A sua equipe de marketing elaborou as postagens das mídias sociais, otimizou as campanhas de Facebook Ads para iOS14 e também deu atenção à mídia orgânica. No fim do mês, os resultados são inexpressivos e o ROI quase nulo. Ao revisar, aparentemente, está tudo certo. Mas um olhar mais atento pode mostrar que a falta de um planejamento estratégico consistente seja o responsável por isso. Na ânsia de começar a rodar os posts e ter logo as primeiras conversões, muitos “pulam” essa etapa imprescindível para qualquer ação de marketing digital.

Entretanto, a boa notícia é que dá para reverter esse quadro. Porém, não vamos mentir dizendo que realizar um planejamento estratégico de marketing digital é fácil! Porém, mostraremos o caminho que deve ser seguido e o que você não pode deixar de considerar na hora de montar o seu. Continue lendo este artigo e entenda melhor sobre essa fase crucial para o sucesso do seu posicionamento virtual.

Planejamento estratégico: por que esse deve ser o primeiro passo do seu marketing digital

No planejamento estratégico constarão todas as informações que guiarão as ações de marketing digital. Mais do “o que” e “onde” postar, traz dados imprescindíveis para que a comunicação com o público seja eficaz. O tom de voz que deve ser utilizado, detalhamento da buyer persona (que é bem mais completo que o perfil do público-alvo, comumente utilizado no marketing tradicional), objetivos, ferramentas que serão utilizadas e, também, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que medirão o desempenho.

Um dos problemas mais visíveis e imediatos da falta de um bom planejamento estratégico é que os gastos com marketing ficam cada vez maiores. Isso porque, sem um budget previamente determinado, perde-se o controle do quanto é aceitável investir. E, também, como as ações não surtem os efeitos esperados, é comum ver quem aplique ainda mais dinheiro nas mídias pagas a fim de conquistar relevância. Para quem atua em setores como o industrial, onde o saving é palavra de ordem, esse é um cenário que deve ser evitado a todo custo.

Esse pode ser o motivo pelo qual muitos gestores acabam desacreditados acerca dos benefícios do marketing digital. Frente às pressões por resultados, investimentos e nada muito concreto para apresentar nos relatórios, acabam abandonando o virtual. E, com ele, todas as oportunidades de negócio que esses canais levariam para o time comercial.

Certo, mas e como, então, reverter esse quadro ou evitar que isso aconteça? No próximo tópico, mostraremos alguns erros que você deve evitar na hora de começar o seu planejamento estratégico de marketing digital. Acompanhe!

4 erros mais comuns que comprometem o seu planejamento estratégico

Agora que você viu como a falta de um planejamento estratégico coloca todo o seu digital em risco, está na hora de saber o que não fazer ao elaborar o seu. Os erros que trouxemos abaixo podem ser tão comprometedores quanto não ter um plano a seguir. Por isso, leia com atenção para evitá-los no seu marketing digital.

1. Imediatismo

Esse é o mais comum e nocivo dos erros que você pode cometer. O marketing digital está, sim, cheio de oportunidades, mas é preciso tempo para que elas se mostrem. Então, estabelecer metas realistas é um bom começo. Aliás, a definição dos objetivos tem tudo a ver com este tópico.

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2. Tom de voz genérico

O estudo da persona que você quer atingir é essencial. Lembra que comentamos que ela é mais completa que o perfil de público-alvo? Essa maior complexidade serve, justamente, para que o conteúdo gerado tenha uma linguagem única, que o aproxime desse prospect.

3. Ignorar o cronograma de postagens

Se o marketing está a cargo de um time interno, é bem possível que, em algum momento, uma postagem perca o prazo de publicação. Isso porque, em meio a todas as outras tarefas, o cronograma pode acabar sendo deixado de lado. Mas, acredite, um post não é apenas um post quando está ancorado em uma estratégia coerente. Portanto, é necessário determinar no planejamento estratégico qual a frequência de postagens e mantê-la.

4. Não determinar métricas

Uma das maiores vantagens do marketing digital são os dados angariados pelas ações. Com eles dá para conhecer melhor o público, saber em qual etapa do funil de vendas ele se encontra, o que está dando certo e o que pode ser aprimorado. Porém, sem definir parâmetros de desempenho, tantas informações perdem o valor.

Bom, se você leu até aqui, já percebeu que um planejamento estratégico, além de imprescindível, deve ser feito com atenção e cuidado. São muitos os pontos que precisam ser levantados e alinhados para que o marketing digital da sua indústria gere os resultados esperados. Por outro lado, vencida essa etapa, o desenvolvimento das ações se torna mais simples, uma vez que todos os envolvidos entendem os objetivos.

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