Você já ouviu falar em blacklist? Trata-se de uma lista que reúne e-mails identificados como SPAM. Empresas que enviam e-mail marketing devem estar muito atentas a isso. Inicialmente, lembramos que é fundamental adotar boas práticas a fim de deixar bem longe o fantasma do conteúdo desagradável para a base de contatos. Agora, antes de nos aprofundarmos um pouco mais neste assunto, sugerimos a leitura do texto E-mail Marketing x SPAM: entenda a diferença.

O que faz com que um e-mail seja classificado como SPAM?

Diversos fatores. Entre eles, o envio aleatório de conteúdo, isto é, sem filtro que identifique quem, de fato, está interessado em receber esse material; base de contatos com muitos e-mails inválidos (basta que 10% sejam dessa natureza para serem classificados como tal); compra de lista de e-mails de um fornecedor desconhecido; e o frequente envio de conteúdo em que é completamente ignorado o retorno inexpressivo que a marca obteve em ações anteriores. Essas são algumas das práticas que mais fazem com que o seu negócio corra o risco de se queimar no mercado e ser tachado como SPAM.

O monitoramento é indispensável

Não abra mão do controle constante da sua lista de contatos. Alimente o relacionamento com quem interage, mas lembre-se de excluir aqueles que ignoram a ação de sua marca. Não, não pense que ao mantê-los lá você irá conquistá-los pela insistência. O tiro pode sair pela culatra e seus e-mails, fatalmente, cairão na temida blacklist.

Não subestime os sistemas antispam

Não pense que é capaz de driblar esses sistemas antispam, que estão cada vez mais inteligentes e intolerantes com quem insiste em disparar e-mails sem critérios definidos. O segredo é jogar o jogo deles, isto é, respeitar as suas regras a fim de evitar que a marca entre para uma lista que só a enfraquecerá. Ao invés de considerar isso um empecilho para um alcance maior do seu negócio, pense que essas exigências vêm para o bem de sua empresa. Graças a elas, a sua marca irá dialogar apenas com quem realmente importa e isso, muito provavelmente, irá ajudar a aumentar a sua receita. Pare e pense: de que vale perder tempo apresentando as suas campanhas e falando com quem não está nem aí para as vantagens do seu negócio? Converse com quem está interessado em ouvi-lo. Caso contrário, você só irá perder tempo com uma prática fadada ao fracasso.

Bom gerenciamento, filtro de contatos, uso de ferramentas confiáveis e envio planejado de e-mails. Em suma, é isso o que você tem de levar em consideração para não ser assombrado pelo fantasma do SPAM. Entre em contato conosco para falarmos mais detalhadamente sobre práticas ruins no envio de e-mail marketing, de modo que o seu negócio fique bem longe delas.