Não faz muito tempo que para saber quanto uma campanha de marketing gerou de receita era preciso esperar ela acabar para, só então, coletar os dados. Ainda bem que isso mudou: no marketing digital, todas as ações podem ser analisadas individualmente, podendo ser ajustadas no decorrer da campanha para potencializar os resultados. O responsável por isso? O cálculo do ROI de marketing digital.

Se você já está por dentro do Marketing Digital, talvez já tenha ouvido falar em ROI. Se a sigla é novidade para você, fique tranquilo! O cálculo do Return on Investiment é simples de fazer e, com certeza, é uma métrica que deve ser acompanhada de pertinho, afinal, está lidando com o seu investimento!

Afinal, o que é ROI de marketing digital?

É o cálculo que permite saber qual o lucro gerado por cada ação de marketing. Calcular o ROI com frequência permite que você perceba, o quanto antes, se as ações estão ou não surtindo o efeito (ou melhor, o lucro!) desejado. Caso o resultado não seja satisfatório, possibilita ajustes na campanha antes do final, corrigindo desvios que impactam na receita.

Para você entender um pouquinho melhor o que o ROI significa e colocá-lo na fórmula que passaremos a seguir, conheça melhor as três partes que o compõe:

  • receita: aqui entra a cifra arrecadada pelo produto ou serviço que você escolheu analisar;
  • investimento: é o quanto foi investido nas ações do que está sendo analisado;
  • retorno: agora ficou simples! O retorno é o lucro obtido, o que sobrou da receita subtraída do investimento.

Perceba que falamos de análise de produtos e serviços de forma isolada, mas isso não quer dizer que você não possa fazer o cálculo do ROI de toda a campanha. Porém, uma das vantagens que essa métrica oferece é poder detalhar todas as ações (o retorno sobre investimento em redes sociais, campanhas de e-mail marketing e em SEO, por exemplo), gerando dados muito mais precisos.

Qual a fórmula para calcular o ROI?

Sabendo o que analisar e com os dados em mãos, é hora de chegar ao percentual que mostra o quanto de retorno suas ações em marketing digital geraram. Acompanhe no exemplo:

ROI = (Receita – Investimento)/Investimento

Vamos supor que você queira calcular o ROI de um dos seus produtos e investiu R$ 12.000,00 na campanha de marketing digital dele. O valor acumulado das vendas é de R$90.000,00, logo:

ROI = (90.000 – 12.000)/ 12.000
ROI = 6,5

Para saber o percentual, basta multiplicar por 100:
ROI = 6,5 x 100 = 650%

Como você já sabe, o ROI é o retorno sobre investimento, então 650% de retorno não parece nada ruim, não acha?

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Ao analisar o ROI com frequência você consegue direcionar os esforços e investimentos de maneira muito mais assertiva. Já tendo analisado o que funciona e o que não gera tantos resultados assim, é muito mais fácil colocar o dinheiro onde se sabe que haverá retorno.

O que levar em conta ao calcular o ROI?

Lá em cima, falamos que você deve definir o produto ou serviço que vai calcular. Se calcular um item, deve ter os dados referentes exclusivamente a ele.

Pois bem, essa lógica também se aplica quando falamos das campanhas nas redes sociais, por exemplo, no LinkedIn: tem duas campanhas rodando na plataforma? Separe-as e calcule o ROI de cada uma. Assim, fica mais fácil comparar, perceber o que está dando mais resultado e adequar o que precisa.

Também é necessário definir um espaço de tempo para análise e, mais importante: defina metas. Sem estipular algumas metas, fica muito mais difícil saber se o ROI é, ou não, satisfatório.

Embora pareça, o cálculo do ROI não é padronizado

Sim, nós falamos que o cálculo é simples e que ele pode ser usado para descobrir o retorno sobre o investimento de muitas ações de marketing digital. E não estamos mentindo! O ponto fora da curva aqui se refere aos seus objetivos.

As métricas que você irá usar para analisar o ROI dependem dos objetivos, portanto, quantifique-os. Se você quer aumentar o número de leads, por exemplo, calcule quanto você gasta para adquirir 1. Vamos supor que a cada 10 leads captados, 1 deles fecha a venda. Parece pouco? Talvez. Depende de qual o ticket médio dele. Vamos supor que seja de R$60,00.

Ou, você sabe que para vender R$60,00 precisa conseguir 10 leads. Para saber o custo de captação deles, basta dividir a receita gerada pelo número de leads que você precisa para fechar a venda. Nesse exemplo, o valor de R$6,00 por lead.

Ou seja, a fórmula utilizada para realizar o cálculo será a mesma, mas cada item em uma campanha de marketing digital tem suas particularidades que devem ser levadas em conta, uma vez que trazem consigo outros indicadores que podem influenciar nos resultados.

Precisa de ajuda para definir objetivos e quer dicas de como aumentar seu ROI em marketing digital? Entre em contato com a gente e vamos marcar uma conversa!

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