O marketing de conteúdo é tão importante quanto o trabalho realizado pelo SEO. Na verdade, um depende do outro. Não ficou claro? A gente explica.

Antes de qualquer coisa, responda o seguinte: de que vale investir em ações que atraiam pessoas para o seu site (focando no aumento do  número de cliques) se o conteúdo não é bom o suficiente para fazê-lo voltar outras vezes atrás de mais informações ou para realizar uma compra? Nada, certo? Se você é do tipo de profissional que entende que os esforços para manter o site da sua empresa bem posicionado nas buscas do Google são tão necessários quanto os que visam pôr no ar um conteúdo de qualidade, parabéns! Você está no caminho certo.

 B2B ou B2C: qual é a sua direção?

B2B ou B2C?

Uma empresa pode ter como público principal dois tipos bem específicos: o jurídico, isto é, formado por outras empresas, para quem são feitas revendas; ou o consumidor final que, efetivamente, irá usufruir do seu produto ou serviço. Cada um deles deve receber um tratamento especial, uma comunicação adequada, visto que são bem diferentes entre si.

O conteúdo produzido por uma empresa cujo objetivo é atrair outros negócios, outros empresários requer um tom mais formal. Trata-se do marketing B2B (Business to Business ou, em bom português, de empresa para empresa). De um modo geral, é mais adequado ir direto ao ponto, dar destaque ao valor agregado que tais empresas terão ao adquirir o que a sua tem de tão especial. O discurso aqui deve ter como propósito convencer os empresários de que, ao adquirirem algo de sua empresa, estarão em vantagem em relação à concorrência.

A comunicação com o consumidor final (pessoas físicas), por sua vez, requer um apelo mais emocional, uma linguagem mais informal, criativa e que estabeleça com as pessoas um relacionamento estreito, de confiança. Cabe também, obviamente, apresentar vantagens e apresentar qualidades que só os seus produtos ou serviços têm. O B2C, isto é, Business to Consumer, nada mais é do que o tipo de marketing realizado da empresa para o consumidor final.

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Um dos grandes segredos do marketing digital é produzir um conteúdo suficientemente interessante, ou seja, capaz de não apenas atrair público, mas de despertar nele a vontade de voltar ao seu site mais vezes.

Mantenha os seus canais sempre atualizados (redes sociais, blog, etc), invista em ações que façam com que o seu site apareça nos primeiros resultados de busca, mas, antes de tudo, conheça o seu público. Saiba o que ele quer, ofereça os melhores produtos e as melhores soluções e, claro, use a linguagem adequada para conquistá-lo. As pessoas chegam ao seu site através de uma pesquisa simples, mas só permanecem lá se o conteúdo for verdadeiramente bom. 

Saiba mais detalhadamente como e por que o marketing de conteúdo (content marketing) é vital para o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco para ficar por dentro de tudo e aproveite para esclarecer dúvidas.