Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer instituição de ensino. E, quando nos referimos a essa área, falamos em alunos e pais. Muitas escolas, por exemplo, mantêm seu foco apenas em campanhas de matrículas, esquecendo que é importante, também, reter o aluno que já faz parte do quadro estudantil.

Para fortalecer essa “amizade”, existe o marketing de relacionamento, focado em práticas e ações que visam a preservar a relação entre escola, pais e alunos, por exemplo. E é para falar um pouco mais sobre essa modalidade de marketing que é tão importante, criamos este artigo. Continue a leitura e entenda mais!

Relacionamento com o cliente: entenda como isso ocorre com o marketing

O relacionamento com o cliente é indispensável em qualquer setor do mercado e nas instituições de ensino não é diferente. Atualmente, ele vem sendo desenvolvido por meio de estratégias de comunicação: o marketing de relacionamento. Este, nada mais é, como o nome sugere, um conjunto de ações voltadas à criação e manutenção da parceria com seus atuais e potenciais clientes. Visa a venda, claro, mas o foco maior é na fidelização. Para isso, a instituição oferecerá suporte constante, ajuda, conteúdo, informações e esclarecerá dúvidas que o público possa ter. É uma verdadeira amizade!

E na área de educação, ela vem se desenvolvendo por meio de novas abordagens, com o objetivo de conquistar mais alunos! Entretanto, o foco maior é em torná-los embaixadores da instituição de ensino e, dessa forma, realizar a retenção dos mesmos.

Entretanto, é muito importante ter consciência de que, no setor educacional, o aluno não é o único cliente: sua família também é. Especialmente, em instituições de ensino básico e médio, onde os pais são os decisores.

A importância do marketing de relacionamento

Apesar de estarmos passando por uma transformação digital e a tecnologia estar cada vez mais presente em nossas vidas, a humanização nunca foi tão importante. Assim, mais do que vender, todas as empresas devem focar no relacionamento com o cliente para criar um laço de confiança e, assim, fidelizar o consumidor.

Então, com ações certeiras, é possível desmassificar o sistema de ensino e aprendizagem, além de personalizar e individualizar o contato com os pais e alunos. Com o marketing de relacionamento é possível criar um diálogo constante com o seu público. Igualmente, pode-se obter bons resultados tanto para instituição quanto para os alunos que terão um diálogo melhor com as escolas, por exemplo.

Como pôr em prática o marketing de relacionamento e gerar rematrícula?

Como você viu até aqui, o marketing de relacionamento tem foco em manter uma relação com os alunos das instituições de ensino ━ e com seus pais, no caso das escolas. Porém, um erro que muitas empresas costumam cometer é sair por aí executando ações, sem ter um planejamento estratégico e suas personas bem definidas.

Inclusive, esse ponto é indispensável para que o relacionamento com o cliente seja efetivo: conhecê-lo bem. Para isso, é preciso entender suas dores, seus problemas, saber quais são seus desejos e o que almeja. Identificando o perfil do seu público, será possível executar ações como as 5 que listamos na sequência. Favorite esta aba e confira, sempre que quiser, essas dicas!

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1. Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para criar um relacionamento com o cliente. Desde agendas virtuais, até aplicativos próprios da instituição, por exemplo, podem informar os pais e alunos quanto aos horários das aulas, reuniões, conselhos de classe, entre outros.

2. Aposte no Inbound Marketing

Traduzindo livremente, Inbound Marketing significa “marketing de atração”. E é exatamente o que ele faz: atrai o cliente. Aqui, diferente do modelo tradicional, a instituição não vai até o cliente, mas ele que busca pela empresa que solucionará o seu problema.

Essa é uma excelente estratégia de marketing que, juntamente com a de conteúdo, e sendo bem executada, trará bons resultados para as entidades de ensino. Para saber mais, leia: Por que a Tsuru recomenda a metodologia de Inbound Marketing para o setor de ensino?

3. Use as redes sociais

Um grande erro que algumas instituições de ensino podem cometer ao adotar o marketing de relacionamento é esquecer de trabalhar as redes sociais. Atualmente, elas são indispensáveis para o sucesso de qualquer estratégia. Facebook, Instagram, YouTube e TikTok são grandes canais de comunicação com as personas e, inclusive, estão na palma da mão delas. Essas plataformas são focadas em atrair e manter um relacionamento com os alunos e pais.

4. Não se esqueça do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que traz muito retorno para as instituições de ensino. Porém, é preciso utilizá-los de forma estratégica e, claro, mantê-lo integrado a outros canais. Essa opção de comunicação consegue conversar de modo privado, segmentado e personalizado para cada indivíduo. Ou nunca apareceu, na sua caixa de entrada, uma mensagem que parece que foi feita especialmente para você?

5. Conte com parceiros para realizar ações de marketing

O dia a dia em uma instituição de ensino é bastante corrido e, nem sempre, o profissional designado para cuidar da comunicação consegue dar conta da demanda. Além disso, são tantas estratégias que podem ser adotadas que uma pessoa só não conseguiria executá-las 100%.

Por isso, é fundamental contar com parceiros que o ajudem a criar um plano de marketing de relacionamento, bem como pôr ele em prática. Na hora de pesquisar uma empresa, veja se ela é especialista, principalmente em marketing digital e de relacionamento, como é o caso da Agência Tsuru.

Neste artigo, você viu como o marketing pode manter o relacionamento com o cliente. Essas três ações que citamos são apenas alguns exemplos de como fortalecer a sua relação e, assim, efetuar rematrículas dos seus alunos. Continue de olho em nosso blog para receber mais conteúdos sobre marketing na educação. Aproveite e leia, também, 4 erros que instituições de ensino cometem ao iniciar uma estratégia de marketing digital.