Com a transformação digital, muita coisa mudou. E com a jornada do cliente B2B não poderia ser diferente. Se o seu negócio vende serviços ou produtos para outras empresas, você já sabe que a jornada de compra do seu cliente é muito diferente daquela do público B2C, uma vez que a decisão de compra nem sempre é tomada por quem vai, de fato, utilizar a sua solução.

Se a sua estratégia de Inbound não tem dado resultados, talvez, seja hora de parar, repensar e redesenhar a jornada de compra. Muitas empresas deixam de lado a experiência do cliente e focam apenas na automação de processos e nos investimentos cada vez mais nos setores de marketing e vendas. E, dar tiro sem ter um alvo definido é garantia de gasto de munição à toa, não acha?

Isso ainda é muito comum de se observar em empresas com mais tempo de mercado e que ainda estão bastante ligadas ao modelo tradicional e, se esse é o seu caso, alerta vermelho: se adequar às novas exigências do consumidor, mesmo o B2B, vai muito além de apenas seguir os passos pré-determinados. É preciso estudar e conhecer a fundo o passo a passo que o potencial cliente dá antes de fechar negócio (spoiler: no mercado B2B a jornada costuma ser mais longa, com mais etapas e pontos de contato entre prospect e empresa).

Hoje, vamos conversar melhor sobre a jornada do cliente B2B e tentar ajudar você a desenhar uma muito mais eficiente e que converta muito mais.

Por que mapear a jornada do cliente B2B?

Como falamos acima, não mapear a jornada, não saber onde o seu cliente ideal está no processo de conversão, faz com que muito do investimento aplicado em Inbound Marketing vá pelo ralo. E, quer mais um motivo para desenhar agora mesmo a jornada do seu cliente? Fazer isso pode reduzir em até 40% o investimento em campanhas de marketing. A lógica é simples: quanto mais informações você tem, melhor você direciona a verba.

Quando falamos do mercado B2B, é bom ressaltarmos alguns pontos:

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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

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  • a jornada do cliente nem sempre será linear: um lead “quente”, a qualquer momento pode abandonar a compra, assim como você pode receber um pedido de contato direto de alguém que nem estava no seu radar (o que, aqui entre nós, é bem mais difícil de acontecer!);
  • o lead nem sempre quer falar com você: sabe quando você entra em uma loja apenas para dar a famosa “olhadinha” e logo surge um vendedor de sorriso largo perguntando se pode ajudar? Assim como você só quer se informar, pode ser que o seu prospect também esteja dando só uma “olhadinha”, bem no topo do funil de vendas. Com a quantidade de informação disponível hoje, a jornada do cliente B2B é mais extensa, como citamos acima;
  • cliente B2B também quer experiência positiva: há pouco tempo, acreditava-se que focar na experiência do cliente era exclusividade do mercado B2C, mas hoje, se você não oferecer um boa experiência, a dois cliques de distância pode haver um concorrente que supre essa necessidade.

Com isso em mente, vamos ao que trouxe você a este artigo.

Afinal, como estruturar a jornada do cliente B2B?

Antes de pensar em montar uma jornada de compra, você já definiu o seu ICP (“Perfil de Cliente Ideal”)? Nós sempre falamos sobre a importância de definir o ICP com precisão e até escrevemos um artigo que ajuda você a definir o seu, então, recomendamos a leitura!

Agora, veja o que você deve ter fazer para estruturar uma nova jornada de compras para os seus clientes:

  • encontre os “pontos de contato”: esses são os momentos em que a sua empresa pode entrar em contato direto. A sua jornada pode ter vários deles (chats de atendimento, solicitação de demonstração de produto, etc) e, independentemente do número de pontos, você precisa mapeá-los;
  • entenda o processo de compra dos seus clientes: você pode considerar o negócio praticamente fechado, mas o seu lead, ao repassar tudo para o diretor financeiro, por exemplo, pode receber uma resposta negativa. E assim, tudo volta para o começo, uma vez que você precisa agora focar seus esforços em convencer um novo tomador de decisão (que tem dores e necessidades diferentes do primeiro);

É preciso que você tenha em mente que a jornada do cliente B2B é imprescindível para otimizar os seus esforços em marketing, mas ela não é um modelo fechado e que leva em conta muitas particularidades do seu negócio. O desenho da sua jornada deve ser constantemente atualizado ― se tudo está em constante transformação, com a jornada não seria diferente.

Se você chegou até aqui, pôde perceber que a jornada do cliente B2B é complexa e exige muito estudo, mas a gente garante que, se bem estruturada e aplicada, pode dar resultados incríveis!

Precisa de ajuda para montar a sua? Fale com a equipe da Tsuru que um especialista vai tirar todas as suas dúvidas!