Todo bom profissional de mídias sociais tem ciência da importância da boa comunicação para atrair e fidelizar o público. Oferecer um produto ou serviço de qualidade é fundamental para o sucesso de um negócio, mas saber como se apresentar nos meios digitais influencia bastante no resultado final.

Ter perfis ou páginas nas principais redes sociais não é o suficiente. É preciso também atualizá-los com frequência, de modo que a abordagem e o relacionamento com o público fluam naturalmente.

Veja abaixo o que pode ajudá-lo a produzir um conteúdo de qualidade:

Faça listas

Quer uma boa alternativa para driblar o bloqueio criativo? Vá reunindo links interessantes para o seu negócio à medida que eles forem aparecendo para você. A Internet é uma fonte incrível. Inesgotável. Uma hora dedicada a pesquisas sobre um determinado assunto é mais do que suficiente para se abastecer de informações úteis para um post, por exemplo. Saiba separar o que realmente vale a pena, de modo que nunca falte conteúdo bom, interessante e enriquecedor a oferecer para o seu público. Ao fazer listas, você se mantém organizado e tem a que recorrer quando o bloqueio, por vezes inevitável, vier.

Foque em conteúdo útil para o seu público

De nada vale alimentar os perfis da sua marca com assuntos que nada têm a ver com o segmento em que atua. Não perca tempo com o que não irá reter pessoas em sua página. Elas precisam de uma boa motivação para compartilhar um conteúdo com os seus contatos. Lembre-se que o público está em sua página porque gosta do que a sua empresa oferece. Foque, portanto, em assuntos relacionados ao seu universo.

[E-book Grátis]

12 estratégias de marketing digital para indústrias

Neste e-book, você vai entender quais caminhos seguir para tornar a sua indústria mais forte e manter-se sempre alguns passos à frente dos seus concorrentes.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Acesse aqui o e-book

Monitore o que está sendo dito

As redes sociais mostram o que as pessoas têm dito sobre suas experiências com as marcas. Pesquise. Saiba o que elas falam sobre o seu segmento, seus concorrentes e, sobretudo, sobre você. Essa pesquisa – que conta com o suporte de ferramentas como o Hootsuite e o TweetDeck -, irá dar um norte e ajudá-lo a desenvolver um conteúdo mais focado nas necessidades espontaneamente apresentadas pelo público nas redes sociais.

Fique de olho nos eventos

Se no ramo de atuação da sua empresa for comum a realização de eventos, compareça sempre que puder e abasteça-se de novos conhecimentos a fim de apresentar ao seu público. Coberturas em tempo real também são bem-vindas.

Trabalhe com datas comemorativas

Ter à mão um calendário de oportunidades é muito útil porque assim, você consegue se antecipar e pensar com mais calma nas datas comemorativas que não podem passar em branco e que merecem destaque na página ou no perfil da sua marca. Não é difícil achar listas do tipo na Internet, mas certifique-se de que elas estão corretas.

Participe de grupos

Entrar em grupos de discussão é muito bom também. O LinkedIn é a rede ideal para isso. Além da oportunidade de poder expressar um pensamento da empresa ou do setor em que atua, este tipo de participação pode levá-lo a conversas que culminem em novos negócios. Saber se comunicar, como você deve imaginar, é importantíssimo neste processo.

Seja direto e objetivo

Salvas algumas exceções, de um modo geral, posts mais curtos tendem a ser mais eficazes. Não é uma regra, claro, mas sempre que for elaborar um texto, tente ser o mais sucinto possível. Lembre-se que o tempo na Internet é corrido. Além do mais, as pessoas são o tempo todo atraídas por conteúdos que, ao invés de pecarem pelo excesso, investem na objetividade. É aí que a sua criatividade deve ser colocada à prova.

 Adote as dicas acima e entre em contato com a Tsuru para saber o que mais pode ser feito para que a sua marca produza um conteúdo capaz de turbinar ainda mais as ações nas redes sociais.