Falar dos hábitos de consumo do brasileiro é falar, principalmente, da classe C, a mais expressiva e a mais atuante economicamente do País. Quando levamos a conversa para assuntos relacionados aos hábitos de compra na Era Digital, isso fica ainda mais evidente. O poder está nas mãos dessa parcela da sociedade. As pessoas que dela fazem parte são as que mais ajudam a traçar o perfil do consumidor brasileiro.

O Google, em parceria com o Instituto Data Popular, lançou um estudo chamado “Classe C, de Conectados”, que apresenta muito bem esse consumidor. Quem mais sai ganhando com esse estudo? As empresas, afinal de contas, esse mapeamento contribui muito para que elas conheçam mais os hábitos e os interesses desse público e possam, a partir disso, criar ações voltadas exclusivamente para ele.

E o que se sabe sobre a classe C ?

Além de, como dissemos acima, ser a principal responsável por movimentar a nossa economia, a classe C é formada por 48,3 milhões de brasileiros usuários de internet. Um número que, obviamente, não deve ser desprezado. Só para você ter uma ideia do que isso significa, só a classe C brasileira é, hoje, maior do que toda a população do Canadá.

Quando falamos sobre consumo digital no Brasil, estamos, principalmente, analisando os hábitos desse grupo, no dia a dia, e procurando antever algum novo comportamento .

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Consumo via smartphone

Sim, o acesso à internet via smartphone também faz parte da rotina da classe C. As compras através desses dispositivos, naturalmente, também vêm crescendo, o que sugere, deste modo, que as empresas devem apostar cada vez mais no mobile para atingir esse público que movimenta algo próximo dos 500 bilhões de reais por ano.

Para se ter uma ideia da força do smartphone, principalmente quando comparado às outras possibilidades de se conectar à internet (desktop, tablet, laptop), eles representam 78% do total de dispositivos mais usados para ter esse tipo de acesso. A incomparável mobilidade e os planos de telefonia móvel mais acessíveis, por exemplo, são dois dos fatores que contribuíram muito para que a classe C pudesse se tornar o que é hoje no que diz respeito ao consumo digital. O mais expressivo grupo social e de maior representatividade econômica do País encontrou no comércio eletrônico e nas facilidades proporcionadas por esses aparelhos o casamento perfeito. Dito isso, vale lembrar quão importante o design responsivo é para um negócio que visa atingir esse público constantemente conectado e ávido por consumo.

Como a sua empresa se insere nesse mercado cada vez mais digital? E como ela se comunica com essa classe tão interessada em realizar compras pela internet? Entre em contato conosco para que possamos falar mais peculiaridades desse público, de modo que a sua empresa estabeleça um contato com ele e fature muito com isso.

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