Em um mundo cada vez mais digital, captar clientes pela Internet está longe de ser um artigo de luxo; é uma necessidade. Uma ferramenta se destaca neste cenário, uma vez que a sua eficácia, quando bem aplicada, faz com que as atenções se voltem para um negócio. É o e-mail marketing, que consiste em enviar e-mail para um público-alvo segmentado a fim de transformar leads em clientes.

O advento de redes sociais, como o Facebook, por exemplo, estreitou as relações, mas não pôs fim ao hábito de acessar uma conta de e-mail no dia a dia. Estima-se, inclusive, que um único usuário acesse o seu correio eletrônico pelo menos 6 vezes por dia, o que mostra a força da ferramenta e a oportunidade que ela representa para que estratégias de marketing que visam potencializar ações de empresas possam ser aplicadas. No caso de clínicas, no que diz respeito à captação de pacientes, ela é um poderoso braço direito.

Seria o e-mail marketing um tipo de SPAM?

Não mesmo. Engana-se quem confunde uma coisa com a outra. Enquanto o e-mail marketing concentra o seu disparo de informações a um público selecionado, isto é, que previamente autorizou, – que solicitou, sobretudo – o envio de mais dados acerca de um assunto de seu interesse, o SPAM é um disparo aleatório, inconveniente, insistente, não focado em um público específico.

De que modo as pessoas autorizam o recebimento das mensagens?

Vejamos o caso de uma clínica, por exemplo. Após acessar o blog da sua empresa e gostar do seu conteúdo, uma pessoa tem a opção de receber mais informações via outro canal. É aí que entra em cena o e-mail marketing. Outra forma de intensificar a fidelização e fazer com que o visitante espontaneamente tope continuar recebendo mais conteúdo se dá através de e-books, uma vez que ao fazer o download deste material, ele tem a opção de fornecer seus dados para continuar recebendo atualizações sobre o assunto que é de seu interesse. Está aí a oportunidade de a sua clínica iniciar e manter um diálogo com um público potencial, que só precisa de um empurrãozinho para se tornar um paciente.

Vantagens do e-mail marketing

Uma das principais vantagens da ferramenta é o seu custo reduzido. Aliado a isso, está o fato de ela mirar em cada tipo de público e fazer o disparo de e-mails atendendo às necessidades de cada grupo, a fim de atender aos interesses de cada um. Deste modo, a mensagem enviada tem mais chances de atender às expectativas de quem a solicitou, o que encurta o caminho rumo à conversão, isto é, à transformação de leads em clientes.

Para um lead se transformar em cliente, você deve enviar conteúdos complementares que são de seu interesse, que ajudem esse lead a entender o problema pelo qual está passando, quais são as opções de tratamento, entre outros. Esses contatos, ávidos por mais informações, esperam receber constantemente conteúdo de muita qualidade. A isso chamamos de nutrição de leads, uma vez que se refere ao empenho em manter esse público sempre abastecido de tudo o que se refere à sua clínica, o que faz com que ele se aproxime cada vez mais de seu negócio, tornando-se um lead qualificado.

Que tipo de conteúdo compartilhar?

Isso varia de uma clínica para outra, mas é óbvio dizer que assuntos relacionados à área médica, à área de saúde são fundamentais para manter a atenção dessas pessoas. Que tal compartilhar informações sobre tratamentos? Você pode também dar dicas de alimentação saudável, desvendar mitos da área de saúde, falar sobre a importância de visitas regulares ao médico, enfim, cabe a você despertar a curiosidade dessas pessoas, de modo que elas se interessem pelo conteúdo produzido e esperem receber cada vez mais e-mails em suas caixas de mensagens. Assim, a marcação de uma consulta em sua clínica física tende a ser uma positiva consequência.  

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

É preciso estimular o relacionamento para que o público sinta-se motivado a se tornar um paciente da sua clínica. Investir em e-mail marketing só vai aproximá-lo desse objetivo e fazer com que a sua empresa seja uma referência, uma vez que fala com propriedade sobre assuntos ligados à saúde e por estar sempre disposta a enviar enriquecedoras atualizações ao seu potencial público.

É preciso estimular o relacionamento para que o público sinta-se motivado a se tornar um paciente da sua clínica.

Como conquistar uma boa lista de e-mails?

Antes de qualquer coisa, sequer pense na possibilidade de comprar uma lista. O volume de contatos é inversamente proporcional ao resultado que esse tipo de ação gera. Não vale a pena.

Além de produzir conteúdo relevante, que fará com que as pessoas espontaneamente deixem seus contatos, conforme falamos mais acima, você também pode recorrer a Landing Pages (clique aqui para entender do que se trata) e ter um campo no seu site ou blog para oferecer newsletter.

Boa prática: comunicação personalizada

Que tal chamar cada lead pelo nome? Que tal também gerar um conteúdo com uma linguagem mais informal, mais amigável e se desprender um pouco do tom corporativo, que é demasiadamente sisudo? Quanto mais próximo do seu público estiver, melhor para a sua clínica.

Faça a mensuração de resultados

Outra boa e muito eficaz prática é a mensuração, que pode ser tanto sobre a taxa de abertura, quanto sobre os links clicados. Tenha o controle disso tudo para estar ciente do tipo de conteúdo que mais gera acessos ao seu site e para continuar oferecendo ao seu público o melhor em termos de informações sobre a sua clínica. Deste modo, você aumenta as chances de fazer dessas pessoas seus pacientes. É ou não é um ótimo negócio?

Investir em e-mail marketing é uma solução muito prática e muito vantajosa para clínicas que querem espalhar conhecimento e, com isso, captar mais pacientes. Quer saber mais a respeito? Fale conosco!