Um dos pontos mais interessantes quando falamos das estratégias on-line, certamente, é a versatilidade. Todo e qualquer segmento pode usufruir dos benefícios do marketing digital e isso, claro, inclui a indústria. Entretanto, alguns detalhes precisam ser considerados, como a definição da buyer persona. Afinal, o foco não está em vender para o consumidor final, mas, sim, para outras empresas. Ou seja: realmente, a forma de se comunicar não é a mesma que vimos habitualmente. Porém, a partir do momento que os objetivos e as vantagens que esse novo modelo ficam claros, é muito mais fácil traçar estratégias coerentes para o negócio.

A digitalização desse setor já não é nenhuma novidade, afinal, desde 2011 a Indústria 4.0 vem sendo implementada no país. Mas essa mudança não deve se restringir ao uso de robôs na linha de produção ou aos softwares de monitoramento. Precisa também estar na forma de se mostrar ao mercado. E é aí que o marketing digital aparece como um grande aliado! Ele permite uma comunicação muito mais assertiva com o público, ancorada na geração de conteúdo e ações de ranqueamento.

A seguir, você confere com mais detalhes os benefícios do marketing digital para indústrias. Acompanhe.

Os benefícios do marketing digital para as indústrias

Investir em ações que aumentem a presença digital tem sido uma atitude adotada por muitas empresas. Especialmente, após a crise desencadeada pelo novo coronavírus, em 2020. A indústria foi diretamente afetada já no início da pandemia, com o fechamento das fronteiras e a interrupção na cadeia de suprimentos.

A partir dessa mudança, muitos já veem os benefícios do marketing digital nos resultados. Conheça os 4 mais expressivos.

Construção de autoridade

Trabalhar ações para o B2B é bem diferente de quando falamos em vender para o consumidor final. Entretanto, o marketing digital dá o mesmo direcionamento para os dois cenários: educar o público por meio de conteúdo de qualidade. De fato, ficar oferecendo, insistentemente, os seus produtos ou serviços surtirá pouco efeito e isso cabe muito bem para a indústria.

Um dos grandes benefícios do marketing digital para indústrias é a construção de autoridade. Ao entregar um conteúdo sólido, atrativo e que faça a diferença para quem o lê, o posiciona como uma referência no assunto e, assim, cria uma diferenciação da concorrência.

Leads qualificados

Não seria muito mais fácil para o seu time comercial se ele soubesse quem tem real interesse em negociar com a empresa? Ao invés de gastar munição em estratégias generalistas, o marketing digital faz o trabalho de “filtrar” os prospects.

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Como? Muito se deve ao conteúdo, que citamos no tópico anterior. Ações de captação, como a oferta de materiais ricos, também são uma forma de angariar mais leads e, assim, qualificá-los. Com os dados em mãos, fica fácil separar aqueles que estão prontos para o contato comercial daqueles que ainda estão na primeira etapa do seu funil de vendas.

Mensuração de dados

Um dos maiores benefícios do marketing digital é que ele é totalmente data-driven, ou seja, orientado por dados. Essa é uma postura comum na indústria, que tem investido cada vez mais em tecnologia para poder obtê-los. Com base nas informações captadas, é possível saber se a estratégia está alcançando quem deveria, quais materiais têm atraído a atenção do público, quais ações podem ser otimizadas ou reforçadas.

Outro ponto interessante é que esses dados geram insightsimportantes aos gestores, que podem descobrir novos nichos e públicos para explorarem. Isso porque o marketing digital não é definitivo e pode ser redirecionado a qualquer momento, dependendo do que os indicadores mostram.

Custo-benefício melhor que o marketing tradicional

Sim, o marketing digital também exige investimentos, especialmente nas ações que envolvem tráfego pago. Porém, quando comparado ao marketing tradicional, a diferença fica clara. Ainda mais porque os gestores têm em mãos os dados que direcionam a aplicação da verba. Calcular o ROI das campanhas e saber quanto a indústria está pagando por cada lead é algo que deve ser feito com frequência para, justamente, alocar os recursos onde há mais retorno.

Viu como é possível levar os benefícios do marketing digital para a sua indústria? Esse modelo já é parte da rotina daqueles que veem no on-line uma forma mais efetiva e mensurável de se posicionar junto aos stakeholders.

Se você quiser conversar mais sobre marketing digital para a indústria, entre em contato com a Agência Tsuru!

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