Uma abordagem mais completa que contribui para o fortalecimento das relações com o cliente. Assim se caracteriza o inbound marketing para a indústria B2B que, ao contrário do que muitos pensam, é uma estratégia muito eficaz, desde que alguns pontos sejam levados em consideração. Veja alguns deles a seguir.

Respostas imediatas

A relação com o fornecedor B2B não é muito diferente da do com o consumidor final padrão. As regras se assemelham em muitos pontos, entre elas, a necessidade de uma pronta resposta às perguntas que, porventura surgirem, e de forma completa. Quanto mais aprofundado, mais detalhado for esse conteúdo, melhor. É isso o que vai atrair os clientes e, consequentemente, fidelizá-los, uma vez que é assim que se dá início a uma relação de confiança. O cliente tem interesse em saber o que tem a dizer o fornecedor com o qual deseja firmar um negócio, uma parceria ou coisa que o valha. Ele depende disso para bater o martelo e não optar por outra indústria.

Como elaborar esse conteúdo?

Uma dica é fazer um estudo das questões mais comuns que chegam até você. Assim, sua indústria atende grande parcela de seu público que, ávido por determinada informação, verá em seu negócio um canal que fala com propriedade sobre o que lhe é de interesse. Fazer esse tipo de levantamento é fundamental para estar em sintonia com potenciais clientes, que nada mais são do que compradores qualificados para a sua indústria. Vale dizer que, de posse de tais questões, você terá de produzir um conteúdo rico, informativo e capaz de esclarecer as dúvidas de quem tem muitas dúvidas.

O time de vendas pode também dar valiosas contribuições dessa natureza. O feedback que esses profissionais recebem é muito útil na hora de definir que tipo de conteúdo entregar ao público. Converse com a sua equipe e saiba dela o que vale a pena ser explorado, isto é, o que o público, costumeiramente, tem interesse em saber.

Lembre-se: para obter os dados dos potenciais clientes da indústria B2B, tais como telefone, e-mail ou endereço, ofereça um conteúdo que valha a troca, que agregue valor.

Rastreamento de leads qualificados

Eis aqui uma ação importante. É preciso recorrer a sistemas CRM a fim de registrar as conversas, e-mails, enfim, tudo o que é extremamente importante para um acompanhamento e para um contato futuro. Quanto mais você souber sobre o seu público, mais você saberá de sua necessidade e melhor você irá abordá-lo em ocasião oportuna. Desta maneira, você atrairá mais compradores qualificados. Ter um sistema que o ajude nisso, ou seja, que lhe dê as ferramentas que precisa para conhecer mais a fundo o seu comprador e os seus interesses, maiores serão as chances de, numa abordagem, ele passe a vê-lo como uma oportunidade de negócio válida. Adotar um sistema CRM, dentro de sua própria indústria, é uma opção. Além de ser de baixo custo, ajuda a manter tudo muito mais organizado.

Presença ativa nas redes sociais

Sabe quem está nas redes sociais? Seu público e seus concorrentes.

Sabe quem está nas redes sociais? Seu público e seus concorrentes. As redes sociais são responsáveis por fortalecer as relações das indústrias com seus potenciais clientes, uma vez que se estabeleceram como um canal que serve tanto para esclarecer dúvidas, ouvir críticas e usá-las a favor do seu negócio quanto para propagar o conteúdo produzido em todos os seus canais digitais. Ter uma presença mais relevante do que as indústrias concorrentes é importante para se destacar e chamar a atenção de quem deseja impactar.

Vamos conversar mais sobre a indústria B2B? A Tsuru Agência Digital tem a consultoria que o seu negócio precisa para fazer a diferença no mercado. Assim, as duas pontas da relação sairão ganhando: você e o seu potencial cliente. Entre em contato conosco