Está pensando em conquistar novos mercados, vender mais e ver sua empresa de tecnologia crescer? Então, o primeiro passo é gerar leads! Esse é um desafio que todo mundo que investe em marketing digital encontra: como fazer com que os visitantes se transformem em leads, alguém com potencial para compra?

Neste artigo, vamos ajudar você a entender como desenvolver ações mais assertivas, além de dar duas sugestões de estratégias que são fundamentais quando o assunto é gerar leads para empresas de tecnologia. Mas, antes de mais nada, precisamos conversar sobre você e o seu negócio.

Faça um raio-x da sua empresa

E isso inclui uma boa dose de realismo, viu? É bastante comum encontrarmos empresas que investem em marketing, tem um resultado legal vindo dessas ações e… morrem na praia. Como? Não conseguindo atender à demanda. Então, antes mesmo de pensar em como gerar leads, seja honesto consigo mesmo e entenda qual a real capacidade do seu negócio.

Outro ponto importante é ter uma visão clara sobre o seu produto e suas metas. Em quais mercados você quer e consegue atuar? Qual o principal diferencial do seu produto? De que forma ele irá ajudar a suprir as necessidades do nicho de atuação? Responder a essas perguntas ajuda você a guiar suas ações.

E do seu cliente ideal

Agora, é preciso conhecer a fundo o seu cliente. A gente sempre fala aqui sobre como conhecer o perfil do seu cliente ideal é importante para a sua comunicação e, hoje, não poderia ser diferente.

Se a sua empresa ainda é relativamente pequena, essa pesquisa pode ser resolvida de forma fácil, conversando com os clientes, vendo como se comportam digitalmente, quais canais mais usam, como chegaram até você, se tiveram alguma dificuldade no processo e, claro, como se comunicam.

Esse estudo vai impactar não apenas suas ações em marketing digital, mas pode ser um bom condutor também para ações de pós-venda. Se você sabe com quem está falando, tudo fica mais fácil.

Se faça presente. Sempre!

Tem uma frase antiga, bastante usada por publicitários, que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. E, embora já não haja mais tanto espaço para as tradições da propaganda, alguns ensinamentos devem ser levados para o digital. Esse é um deles.

Quando você “some” dos canais em que costuma publicar, o público esquece de você. Pense na quantidade de informações que ele consome por dia. Fica fácil esquecer da sua marca entre tantas atualizações! Então, se você definiu trabalhar com publicações no LinkedIn, por exemplo, elabore um planejamento e cumpra-o.

Não manter a regularidade prejudica você também de outra forma: como as redes sociais têm como foco a novidade e prezam por conteúdo de qualidade, quanto menos você posta, o algoritmo entende que a sua conta é irrelevante e diminui o alcance das suas publicações.

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Tenha um conteúdo de qualidade

O conteúdo é a alma do Inbound Marketing. Ele é a melhor forma de educar o público a respeito do seu serviço e fazê-lo avançar na jornada de compras e isso pode gerar muitos leads qualificados para o seu negócio.

Para empresas de tecnologia, os e-books têm um papel especial: por serem mais completos e oferecidos de maneira, digamos, mais exclusiva (e você já vai entender o porquê), por isso, têm uma percepção de valor muito maior para o público.

Invista em landing pages

Aqui está uma ótima maneira de escoar seus e-books! As landing pages são ótimas estratégias para gerar leads, mas, para isso, é preciso ter atenção à otimização. A gente sabe que a tentação de pedir dados completos do visitante é grande, mas segure a empolgação e seja o mais simples e direto possível.

Design atrativo, programação responsiva, cores adequadas, call to action (a “chamada para ação” nada mais é que o comando que você dá ao leitor para que ele realize uma ação) e pouca opção de navegação (é importante não distrair o leitor) são boas práticas que você deve levar em consideração na hora de construir uma landing page.

Marque presença nas redes sociais

Elas são fundamentais para quem quer gerar leads. São uma forma de estar presente nos canais acessados pelo seu cliente ideal e são uma maneira de coletar ainda mais dados sobre quem interage com você ― os relatórios oferecidos pelas principais redes sociais são bastante completos e permitem que você analise o desempenho com frequência, podendo entrar em ação o quanto antes caso algo não esteja performando como você imaginava.

Mais que isso, elas são uma ferramenta estratégica para divulgar o conteúdo que você produz e manter seu público engajado com você, aproximando sua marca da audiência.

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Essa é, talvez, a melhor estratégia de gerar leads para empresas de tecnologia. Você pode fazer isso de duas formas:

  • liberando alguns recursos básicos, que não vão interferir na sua empresa. Ainda assim você conseguirá coletar muitos dados que serão valiosíssimos para estimular a conversão;
  • liberando todo o serviço, com todos os recursos, por tempo limitado. Isso faz com que o usuário possa explorar tudo o que você oferece e perceba o valor da sua solução.

Gerar leads para empresas de tecnologia pode não ser fácil, afinal, é um serviço muito mais complexo que exige um pouco mais de estudo. Mas, grande parte desse estudo é a respeito da sua empresa e do seu público! Feito isso, você consegue adaptar as informações que tem em mãos a várias estratégias de marketing digital.

Agora que você já sabe como gerar leads para empresas de tecnologia, que tal contar com a ajuda especializada da Agência Tsuru para pensar na sua estratégia? Entre em contato conosco!