Todo bom profissional de mídias sociais tem ciência da importância da boa comunicação para atrair e fidelizar o público. Oferecer um produto ou serviço de qualidade é fundamental para o sucesso de um negócio, mas saber como se apresentar nos meios digitais influencia bastante no resultado final.

Ter perfis ou páginas nas principais redes sociais não é o suficiente. É preciso também atualizá-los com frequência, de modo que a abordagem e o relacionamento com o público fluam naturalmente.

Veja abaixo o que pode ajudá-lo a produzir um conteúdo de qualidade:

Faça listas

Quer uma boa alternativa para driblar o bloqueio criativo? Vá reunindo links interessantes para o seu negócio à medida que eles forem aparecendo para você. A Internet é uma fonte incrível. Inesgotável. Uma hora dedicada a pesquisas sobre um determinado assunto é mais do que suficiente para se abastecer de informações úteis para um post, por exemplo. Saiba separar o que realmente vale a pena, de modo que nunca falte conteúdo bom, interessante e enriquecedor a oferecer para o seu público. Ao fazer listas, você se mantém organizado e tem a que recorrer quando o bloqueio, por vezes inevitável, vier.

Foque em conteúdo útil para o seu público

De nada vale alimentar os perfis da sua marca com assuntos que nada têm a ver com o segmento em que atua. Não perca tempo com o que não irá reter pessoas em sua página. Elas precisam de uma boa motivação para compartilhar um conteúdo com os seus contatos. Lembre-se que o público está em sua página porque gosta do que a sua empresa oferece. Foque, portanto, em assuntos relacionados ao seu universo.

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Monitore o que está sendo dito

As redes sociais mostram o que as pessoas têm dito sobre suas experiências com as marcas. Pesquise. Saiba o que elas falam sobre o seu segmento, seus concorrentes e, sobretudo, sobre você. Essa pesquisa – que conta com o suporte de ferramentas como o Hootsuite e o TweetDeck -, irá dar um norte e ajudá-lo a desenvolver um conteúdo mais focado nas necessidades espontaneamente apresentadas pelo público nas redes sociais.

Fique de olho nos eventos

Se no ramo de atuação da sua empresa for comum a realização de eventos, compareça sempre que puder e abasteça-se de novos conhecimentos a fim de apresentar ao seu público. Coberturas em tempo real também são bem-vindas.

Trabalhe com datas comemorativas

Ter à mão um calendário de oportunidades é muito útil porque assim, você consegue se antecipar e pensar com mais calma nas datas comemorativas que não podem passar em branco e que merecem destaque na página ou no perfil da sua marca. Não é difícil achar listas do tipo na Internet, mas certifique-se de que elas estão corretas.

Participe de grupos

Entrar em grupos de discussão é muito bom também. O LinkedIn é a rede ideal para isso. Além da oportunidade de poder expressar um pensamento da empresa ou do setor em que atua, este tipo de participação pode levá-lo a conversas que culminem em novos negócios. Saber se comunicar, como você deve imaginar, é importantíssimo neste processo.

Seja direto e objetivo

Salvas algumas exceções, de um modo geral, posts mais curtos tendem a ser mais eficazes. Não é uma regra, claro, mas sempre que for elaborar um texto, tente ser o mais sucinto possível. Lembre-se que o tempo na Internet é corrido. Além do mais, as pessoas são o tempo todo atraídas por conteúdos que, ao invés de pecarem pelo excesso, investem na objetividade. É aí que a sua criatividade deve ser colocada à prova.

 Adote as dicas acima e entre em contato com a Tsuru para saber o que mais pode ser feito para que a sua marca produza um conteúdo capaz de turbinar ainda mais as ações nas redes sociais.