog da sua empresa e farão dele um canal relevante para as pessoas que buscam informações sobre um determinado produto ou serviço. Quer se aprofundar um pouco mais nesse conteúdo? Que tal produzir um e-book? Este material tem muito valor, especialmente quando é disponibilizado na Internet sem custo algum. Quando alguém baixa um e-book, imediatamente uma luz se acende, visto que isso sugere que se trata de um potencial cliente. Pessoas, de fato, muito interessadas em um negócio não hesitam em se aprofundar na leitura de algo que  pode fazê-las decidir, de uma vez por todas, por uma compra. Um outro meio de fortalecer essa confiança com a audiência é através da produção de vídeos, cujo consumo cresceu muito nos últimos anos. Vale muito a pena investir nesse tipo de material, que propõe um contato com uma marca de maneira simples e rápida.

Atrair clientes na internet não é um bicho de 7 cabeças. É preciso ter dedicação, fazer uso das ferramentas certas, ter o que dizer e, sobretudo, para quem dizer. O conteúdo está cada vez mais forte e a Internet é o terreno mais propício para chamar a atenção de pessoas que sinalizam  um interesse pelo ramo de atuação de sua empresa. Basta se colocar no caminho delas de maneira criativa e trabalhar o seu envolvimento aos poucos.

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