Muitas vezes, os tomadores de decisão acabam não investindo em ações de marketing digital por não terem conhecimento da sua importância. Atualmente, as pessoas passam parte de seu tempo no ambiente on-line, por isso, investir nesses espaços é indispensável.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), 78,3 % da população brasileira tem acesso à internet. Esse é um dado de 2019, antes da pandemia de Covid-19 que, segundo outro estudo, fez crescer o uso de internet. Conforme a estimativa da pesquisa TIC Domicílios 2020 (Edição COVID-19 – Metodologia Adaptada), o país chegou a 152 milhões de usuários, ou seja, 81% dos cidadãos com 10 anos ou mais.

Olhando esses números, dá para ter uma ideia de que o marketing digital já deixou de ser uma opção e, agora, é uma necessidade para toda empresa. Ainda, há outro levantamento que demonstra a importância de investir nessa modalidade. A Hootsuite mostra que, com média de 9h por dia, os brasileiros são o segundo lugar no ranking mundial de pessoas que mais utilizam a internet, perdendo apenas para as Filipinas.

Dessa forma, é preciso estar onde o público está. E, de acordo com os dados mostrados, ele está na internet. Assim, é preciso investir em ações de marketing digital para atrair e converter o público.

Assim, neste artigo, apresentaremos 5 dicas de como influenciar tomadores de decisão a investirem nessa modalidade de comunicação. Continue a leitura e saiba mais!

5 dicas de como influenciar tomadores de decisão a investir em marketing digital

Agora que você viu a importância de investir em marketing digital, chegou a hora de compartilhar algumas dicas para fazer com que os tomadores de decisão também percebam o quão importante essa estratégia é para os negócios. Confira, na sequência.

1. Compartilhe a importância de investir em marketing digital

A primeira dica é mostrar esses dados que apresentamos para os tomadores de decisão. Também, mostre como é possível segmentar o público, a capacidade de trabalhar com dados estratégicos.

Inclusive, apresente como ele acelera a jornada de compras do consumidor. Outro fato que é importante mencionar é o seu ótimo custo-benefício e como ele permite interagir com o público.

Aproveite e mostre, também, dados como os que apresentamos no início deste artigo. Os números levantados por empresas especialistas em pesquisas são muito importantes para guiar o mercado. Portanto, apresente estudos.

E você já pode começar por esta: de acordo com a AdWeek, ⅓ dos diretores entrevistados acreditam que o marketing digital será responsável pela maioria dos gastos nos próximos anos. Com certeza, o decisor irá levar em consideração dados tão importantes.

2. Apresente cases de sucesso

Mostrar como outra empresa evoluiu utilizando o marketing digital é outra dica para influenciar os tomadores de decisão. Muitas pessoas acham que essa modalidade ainda é somente para empresas de tecnologia, mas isso é um equívoco.

Hoje em dia, já estamos no processo de amadurecimento digital. Por isso, desde segmentos modernos até os tradicionais, como educação e indústria, já estão no on-line. Com certeza, sua empresa não irá querer ficar fora desse ambiente cheio de oportunidades.

3. Crie benchmarking estratégico

Esse é um conjunto de estratégias responsáveis pelo levantamento e análise do grupo de ações criadas pelos concorrentes. Identificar quais fazem sentido para o seu negócio e, caso sim, adotá-las de um jeito que se encaixe na identidade da sua empresa.

Ao fazer um levantamento de outras marcas do mercado, possivelmente, você verá que elas estão inseridas no ambiente digital. Assim, poderá mostrar ao decisor que investir nessa modalidade é acompanhar o mercado.

4. Mostre como o marketing pode ser data-driven

O data-driven se refere às ações orientadas por dados. Isso é muito importante porque, muitas vezes, o gestor toma decisões sem um histórico em mãos. Desse modo, qualquer ação se torna uma grande aposta. O marketing digital acaba com os achismos, uma vez que tudo é mensurado e KPIs podem ser definidas para avaliar o desempenho.

Ainda, o marketing data-driven possibilita algo que, nem sempre, consegue-se no off-line: uma ideia real dos resultados, pois pode-se mensurar os impactos das ações. No artigo Como aplicar o conceito de Data-driven marketing em tech business?, criamos um material bem importante para você saber como adotar esse modelo. Faça a leitura!

5. Apresente as vantagens além das vendas

Claro que toda empresa tem o objetivo de vender, seja um produto ou serviço. Porém, o marketing digital promove vantagens que vão além da conversão. Ele consegue construir a presença digital, criando uma autoridade da sua marca e fazendo com que a empresa tenha mais chances de ser uma referência no seu ramo de atuação. Além disso, por meio dele, sua audiência fica mais qualificada.

Ainda, otimiza o relacionamento com o cliente e ajuda a conquistar a fidelização. Sem mencionar que permite personalizar anúncios e segmentá-los de acordo com o perfil do seu consumidor.

Neste artigo, você pôde conferir como influenciar o tomador de decisão da sua empresa a investir no marketing digital. Aproveite e leia, também? Mercado digital: Como empresas podem se reinventar no pós-pandemia.