Quem está sempre ligado nas nossas publicações, sabe que Inbound Marketing é um tema recorrente aqui, no nosso blog. Quem nos acompanha sabe também por que damos tanto destaque a este conceito de marketing. Já falamos, por exemplo, por que o Inbound é importante em tempo de crise e apresentamos as suas 4 etapas. Hoje, diremos por que vale a pena apostar em estratégias do gênero. Vamos nessa? Boa leitura!

As estratégias de Inbound Marketing são ótimas para empresas de qualquer porte, mas é importante destacar que, para as pequenas e médias, as vantagens ficam ainda mais evidentes, uma vez que o pouco recurso que elas têm para investir em ações que ajudem a divulgá-las encontram no Inbound uma maneira prática, econômica e verdadeiramente vantajosa de levar as marcas a quem mais interessa, isto é, ao público mais inclinado a, de fato, consumir seus produtos ou serviços.

Atrair, converter, fechar e encantar 

As 4 etapas do Inbound Marketing ajudam a filtrar o público-alvo bem como a mantê-lo fiel à marca. As estratégias consistem em ter um relacionamento mais intenso e constante com quem, em algum momento, recorreu à internet para obter informações sobre o produto ou serviço de determinada marca. O Inbound entra em cena justamente aí. Ao menor sinal de que há alguma curiosidade, surge, então, uma oportunidade de iniciar um diálogo com essas pessoas. Vale dizer também que  tal contato não acontece de forma invasiva, uma vez que vai atrás apenas daqueles cujas buscas online sugerem algum interesse.

As 4 etapas do Inbound Marketing ajudam a filtrar o público-alvo bem como a mantê-lo fiel à marca.

Conteúdo relevante e preciso

Uma vez que essas pessoas foram identificadas e o que mais chamou a atenção delas, em seu site, também foi identificado, é hora de dar mais um importante passo: levar um conteúdo qualificado que as convença a voltar ao site para realizar uma compra. De que maneira fazer isso? Recorrer a ferramentas digitais que ajudem a levar o conteúdo da sua marca a esse público ou que sirvam de atalho até ela: blog, redes sociais e SEO.

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É preciso agregar valor ao conteúdo, de modo que seja preservado nessas pessoas o interesse pela sua marca. Uma maneira muito eficaz de fazer isso é explorando os call to action. Se por si só eles trazem bons resultados, com um público mais qualificado a resposta tende a ser muito mais positiva.

Preencheu o formulário, baixou o e-book, finalizou a compra… trabalho encerrado?

NÃO! Esta é uma das principais diferenças do Inbound Marketing em relação às estratégias de marketing tradicionais. O fato de as pessoas terem realizado uma ação esperada não significa que a marca deva dar por encerrado o seu trabalho. A fidelização acontece justamente devido a esse trabalho seguinte voltado para preservar e encantar esse público, de modo que as pessoas queiram, no futuro, viver novas experiências com quem se preocupou em levar um conteúdo de qualidade.

Uma pessoa baixou o ebook da sua empresa? Ótimo! Que tal, então, sugerir uma leitura complementar a fim de trazê-la ainda mais para perto do seu negócio? Isso é Inbound Marketing.

Vamos falar mais sobre isso? Entre em contato conosco!