O uso de mídias sociais para alavancar um empreendimento é, sem dúvida, algo fundamental para quem tem um negócio e quer ganhar mais visibilidade, aumentar o faturamento, estabelecer com o público um relacionamento mais estreito e, entre outras coisas, destacar-se em relação à concorrência.

São incontáveis os prós que essa escolha traz. No entanto, empresários devem se preocupar também com as crises que, porventura, podem surgir. Lidar com as vantagens, isto é, com os ganhos que uma sólida e eficaz presença online podem trazer é agradável, mas é preciso estar preparado para tudo, inclusive para o que foge ao roteiro.

É aí, então, que a gestão de crises entra em jogo. Empresários atentos a todas as possibilidades sabem que além dos satisfatórios acertos, erros inesperados também podem aparecer e desandar todo um planejamento. É necessário, portanto, saber conduzir toda a crise, de modo que ela não ameace pôr tudo a perder.

É importante lembrar que é difícil prever que tipo de crise o seu negócio precisa aprender a lidar. Apesar disso, é possível preparar um planejamento básico, que atenda qualquer tipo de problema e que represente um primeiro passo que leve à recuperação da boa imagem no mercado.

Listamos abaixo 7 medidas que irão ajudá-lo a prevenir ou gerenciar crises:

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1 – Monitore o que é dito sobre sua empresa

Uma atitude simples que ajuda a evitar crises é acompanhar o que é dito sobre a sua empresa na Internet. Antecipe-se. Saiba o que o público fala sobre seu produto ou serviço. Assim, você pode detectar um problema ainda no começo, corrigi-lo e impedir que ele atinja proporções tão grandes e, por este motivo, difíceis de resolver. Não se esqueça: aja tão logo uma denúncia ou um comentário negativo com potencial para se espalhar na rede aparecer.

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2 – Transparência é tudo

Para lidar com um problema já existente, seja sempre muito claro e honesto. Não mascare o problema e não deixe de mostrar preocupação em resolvê-lo o quanto antes. Quanto mais transparente você for, mais chances terá de reconquistar a confiança e a preferência de quem pôs tudo isso em questão.

3 – Tenha um plano para lidar com crises

Como já havíamos dito, ter um planejamento básico de gerenciamento de crises é muito importante. Reúna-se com sua equipe e levante os possíveis motivos capazes de desencadear um problema lá na frente. Estar sempre alerta evita que você seja pego de surpresa e, consequentemente, fará com que saiba lidar melhor com essa situação.

4 – Monte uma equipe competente

Mídias Sociais: SAQ 2.0

Não abra mão de ter pessoas à frente de sua empresa capazes de gerenciar crises. Lembre-se de ter em sua equipe profissionais aptos a desenvolver estratégias para contornar os problemas e os competentes na comunicação com o público. Ambos são fundamentais.

5 – Não perca a calma

Mantenha a serenidade no diálogo com quem ataca a sua empresa com comentários negativos, por mais injustos que eles sejam. Seja sempre muito profissional e não se exponha tanto para que todo o trabalho de recuperação da imagem, de certa forma, abalada da sua empresa não fique comprometido.

6 – Em caso de erro, reconheça

Ninguém está livre de falhas, nem mesmo empresas que têm o cuidado de montar um planejamento impecável de atuação na web. Se por acaso algo sair do trilho e gerar respostas negativas nas redes sociais, reconheça. Lembre-se da questão da honestidade que falamos lá em cima. Somente ela zelará pela fidelidade de seus fãs seja no ambiente online, seja no offline.

7 – Tenha um canal para reclamações

Você também pode corrigir problemas ainda no começo com a criação de um canal específico para dúvidas e reclamações. Dessa maneira, é possível  ter os desabafos de quem está insatisfeito sob controle, além de ter a oportunidade de conduzir, com alguma privacidade, essa conversa.

As dicas não param por aí. Para saber o que mais você pode fazer para gerenciar crises de forma eficaz, entre em contato conosco.

Campanha Planejamento 2021